#atletas #competições #surf #estadual #equipamentos 
Cascavel - Ceará - Brasil

CEARENSE DE SURFE 1a ETAPA

W. Noronha Comunicação Ltda.

Edvan Silva fatura a Profissional e abre caminho para a conquista do Pentacampeonato Estadual

Entre os dias 24 e 26 de março a Praia da Caponga, localizada no município de Cascavel-CE, foi palco para a abertura do Circuito Cearense de Surf 2023. Pelo segundo ano consecutivo a paradisíaca praia do Litoral Leste Cearense abre o certame estadual do surf atraindo atletas vindos de todas as partes do litoral cearense e de vários estados do Nordeste.

O grande campeão da principal categoria da competição foi o surfista da Praia Formosa, Edvan Silva. Apresentando um surf bem ativo, ele conseguiu aproveitar ao máximo as ondas que escolheu, arrancando dos árbitros as maiores médias da grande Final.

Mas, Edvan não teve vida fácil. Enfrentando outros dois Campeões Profissionais, Izaías Silva (2010) e Artur Silva (2017 e 2022), além do representante da Nova Geração da Praia do Icaraí, Lucas Bezerra, Edvan precisou mostrar todo o seu talento para superar três dos maiores representantes do surf profissional cearense. Para isso, Edvan esbanjou técnica e radicalidade comemorando muito cada onda para sair do mar com o troféu de campeão e a liderança na principal categoria do Cearense de Surf, com Artur Silva, o atual Campeão Cearense Pro, em segundo, Lucas Bezerra em terceiro e Izaías Silva na quarta colocação.

Com o resultado Edvan Silva começa a temporada com o pé direito e inicia a sua jornada em busca da conquista do Pentacampeonato Cearense de Surf Profissional:

“Estou muito feliz com essa vitória e quero agradecer a todos que torceram por mim, minha família, meus amigos, fãs e principalmente, quero agradecer a Deus por me conceder mais essa conquista. Nos últimos anos eu venho batendo na trave. Mas, esse ano eu vou com tudo na busca do Penta”, declarou Edvan, o único Pentacampeão Cearense Profissional de Surf.

SEXTA-FEIRA OPEN

O Circuito Cearense de Surf 2023 teve sua abertura oficial na sexta-feira, 24/03. E já no primeiro dia, fortes emoções deram o tom das disputas que se seguiram com cinco categorias definindo seus campeões, dentre elas a Open, a principal dentre os amadores. Lailson Ferreira confirmou a boa fase faturando a categoria e largado na frente da corrida pelo cobiçado tĩtulo. Douglas Alves terminou em segundo, com Luiz Demétrio e Patrick Souza completando o pódio na terceira e quarta colocações, respectivamente.

Mas, antes deles, outras categorias também definiram seus campeões. A primeira delas foi a SUB 14, com a novíssima geração do surf cearense dando show. Nicolas Silva foi o primeiro surfista a ser consagrado campeão na 1a Etapa do Cearense de Surf 2023. Ele mostrou muita versatilidade para superar Matheus de Sousa, Auri Neto e Ítalo Alves, segundo, terceiro e quarto colocados, respectivamente.

Na sequência foi a vez da SUB 16 conhecer seu mais novo campeão, Walid Pozier. Com a experiência de quem já compete nas categorias de base do circuito há algumas temporadas, Walid conseguiu aproveitar bem as ondas que surfou para conquistar o topo do ranking na categoria. Na segunda colocação ficou Italo Alves, em terceiro, Carlos Halen e em quarto, Auri Neto.

A categoria seguinte a conhecer o grande campeão da 1a etapa do certame cearense de surf foi a SUB 18. Essa categoria costuma alçar alguns de seus melhores atletas ao holofotes da Profissional, daí o grande interesse de muitos atletas por ela. E com disputas acirradas Alessandro Costa terminou como grande campeão, trazendo consigo Walid Pozier, em segundo, Jonh Jonh Alves em terceiro e Fabrício Alves em quarto, dando início a uma das corridas mais disputadas dentre todas as 16 categorias em disputa no Cearense de Surf.

A última categoria a conhecer seu campeão no primeiro dia de competição foi a Local. Mesmo não fazendo parte do circuito, os competidores não aliviaram e usaram todo o conhecimento para protagonizar uma disputa eletrizante. Melhor para Pedro Henrique, que conseguiu pegar as melhores ondas para vencer o desafio local. Em segundo ficou Douglas Alves. Em terceiro, Eduardo Bichinho e na quarta colocação, Luiz Henrique.

SÁBADO DE DECISÕES E CELEBRAÇÃO

O sábado, segundo dia do SMOLDER Apresenta: CAPONGA Surf Pro, etapa de abertura do Circuito Cearense de Surf 2023, foi mais um dia de grandes performances, disputas eletrizantes, duelos emocionantes com mais seis categorias definindo seus campeões.

A primeira delas foi a SUB 12 com Nicolas Silva faturando seu segundo troféu de campeão no evento. Ele, que havia sido o primeiro a conquistar um dos 16 títulos da etapa, ainda na sexta-feira, também foi o primeiro a vencer no sábado, segundo dia de competição. Com o resultado, Nicolas foi o único atleta entre os homens a faturar duas categorias na competição. Em segundo ficou Francisco Willian, em terceiro, João Marcelo e em quarto, Gabriel Nascimento.

Na sequência foi a vez da Master conhecer seu grande campeão. Contando cada vez mais com grandes nomes do surf profissional cearense, a Master tem se configurado em uma das categorias de maior expectativa entre atletas e fãs. E não é à toa que o grande campeão foi um ex-campeão cearense Pro, Izaías Silva. Com um surf agressivo e ágil, Izaías superou o herói local, Márcio Farney, que veio de Florianópolis-SC, cidade na qual reside atualmente, para prestigiar a abertura do Circuito Cearense na praia que onde aprendeu a surfar. Farney terminou na segunda colocação. Em terceiro ficou mais um campeão cearense profissional, Itim Silva, com Renê Sousa na quarta colocação.

Na bateria seguinte tivemos a decisão da categoria Open Feminino, com mais um show de técnica protagonizado pelas principais surfistas cearenses em atuação no estado. E a grande campeã foi Rilary Silva, com Anaelya Nalu na segunda colocação, Rita Gomes na terceira colocação e Jéssica Santos na quarta colocação.

Na SUB 18 FEM destaque novamente para Rilary, com Gabriely Queiroz, Anaelya Nalu e Eloá Lima, na segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente. Aqui vale destacar que Rilary foi mais uma do Clã (Itim) Silva que faturou duas categorias na competição, já que seu irmão levou a SUB 12 e SUB 14 entre os homens.

Entre os Legends o pernambucano Jaime Farinha largou na frente da corrida pelo título da categoria e na Kahuna o grande campeão foi Rogério Dantas, com Alessandro Nogueira em segundo, Urso Ferreira em terceiro e João Maria (RN) na quarta colocação.

CAPONGA SUNSET

Mas, o sábado não foi apenas mais um dia de disputas. Ao final dos trabalhos do segundo dia, o CAPONGA SUNSET agitou o fim de tarde com os shows das bandas The Vibes e Reite. Com um repertório eclético as bandas animaram os presentes que curtiram muito a festa organizada pela Prefeitura de Cascavel.

FINAIS DO DOMINGO

No último e mais importante dia da competição, o domingo, a primeira categoria a definir seu campeão foi a SUB 8, com destaque para Benjamin Noah, mais um filho do multicampeão Itim Silva que mostrou ter DNA de competidor para faturar mais um evento para a extensa coleção de vitórias da família. Miguel Silva terminou em segundo, com Mariana Pinheiro e Emily Hadassa completando o pódio na terceira e quarta colocações, respectivamente. Destaque para a presença marcante das meninas na categoria de menor idade dentre todas do Circuito Cearense, comprovando a vocação do estado do Ceará como celeiro de atletas.

A categoria SUB 10 foi mais um exemplo de como as categorias de base mexem com as pessoas. Contando com uma torcida engajada, os pequenos levantaram os presentes e foram mais uma prova de que o futuro do surf cearense, no que depender dessa geração, está garantido. Destaque para Gabriel Nascimento, com Paulo Ricardo em segundo, Gabriel Silva em terceiro e Davisson Queiroz em quarto.

Na Feminino Long uma bela briga nos minutos finais de bateria marcou o bonito duelo entre Sol Tostes e Bianca Cardoso, com direito a vira-vira, e Sol Tostes esbanjando elegância e técnica para virar em sua última onda faturando o título e assim, assumindo a liderança do circuito.

Na Longboard Masculino Open destaque para o equilíbrio entre os competidores que deram trabalho aos árbitros em uma bateria com diferenças apertadas entre as margens das notas. No final, melhor para Elis Silva, com o jovem Dudu Caponera em segundo, Robinho em terceiro e João Pedro na quarta colocação.

Na Longboard Master o grande destaque foi a atuação de Natinho Rodrigues que superou grandes nomes do longboard cearense para vencer a categoria. Em segundo ficou Rodrigo Borges, em terceiro ficou Clécio Jeri e na quarta colocação ficou Júnior Soares.

Para Amélio Júnior, Presidente da Federação de Surf do Estado do Ceará, o ano de 2023 começou com o pé direito em um evento que, por muitas razões, definitivamente entrou para o Calendário Oficial do Surf Cearense:

“Pelo segundo ano consecutivo a Praia da Caponga promove uma grande festa para a etapa de abertura do Circuito Cearense de Surf. Para nós é motivo de muita alegria ver o empenho de todos em fazer com que o evento seja um sucesso. Poder público, parceiros, comunidade, surfistas, todos sem exceção se empenharam para fazer da festa de abertura um grande evento e isso nos dá muito orgulho. Esse ano o evento já foi maior que no ano passado e a expectativa para o ano que vem está bastante alta. Com toda certeza, o surf cearense como um todo agradece o acolhimento com o qual todos do município abraçaram o evento”, declarou o dirigente.

TRANSMISSÃO AO VIVO

Você pode conferir tudo o que rolou Ao Vivo no SMOLDER Apresenta: CAPONGA Surf Pro 2023, a I Etapa do Circuito Cearense de Surf 2023, através do Canal do You Tube da Federação de Surf do Estado do Ceará. Lá, você pode rever tudo o que rolou nos três dias de evento na íntegra.

Todos os resultados de baterias, cronograma, estatísticas e ranking, assim como o Livro de Regras do Circuito, podem ser acessados através do link www.surfbyte.com.br.

PRÓXIMA PARADA

A segunda etapa do Circuito Cearense de Surf 2023 está logo ali. Será realizada entre os dias 27 e 30 de abril na Praia da Taíba, município de São Gonçalo do Amarante, e promete fortes emoções!

CATEGORIAS EM DISPUTA

Ao todo 16 categorias estão em disputa no Circuito Cearense de Surf 2023: Sub 08, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18, Open (sem limite de idade), Profissional (sem limite de idade), Master (a partir de 35 anos), Kahuna (a partir de 45 anos), Legend (a partir de 55 anos), Longboard Open (sem limite de idade), Longboard Master (a partir de 35 anos), Longboard Feminino (sem limite de idade), Feminino Junior (até 18 anos) e Feminino Open (sem limite de idade).

PREMIAÇÃO

Na categoria Profissional a premiação foi de R$10.000,00 (DEZ MIL REAIS), distribuídos entre os melhores competidores da etapa.

A premiação dos Amadores foi composta de 17 Blocos Teccel + 68 Kits PENA + 68 Troféus, distribuídos entre os finalistas da etapa.

MAIORES INFORMAÇÕES

Top 16 Promoções (85 999868538)

Fed. de Surf do Estado do Ceará (85 988538538)

amelio.junior@uol.com.br

www.maresia.com.br

O SMOLDER Apresenta: CAPONGA Surf Pro 2023, a I Etapa do Circuito Cearense de Surf 2023, contou com o patrocínio da Prefeitura de Cascavel, Governo do Estado do Ceará através da Secretaria do Esporte e Juventude. Apresentação: SMOLDER. Apoio: D’Cofibras, Revista Beach Show, CearaSurf, Banana Wax, Projeto Surf Escola, MOB, Mahalo Poke, Hotel Varandas Beach e Hotel Jangadas da Caponga. Realização: Top 16 Promoções, FESEC e IBESF.

Por George Noronha

JP-MTb.: 2808/Ce

CURIOSIDADES SOBRE A HISTÓRIA DO CIRCUITO CEARENSE DE SURFE

Há exatos 34 anos, mais precisamente em 1989, nascia o Circuito Cearense de Surfe, certame que ao longo de mais de três décadas revelou talentos e serviu de base para grandes eventos que trouxeram para o Ceará alguns dos maiores astros do surfe brasileiro e, consequentemente, mundial.

Muitos atletas que integram ou já integraram a Elite do Surfe Mundial, registraram importante passagem pelo Circuito Cearense, como os potiguares Jadson André e o medalhista de ouro olímpico, Italo Ferreira, que tiveram no certame alencarino, um importante degrau na conquista do sucesso profissional. Gabriel Medina, Filipe Toledo e Adriano de Souza Mineirinho também estiveram no Ceará em eventos nacionais criados a partir da credibilidade construída ao longo dos anos pelo Circuito Cearense de Surf, tido como um dos mais competitivos do Brasil.

E foi essa reconhecida competitividade que possibilitou o surgimento de grandes nomes do surfe brasileiro como Fábio Silva (Campeão Mundial ISA), Tita Tavares (Campeã Mundial WQS), Pablo Paulino (Bicampeão Mundial Pro Junior), Messias Félix (Bicampeão Brasileiro Profissional) Silvana Lima, nossa representante olímpica, dentre muitos outros, que contribuíram para colocar o Ceará em um dos lugares de maior destaque no cenário esportivo nacional.

O Circuito Cearense de Surfe se orgulha em chegar à sua 35ª Edição sem nunca ter sido interrompido, fato este evidencia toda a grandeza e importância que o Esporte dos Reis Havaianos conquistou desde que chegou aos “Verdes mares bravios... onde canta a jandaia, nas frondes das carnaúbas”.

*O Circuito Cearense de Surf é o certame estadual da modalidade mais antigo do Brasil que NUNCA FOI INTERROMPIDO EM 34 ANOS, DESDE 1989.

RESULTADOS

PROFISSIONAL

1o Edvan Silva

2o Artur Silva

3o Lucas Bezerra

4o Izaías Silva

OPEN

1o Lailson Ferreira

2o Douglas Alves

3o Luiz Demétrio

4o Patrick Souza

SUB 8

1o Benjamin Noah

2o Miguel Silva

3a Mariana Pinheiro

4a Emilly Hadassa

SUB 10

1o Gabriel Nascimento

2o Paulo Ricardo

3o Gabriel Silva

4o Davisson Queiroz

SUB 12

1o Nicolas SIlva

2o Francisco Willian

3o João Marcelo

4o Gabriel Nascimento

SUB 14

1o Nicolas Silva

2o Matheus de Sousa

3o Auri Neto

4o Italo Alves

SUB 16

1o Walid Pozier

2o Italo Alves

3o Carlos Halen

4o Auri Neto

SUB 18

1o Alessandro Costa

2o Walid Pozier

3o Jonh Jonh Alves

4o Fabrício Alves

MASTER

1o Izaías Silva

2o Márcio Farney

3o Itim Silva

4o Renê Souza

KAHUNA

1o Rogério Dantas

2o Alessandro Nogueira

3o Urso Ferreira

4o João Maria (RN)

LEGENDS

1o Jaime Farinha-PE

FEM OPEN

1a Rilary Silva

2a Anaelya Nalu

3a Rita Gomes

4a Jéssica Santos

FEM SUB 18

1a Rilary Silva

2a Gabriely Queiroz

3a Anaelya Nalu

4a Eloá Lima

LONGBOARD FEMININO

1a Sol Tostes

2a Bianca Cardoso

3a Duda Araújo

LONGBOARD OPEN MASC

1o Elis Silva

2o Robinho

3o Dudu Caponera (Ita)

4o João Pedro

LONGBOARD MASTER MASC

1o Natinho Rodrigues

2o Rodrigo Borges (RJ)

3o Clécio Jeri

4o Júnior Soares

LOCAL

1o Pedro Henrique

2o Douglas Alves

3o Eduardo Bichinho

4o Luiz Henrique

Galerias | Mais Galerias