#surf #atletas 

Circuito Pernambucano e Taça Brasil em um só evento em Porto de Galinhas

Alexandre Gondim

Começou na praia do Borete, em Porto de Galinhas, Ipojuca, um evento estadual profissional válido pelo circuito de acesso da CBSurf com pontuação de 5000 pontos.

Chegou a hora dos profissionais ocuparem a praia do Borete em Porto de Galinhas para o Circuito Pernambucano de Surf Pro Cyclone apresentado pela FuWax valido pelo circuito de acesso da CBSurf com pontuação de 5000 pontos. Um dia após finalizar a primeira etapa do CBSurf Rip Curl Grom Search já foi iniciada a etapa ipojucana do circuito profissional que levará ao time de elite que forma a principal divisão profissional, o Dream Tour.

As ondas deram uma subida e boa condição de competição foi apresentada para acontecer as 16 baterias da primeira fase masculina com destaque para Lucas Pires do Rio Grande do Norte que fez a melhor nota desse primeiro dia, 8.0, logo na bateria que iniciou o campeonato, numa disputa que levou também a segunda melhor nota dessa segunda-feira,22/04, feita pelo pernambucano Douglas Silva um 7.5. Foi de Lucas nessa mesma bateria o maior somatório, 13.93.

O Taça Brasil 5000 valendo pelos estaduais é um projeto novo da Confederação Brasileira de Surf lançado esse ano pela gestão Teco Padaratz, Paulo Moura e Brigite Mayer que vem beneficiar os estados participantes. É muito importante porque o atleta que não tem condição de viajar para os eventos 10000, mas pode ir aos 5000, se ele for bem colocado em três etapas está praticamente classificado. Isso tem uma importância enorme para aquele atleta que não tem patrocínio.

“O nordestino, por exemplo, quem for pra final no Ceará, em Pernambuco, em Maceió ou na Paraíba, estará classificado para o Dream Tour sem precisar sair do Nordeste. O mesmo acontece para o sulista, que tem etapa em São Francisco do Sul, em Torres e em Matinhos. No Sudeste vão ter etapa em São Paulo e no Rio de Janeiro, ou seja, a gente distribuiu bem. Essa é a importância do circuito e ainda valorizando o ranking estadual, os tops 8 do circuito já entra na terceira fase, além do fortalecimento enorme com a premiação de um estadual de R$100.000,00.” Explica Geraldo Cavalcanti, diretor institucional da CBSurf, e conclui “Esse projeto começou na primeira etapa do pernambucano, em março, com o apoio da Secretaria Especial de Esportes da Prefeitura de Ipojuca. Fizemos três eventos com importância do Taça Brasil, 5000, com área climatizada no estadual, que nunca ninguém tinha feito no Brasil, com inscrição esgotada com todas as vagas preenchidas. O segundo foi o CBSurf Rip Curl Search e a taça Brasil 5000 estadual, apoiando também totalmente a equipe pernambucana nessa primeira etapa em Ipojuca.

111 Atletas profissionais, 79 homens e 32 mulheres de 11 estados brasileiros estão no Borete para essa etapa que finaliza na próxima quinta-feira 25/04 e distribuirá premiações iguais para ambos os gêneros.

Assista ao vivo pelo canal CBSurfPLAY e pelo site cbsurf.org.br. Acompanhe a cobertura pelo instagram @cbsurfoficial e por @ripcurl_brasil e @fepesurf. O Circuito Pernambucano de Surf Pro Cyclone apresentado pela FuWax tem o apoio da  Prefeitura Municipal do Ipojuca através da Secretaria Especial de Esportes. Com a realização da CBSURF (Confederação Brasileira de Surf), FEPESURF (Federação Pernambucana de Surf). Com os patrocínios e apoios da Cyclone, FuWax, Bar do Marcão e Pousada Maresia.

Galerias | Mais Galerias