Circuito Regional de Bodyboarding UBCS Pro
Francirley Ferreira vence no Profissional e Ailton Neto, inspirado em Thiago Corrêa, arranca 10 unânime na final em Atafona
29/Ago/2012 - Malik Lázaro - São João da Barra - Rio de Janeiro - BrasilEmoção!! Essa é palavra que marcou a 3ª Etapa do Circuito Regional de Bodyboarding UBCS Pro. Baterias sendo viradas nos últimos instantes, manobras de tirar o fôlego e até uma nota 10 unânime na final marcaram a etapa. O circuito mais sólido do Brasil distribuiu mais de 12 mil reais em premiação, sendo 6 mil em espécie para os profissionais.
O evento teve o local trocado de última hora de Grussaí para Atafona, no pico da caixa d’água, devido as ótimas condições. Altas ondas para os dois lados e os melhores atletas do Rio de Janeiro e Espírito Santo mandando ver dentro d’água. As disputas foram quentes em todas as categorias, ainda no sábado, a emoção tomou conta do evento devido as viradas sensacionais que aconteciam nos últimos segundos de bateria. Assim foi com Lucio Santana, que em sua bateria da segunda fase na categoria Open conseguiu uma nota salvadora, 2 centésimos acima do que precisava e assegurou a vaga na semifinal.
No domingo o dia começou quente com as baterias da segunda fase Pro Masculino. Logo na primeira bateria o carioca Francirley Ferreira, que tinha a melhor nota do evento, confirmou a boa fase e se classificou para a semifinal com o capixaba Lucas Nogueira, sempre constante em todas as baterias que disputou. Na segunda bateria o talento da região o campista Bruno Invyk acabou eliminado e passando o capixaba Leo Costa e o campista Dionatan Barroso. Juntaram-se a eles o riostrense Israel Eduardo e o Capixaba Luiz Cezar, classificados na 3ª bateria.
Na semifinal Luiz Cezar conseguiu desbancar o carioca Francirley Ferreira e em uma direta fabulosa decolou num super aéreo e marcou o que seria até então a melhor nota do evento, classificando-se junto com Francirley para a grande final. Na outra semifinal Lucas Nogueira se distanciou na frente deixando a briga pela segunda vaga da final entre Leo Costa e Israel Eduardo. Israel assumiu o 2º posto deixando Leo Costa na 3ª colocação.
Na final, o título foi super disputado do inicio ao fim. O capixaba Luiz Cesar não acertou as mesmas ondas da semifinal e terminou na 4ª colocação, Israel Eduardo ficou em 3º, surfando apenas o suficiente em todo o evento. Lucas Nogueira veio se destacando em suas baterias e na final deu muito trabalho para Francirley Ferreira, que segundo seus adversários estava com a “macaca” e faturou o evento deixando Lucas no 2º lugar.
Logo após a final profissional foi a vez dos amadores entrarem na água. A primeira final foi a da categoria Open e o nível técnico se manteve alto. Logo no inicio Ailton Neto, do Farol de São Thomé, surpreendeu a todos e depois de muita velocidade decolou em um 360 invertido aéreo para direita, levantou o público e o quadro técnico que não teve outra saída a não ser marcar “NOTA 10” para o garoto. Netinho, como é chamado, não deu chances a seus adversários, marcou um 5,5 na segunda nota e ainda errou um ARS pesado, que certamente lhe renderia uma nota próxima dos 8 pontos. Seus adversários ficaram todos em combinação até o final da bateria. O 2º colocado foi Wellington Alves, no terceiro posto ficou Jonas Silva e em 4º lugar Lucio Santanaes. Fato curioso e que emocionou a todos foi revelado no final. Ailton usou a prancha do falecido Thiago Corrêa, ídolo local, único atleta que realizava aquela manobra no pico, Ailton revelou que sentiu a energia do Thiago e entrou na onda determinado a realizar aquela manobra, não pensou duas vezes, foi lá e fez. “Eu entrei na água pensando nele, com a prancha dele... ele surfava pra direita e então a melhor nota tinha que ser uma direita e foi em homenagem a ele” Finalizou Ailton Neto.
Nas categorias de base os destaques foram o carioca Matheus Bastos e o capixaba Marcyus Thompson, ambos surfando muito bem em todo o evento. Na final sub 16 o atleta Rogério Norbim, de Gurapari, não manteve as mesmas médias das fases anteriores e terminou em 4º lugar e em 3º ficou o sanjoanense Gabriel Vinicius. A categoria foi vencida pelo capixaba Marcyus Thompson com 11,84 de somatório deixando o carioca Matheus Bastos com a segunda colocação.
Já na final sub 15 foi a vez de Matheus dar o troco. Logo na segunda onda o carioca marcou 8,33, contra 6,5 de Marcyus. Gabriel Vinicius, em sua segunda final, e Filipe Souza também tentaram frear Matheus. Mas não teve jeito, o carioca venceu a sub 15 e deixou o capixaba Marcyus Thompson em segundo lugar, na terceira colocação ficou Gabriel Vinicius mais uma vez, e em 4º lugar Filipe Souza.
O Circuito Regional UBCS se despede de São João da Barra com chave de ouro,e a próxima etapa do circuito está marcada para os dias 29 e 30 de setembro na praia do Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes. O evento teve apoio das marcas Trammer, Genesis Bodyboards, Slake, A Jóia Nobre e SK Produções e a realização foi da UBCS- União dos Bodyboarders de Campos e São João da Barra e Art Virada. O apoio institucional foi da Prefeitura Municipal de São João da Barra através da Secretaria de Turismo Esporte e Lazer.
Resultados:
Profissional
1º Francirley Ferreira – Rio de Janeiro
2º Lucas Nogueira – Vila Velha
3º Israel Eduardo – Rio das Ostras
4º Luiz César – Guarapari
Open
1º Ailton Neto – Campos
2º Wellington Alves – São João da Barra
3º Jonas Silva – São João da Barra
4º Lucio Santana – São João da Barra
Sub 16
1º Marcyus Thompson – Guarapari
2º Matheus Bastos – Rio de Janeiro
3º Gabriel Vinícius – São João da Barra
4º Rogério Norbin – Guarapari
Sub 15
1º Matheus Bastos – Rio de Janeiro
2º Marcyus Thompson – Guarapari
3º Gabriel Vinícius – São João da Barra
4º Filipe Souza – Macaé
Ranking após 3 etapas:
Profissional
1º Lucas Nogueira - 2.360 pts
2º Francirley Ferreira – 2.285 pts
3º Bruno Invyk – 1.895 pts
4º Dionatan Barroso – 1.840 pts
Open
1º Adejaldo Silva – 2.200 pts
2º Ailton Neto – 2.010 pts
3º Wellington Alves – 1.710 pts
4º Jonas Silva – 1.700 pts
Sub 16
1º Marcyus Thompson – 2.340 pts
2º Socrates Santana – 2.000 pts
3º Mateus Bastos – 1.970 pts
4º Rogério Norbim – 1.730 pts
Sub 15
1º Matheus Bastos – 2.000 pts
2º Marcyus Thompson – 1.720 pts
3º Gabriel Vinicius – 1.340 pts
4º Nicolas Passos – 1.225 pts