Como o surf pode se tornar um esporte mais popular no Brasil?
O surf vive um momento de ouro no Brasil. Desde que se tornou esporte olímpico, em 2021, o surf se popularizou bastante em nosso país, graças ao ótimo desempenho de atletas como Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e Silvana Lima.
04/Fev/2024 -Com o momentum inicial nas Olimpíadas de Tóquio, o surf seguiu em alta com outros desempenhos positivos. Recentemente, Yago Dora chegou ao topo do surf mundial e manteve esse momento de hype e empolgação.
Mas como o surf pode tirar proveito dessa onda e cavar um lugar entre os esportes mais populares do país? Nós temos algumas ideias a seguir!
Explorar maneiras inteligentes de transmitir o esporte
O surf, como esporte, só pode crescer com dois requisitos: as pessoas assistem aos eventos é o primeiro. O segundo é praticar o surf. Há, no entanto, uma conexão causal: quanto mais o público assiste, mais praticam.
Por isso, é vital pensar em formas inteligentes de transmitir o esporte. Isso não significa, no entanto, usar a TV aberta. Pode ser mais interessante formular estratégias de transmissão online. Pelo menos, é tendência que até gigantes do audiovisual estão seguindo.
Portanto, faz sentido que organizações, federações e até mesmo atletas invistam em uma estrutura digital para transmitir eventos, fazer cortes de provas e ajudar a popularizar o surf nas redes, onde há maior potencial de crescimento.
Criar produtos ao redor do surf e seus atletas
Todo esporte precisa de investimento para crescer. Por isso, é importante pensar em formas de monetizar o surf para gerar esses recursos.
A melhor ideia para isso é criar produtos de todos os tipos envolvendo o surf, seus principais atletas e eventos. Por exemplo, muitos esportes investem na criação de jogos digitais. O futebol tem simuladores e games arcades, assim como o basquete, a Fórmula 1 e tantos outros. Por que o surf não pode ter?
E podemos ir além. Hoje em dia, existem muitos títulos com temática esportiva em plataformas de jogos de apostas. Por exemplo, o Penalty Shoot-out, criado pela Evoplay, simula a experiência de chutar um pênalti no futebol, embora seja um slot. Outro bom exemplo é o Futebol Fever, da PG Soft, que usa elementos como chuteiras e bolas no seu caça-níquel.
Um jogo parecido, licenciado de forma oficial, poderia fazer sucesso e ajudar a levantar recursos para investir no esporte.
Explicar para as pessoas o “drama” do surf
Todo esporte possui “drama”, ou seja, o conflito por trás da partida ou disputa. Quem vai ganhar? Quem vai perder? Qual a história que será contada?
Para os aficionados, talvez o mais importante seja a técnica da disputa. Para o público mais “comum”, no entanto, o foco é sempre no drama. Por isso, é importante explicar para as pessoas onde está o conflito de cada evento para gerar engajamento, atenção e expectativas.
Assim, é mais fácil de gerar um público que vai querer ver os eventos, acompanhar as notícias e se engajar com as provas.
Essas são apenas algumas das estratégias que podem ajudar o surf a, literalmente, pegar essa onda de popularidade que começou com as Olimpíadas de 2021. Este é um momento de ouro para o esporte crescer, se soubermos como aproveitar.