#surf #atletas 

CIRCUITO CEARENSE DE SURF 2024 1ª Etapa - Ytalo Ferreira é o novo líder da Profissional

28/Ago/2024 - George Noronha

Entre os dias 23 e 25 de agosto aconteceu o JISK Pro Taíba 2024, primeira etapa do Circuito Cearense de Surf para os amadores, e segunda parada para a categoria Profissional Mascuino. O palco para as disputas foi a paradisíaca Praia da Taibinha, localizada no município de São Gonçalo do Amarante-CE, e o show de surf foi comandado pela nova geração que está chegando muito forte, buscando seu lugar ao sol em meio a um panteão de astros e estrelas que historicamente construíram um caminho vitorioso no Brasil e no mundo.

Na categoria Profissional os  principais astros do Circuito Cearense deram um verdadeiro show de surf com a realização da etapa de maior renovação dos últimos tempos. O grande campeão foi o surfista da nova geração Jonh Jonh Alves que extrapolou todos os limites e venceu a Final praticamente de ponta a ponta. Muito ativo em toda a competição, não demorou para JJ cravar um 8,0 em uma onda em que ele deu um aéreo com rotação, muito alto, para assumir a liderança da bateria e de lá não mais sair. O golpe de misericórdia veio em mais uma onda em que o jovem talento executou não um, mas dois aéreos com rotação, para arrancar um 7,25 para se consolidar na liderança da bateria. No fim, nenhum dos adversários conseguiu superar o “homônimo” do havaiano Bicampeão Mundial, JJ Florence, que vem comprovando não ter apenas nome de campeão, mas também tem estrela. Nem o surf explosivo de Ytalo Oliveira, outro talento da nova geração que surfou muito, mandando vários aéreos, terminando com o Vice-Campeonato da etapa, nem o surf polido e agressivo do paraibano Kauan Hanson, que terminou na terceira colocação, nem a experiência do Campeão Brasileiro e Bicampeão Cearense Profissional Artur Silva, que terminou na quarta colocação, foram capazes de superar Jonh Jonh em um dia verdadeiramente inspirado! 

Com o resultado, Ytalo Oliveira assume a liderança do Ranking e se credencia como postulante a um dos títulos mais cobiçados do surf brasileiro, o de Campeão Cearense de Surf Profissional.

Na categoria Open, a principal entre os amadores, o grande destaque foi Anderson Guilherme, que na Final conseguiu encaixar bem nas ondas da Taibinha para superar Lailson Ferreira, Elton Melo e Maurinho Filho, respectivamente, segundo, terceiro e quarto colocados.

Na Open Feminino a grande campeã foi Jéssica Santos, com Layla Rodrigues em segundo, Maria Valeska na terceira colocação e Marina Ellery na quarta colocação.

Na Long Open o grande campeão foi Antônio Victor em mais uma grande atuação.Na grande FInal ele enfrentou os talentos da nova geração do longboard cearense, Elis Silva e Dudu Caponera, ambos vindos da Praia do Iguape, respectivamente segundo e terceiro colocados, e o ícone do long cearense, o veterano Marcelo Bibita, que completou o pódio na quarta colocação.

Entre as mulheres da categoria Longboard Feminino, a grande campeã foi Jamile da Silva, que durante boa parte da bateria duelou com Sol Tostes defendendo a liderança. Contudo faltando pouco menos de cinco minutos, Sol comete uma interferência caindo para a terceira colocação da bateria. Nos segundos finais Jamile ainda pega uma excelente onda que sacramenta a sua vitória. Na segunda colocação ficou Bianca Cardoso, Sol Tostes no terceiro lugar, Duda Araújo terminando na quarta colocação e Stephany Aderaldo na quinta colocação.

Na Longboard Master o grande campeão da etapa foi Paulo Pacheco, que mostrou todo o seu talento no footwork para superar o experiente Geraldo Lemos, que acabou na segunda colocação. Em terceiro ficou Natinho Rodrigues, com Rodrygo Borges completando o pódio na quarta colocação.

Entre os Masters o grande campeão foi Isaías Silva. Detentor de um surf progressivo e arisco, o Campeão Cearense Profissional de 2010 mostrou mais uma vez que continua em grande forma superando grandes nomes do surf alencarino para conquistar o topo do ranking da categoria Master. Em segundo ficou Phelipe Maia, com Itim Silva em terceiro e Glauciano Rodrigues na quarta colocação.

Na Kahuna o campeão e agora líder do ranking foi Alexandre Gonçalves, com Edvan Amorim em segundo, Zé Roque em terceiro e Alex Motos na quarta colocação. 

CATEGORIAS DE BASE

Nas categorias de base o show de surf não foi menor que entre os mais experientes. Destaque novamente para Jonh Jonh Alves e para a eletrizante Final da categoria Sub 18, que assim como na Profissional, foi dominada de ponta a ponta por ele com um variado repertório de manobras, incluindo aéreos e manobras de borda.Contudo, faltando menos de três minutos para o término da bateria, o talentoso Pedro Rian tirou um coelho da cartola tomando de assalto a liderança de John John. Foi aí que o campeão mostrou que além de nome, ele também tem estrela de vencedor. E em sua última onda John John conseguiu recuperar a liderança e vencer a bateria, trazendo Pedro Rian na segunda colocação, Jonathan Santos em terceiro e Adriano de Sousa na quarta colocação.

Entre as mulheres o destaque da Sub 18 ficou por conta da boa atuação de Anaelya Nalu, mais um talento da nova geração que vem se consolidando no cenário local. Na segunda colocação ficou Ana Suelen, com Eloá Lima finalizando na terceira colocação e Ana Lívia na quarta colocação.

Na categoria Sub 16 quem deu as cartas foi Carlos Halen, que desferiu bons aéreos, combinados com manobras de borda para superar os adversários e vencer a bateria, assumindo o topo do ranking estadual. Na segunda colocação tivemos Manoel Souza, com Saymon Rocha em terceiro e Nicolas Silva na quarta colocação.

Na categoria Sub 14 o grande destaque foi Nicolas Silva, que aproveitou bem o conhecimento do pico para dominar a bateria do início ao fim e vencer a grande Final, trazendo Willian Rodrigues em segundo, Emanuel Rodrigues em terceiro e Lucas Peixoto na quarta colocação.

Na Sub 12 tivemos uma Final muito disputada com Saymon Rocha mostrando porque é apontado como uma das grandes promessas do surf cearense. Ele abriu a bateria com uma boa onda que lhe rendeu uma nota 5,00. Contudo, João Marcelo não aliviou e também surfou duas boas ondas para assumir a liderança. Mas, não demorou para Saymon surfar mais uma boa onda e voltar à liderança da bateria, faltando menos de cinco minutos para o término. E mostrando muita competitividade, Saymon dominou as ações e não permitiu que João Marcelo ameaçasse sua liderança, para vencer a etapa e largar na frente da corrida pelo título da Sub 12. João Marcelo finalizou na segunda colocação, com Lucas Peixoto e Luiz Fernando completando o pódio na terceira e quarta colocações, respectivamente.

Na Sub 08, a mais tenra de todas as categorias, o show foi emocionante! E Samuel Oliveira, o potiguar que parecia ser o que mais se divertia dentre todos os participantes, acabou faturando o título da etapa, com Miguel Xerez em segundo e Mariana Pinheiro na terceira colocação.

Segundo Amélio Júnior o que vimos hoje foi uma prova da renovação que o surf cearense vem passando com a consolidação da nova geração, que que reivindica o seu protagonismo:

Nossa maior alegria é quando vemos as crianças na água, com seus pais, treinadores… É uma demonstração de amor e confiança muito grande. Não somente entre eles, quanto em nosso trabalho. Hoje, vimos aqui os frutos desse trabalho. Assistimos a um grande show do Jonh Jonh, um fruto dessa renovação que o surf cearense está passando, vimos muitos novos talentos despontando, as gerações interagindo, os veteranos e a Sub 08, que por sinal é uma categoria da qual nos orgulhamos muito e acreditamos ser uma fonte tanto de experiências, quanto para a identificação de novos talentos… Enfim, o surf cearense está passando por um momento de renovação e essa interação entre a experiência dos grandes atletas que temos aqui, como o Campeão Brasileiro Artur Silva, e as novíssimas gerações, é a fórmula na qual estamos apostando e acreditamos estar na direção certa”, declarou o dirigente. 

Confira o ranking completo acessando: SURFBYTE.

Categorias em disputa

O Circuito Cearense de Surf 2024 conta com nada menos que 15 categorias em disputa: Sub 08, 12, 14, 16, 18, Open (sem limite de idade); Profissional (sem limite de idade), Master (a partir de 35 anos), Kahuna (a partir de 45 anos), Legend (a partir de 55 anos), Long Open (sem limite de idade), Long Master (a partir de 35 anos), Long Feminino (sem limite de idade), Feminino Junior (até 18 anos) e Feminino Open (sem limite de idade).

PREMIAÇÃO

Na categoria Profissional a premiação foi de R$10.000,00 (dez mil reais) em dinheiro, distribuídos entre os melhores colocados de acordo com o Livro de Regras.

Já a premiação dos Amadores foi composta de 15 Blocos, 64 kits da marca Jisk Surfwear, 04 vouchers de R$ 100,00 da Mahalo Poke + 64 Troféus;

Hotel Oficial do Evento: HOTEL DOROMARI (85 985029491).

FESTA DOS CAMPEÕES DE 2023 E LANÇAMENTO DO AUÊRA SURF CAST

Além das disputas na água, a etapa de abertura do Circuito Cearense de Surf 2024 contou com uma superfesta onde foi realizada a tradicional Cerimônia dos Melhores do Ano, que laureou todos os campeões do ano de 2023.

Mas, o ponto alto da noite foi o lançamento do primeiro Pod Cast especializado em surf, produzido no Ceará. No lançamento os presentes puderam assistir aos primeiros episódios do Pod Cast, que contou com a participação de alguns dos principais nomes da história do surf cearense como Fábio Silva e Tita Tavares, além de outros, e com a participação especial do Jornalista Especializado em Surf e Esportes Radicais, George Noronha.

A festa foi no melhor estilo Lual Havaiano e como era de se esperar contou com a nata do surf cearense.

Na ocasião Marcelo Bibita agradeceu aos elogios e enfatizou que o Auêras Surf Cast é um projeto cearense e que visa registrar histórias curiosas e pitorescas protagonizadas pelos maiores surfistas do estado, além de ser uma plataforma para dar mais visibilidade às novas gerações e às mais diversas expressões da cultura surf. 

TRANSMISSÃO

O JISK Pro Taíba 2024 contou com Transmissão Ao Vivo do evento no site https://surfbyte.com.br/eventos/2024/CESurf2401/ e no YouTube da FSEC, no canal YOU TUBE FSEC. Você pode conferir tudo o que rolou no evento durante todos os dias da competição. Cronograma, entrevistas, bastidores, curiosidades, replays, além de todas as baterias disputadas e muito mais.

RESULTADOS

PROFISSIONAL

1º Jonh Jonh ALves

2º Ytalo Oliveira

3º Kauan Hanson-PB

4º Artur Silva

LÍDER DO RANKING: YTALO OLIVEIRA

OPEN

1º Anderson Guilherme

2º Lainson Ferreira

3º Elton Melo

4º Maurinho Filho

OPEN FEMININO

1ª Jéssica Santos

2ª Layla Rodrigues

3ª Maria Valeska

4ª Marina Ellery

MASTER

1º Isaías SIlva

2º Phelipe Maia

3º Itim Silva

4º Glauciano Rodrigues

KAHUNA

1º Alexandre Gonçalves

2º Edvan Amorim

3º Zé Roque

4º Alex Motos

LONGBOARD OPEN

1º Antônio Victor

2º Elis Silva

3º Dudu Caponera

4º Marcelo Bibita

LONGBOARD FEMININO

1ª Jamile da Silva

2ª Bianca Cardoso

3ª Sol Tostes

4ª Duda Araújo

5ª Stephany Aderaldo

LONGBOARD MASTER

1º Paulo Pacheco

2º Geraldo Lemos

3º Natinho Rodrigues

4º Rodrygo Borges

SUB 18 MASCULINO

1º Jonh Jonh Alves

2º Pedro Rian

3º Jonathan Santos

4º Adriano de Sousa

SUB 18 FEMININO

1ª Anaelya Nalu

2ª Ana Suelen

3ª Eloá Lima

4ª Ana Lívia

SUB 16

1º Carlos Halen

2º Manoel Souza

3º Saymon Rocha

4º Nicolas Silva

SUB 14

1º Nicolas SIlva

2º Willian Rodrigues

3º Emanuel Rodrigues

4º Lucas Peixoto

SUB 12

1º Saymon Rocha

2º João Marcelo

3ºLucas Peixoto

4º Luiz Fernando

SUB 08

1º Samuel Oliveira-RN

2º Miguel Xerez

3ª Mariana Pinheiro