Circuito Surf Ladies 2019 começa com tudo
Muita adrenalina e emoção marcaram a 1ª Etapa do Circuito Surf Ladies 2019 – Etapa Luzimara Souza
28/Mai/2019 - George Noronha - Fortaleza - Ceará - BrasilA primeira parada do Circuito Surf Ladies-Etapa Luzimara Souza, foi marcada por muita adrenalina, choro, emoção e festa no histórico evento que inaugurou o inédito Circuito Feminino de Surf de Fortaleza.
Em um fim de semana de disputas eletrizantes, 18 e 19 de maio, as principais atletas cearenses das modalidades surf e bodyboarding disputaram os títulos das nove categorias do circuito nas modalidades Surf e Bodyboarding, nas boas ondas da Praia da Leste-Oeste, para definir os nomes das líderes do recém criado certame.
Entre as competidoras da categoria Surf Ladies Open, uma das mais disputadas de toda competição, a grande campeã foi a talentosa Ariane Gomes, com Ster Cavalcante na segunda colocação, Iris Sousa em terceiro lugar e Yasmim Silva na quarta colocação. Com o resultado Ariane assume a liderança do circuito e parte na frente da corrida pelo cobiçado título de primeira campeã do Circuito Feminino de Surf de Fortaleza.
Na categoria Surf Ladies Master a grande campeã foi a veterana Raphaela Bahia, com Alessandra Tabanela em segundo lugar, Renata Bittencourt na terceira colocação e Karliane completando o pódio na quarta colocação.
Entre as competidoras da Surf Ladies Avançadas quem se deu melhor foi Clara Bindá, com Ana Maria, Joana Meireles e Hêmelly Praxedes na segunda, Terceira e quarta colocações, respectivamente.
Na Surf Ladies Intermediárias, categoria nível escolinha em que a Lady entrava com seu professor para ser auxiliada, mas NÃO podia ser empurrada, a grande campeã foi Mykaely, seguida por Isabella Passos na segunda colocação, Sara Sales em terceiro lugar e Patrícia Setúbal na quarta colocação.
Na categoria Surf Ladies Iniciantes, de nível escolinha onde a Lady podia entrar com o professor e ser empurrada por ele, quem subiu no lugar mais alto do pódio foi a destemida Sarinha, trazendo consigo Juliana Oliveira em segundo, Luana Diniz em terceiro e Mariana Cavalcante em quarto lugar.
Apesar das disputas eletrizantes, nenhuma categoria superou a empolgação das fofuras da Mini Surf Ladies (Sub 12), que arrancaram aplausos e mobilizaram torcidas dignas de uma disputa profissional. Melhor para a pequena promessa do surf feminino cearense Rilary Silva, com Isabella Passos, Mabelly e Anaelya Lima na segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente.
Na modalidade Bodyboarding, categoria Pro/Am a grande campeã foi a atleta Ana Lyvia, que mostrou estar em ótima forma para superar alguns dos principais nomes do bodyboarding cearense, Renata Úrsula, Patrícia Setúbal e Jamile Carvalho, respectivamente, segunda, terceira e quarta colocadas.
Na Bodyboarding Open a grande campeã foi Grazi Monteiro, com Edna Barros em segundo, Rafa Frota em terceiro e Paulinha em quarto lugar.
Já a categoria Casadinha, uma das grandes novidades do circuito que combina duplas nas modalidades Surf e Bodyboarding, a dupla campeã foi Clara Bindá e Ana Lyvia, com Alessandra Tabanela e Rebecca Fontenele na segunda colocação, Nayane Karolleen e Ana Maria na terceira colocação e Nayana Rocha e Suyane Melo na quarta colocação.
Notoriamente, o evento se destacou dentro do cenário das competições locais por contemplar as mais diversas categorias de surf feminino, desde a Mini Surf Ladies, com crianças de até 12 anos, passando pela categoria Open e ainda unindo a modalidade bodyboarding, que foi dividida em duas categorias, Pro/Am, para as profissionais e Open, para as melhores amadoras.
Dida Lopes, empresário criador da marca de surf masculina Cilindro, que apoiou o evento produzindo uma coleção feminina exclusiva para a premiação do campeonato, ao final do evento fez questão de dizer a todos a sua impressão de tudo que viu:
"Eu surfo há muito tempo e em toda a minha vida de surfista eu nunca tinha presenciado um campeonato com tamanho engajamento e comprometimento. Sou admirador de competições de surf e tenho hábito de virar noites assistindo as baterias do Circuito Mundial. Mas, tudo que vi, além de inédito, foi uma experiência inesquecível e confesso que fiquei até com inveja! A energia das participantes e a organização eram tamanhas que eu queria estar ali no lugar delas, competindo e sentindo aquela vibração. Foi um grande prazer fazer parte desse projeto, mesmo que apenas apoiando e assistindo de fora”, declarou o empresário.
"Quando minha namorada falou que a bateria dela era às 6h15 da manhã, duvidei. Já participei de campeonato que minha bateria estava marcada para as 7h da manhã no cronograma e só começou após 10h. Em 6 anos de surf e competições eu nunca havia visto um campeonato começar nesse horário e cumprir o cronograma. Eu fiquei impressionado!" Falou Felipe, surfista local da Praia Formosa.
Como deu pra ver nos depoimentos, a organização do evento, juntamente com o espírito de equipe das competidoras, foram os pontos altos da etapa de abertura do Circuito Feminino de Surf de Fortaleza. A repercussão positiva foi tão boa que acabou gerando até pedidos para a realização de campeonatos masculinos também:
“Isso é incrível! É a maior recompensa que um organizador de evento pode conquistar, que seu trabalho seja reconhecido e tome proporções inesperadas! Todas as dificuldades para conseguir apoios, as decepções com quem não acredita no potencial do surf feminino e o preconceito quanto à locação escolhida, as dúvidas e incertezas... tudo isso só nos fortalecia e nos fazia acreditar que estávamos no caminho certo. Foi lindo ver as competidoras apoiando-se, se incentivando e vibrando na beirinha da praia por cada onda dropada. Independente da vitória, lágrimas de felicidade, emoção e superação banharam a Leste-Oeste e conquistaram a admiração de todos que prestigiaram esse projeto”, declarou Joana Meireles, uma das organizadoras.
E assim, o Circuito Surf Ladies cumpriu o papel a que se propôs: o de elevar e fortalecer o surf feminino cearense e de plantar uma semente que promete crescer e gerar muitos frutos. O Circuito está apenas começando. Muitas coisas ainda precisam ser corrigidas, mas a vibe positiva dessa mulherada, essa continuará a ser a verdadeira argamassa que une e motiva essas guerreiras a conquistar o verdadeiro reconhecimento que merece a mulher surfista e bodyboarder cearense e brasileira.
A 1ª Etapa do Circuito Surf Ladies 2019 – Etapa Luzimara Souza contou com o Patrocínio de Prefeitura de Fortaleza, Rede Cuca, Greenish, Surf Elements, loja Mantenha, Blitz Açaí, Devassa, Sprite, Itim Silva Surf School, Head Tattoo e Rima Rica.
Apoios: Krugans Wetsuits, Foca Off, Flora Surfboards, Federação de Surf do Ceará, Surf Brasil Wear, Mappa Mundi Fortaleza, Prosurfer Surfhouse, Sunset Jeri Residence, ReservaFor, Flora Minha, Cilindro sempre surf, Hotel Califórnia Paracuru, Pousada Brisa do Cumbuco, Hotel O Alemão, Pousada 360, Fit da Peste, Highscore shop, Noflat Customs, Flutuar, Bossa On the Wall, Ayo Fitness Club, D'cofibras, Aldeia Surf Escola, Hey Joe, Instituto Pilates, Makê, WF Escola de Surf, Eolic, Neutrox, Uma Oficina em Arte, Pena e Guarderia Surf Life.
Realização: Surf Ladies.
Por George Noronha
RESULTADOS
Surf Ladies Open
1ª Ariane Gomes
2ª Ster Cavalcante
3ª Iris Sousa
4ª Yasmim Silva
Surf Ladies Master
1ª Raphaela Bahia
2ª Alessandra Tabe
3ª Renata Bittencourt
4ª Karliane
Surf Ladies Avançadas
1ª Clara Bindá
2ª Ana Maria
3ª Joana Meireles
4ª Hemilly Praxedes
Surf Ladies Intermediárias
1ª Mykaely
2ª Isabella Passos
3ª Sara Sales
4ª Patrícia Setúbal
Surf Ladies Iniciantes
1ª Sarinha
2ª Juliana Oliveira
3ª Luana Diniz
4ª Mariana Cavalcante
Mini Surf Ladies (Sub 12)
1ª Rilary Silva
2ª Isabella Passos
3ª Mabelly
4ª Anaelya Lima
Bodyboarding Pro/Am
1ª Ana Lyvia
2ª Renata Úrsula
3ª Patrícia Setúbal
4ª Jamile Carvalho
Bodyboarding Open
1ª Grazi Monteiro
2ª Edna Barros
3ª Rafa Frota
4ª Paulinha
Casadinha – Duplas Surf e Bodyboarding
1ª Clara Bindá e Ana Lyvia
2ª Alessandra Tabanela e Rebecca Fontenele
3ª Nayane Karolleen e Ana Maria
4ª Nayana Rocha e Suyane Melo