Campeões mundiais estrearam no CBSurf Parasurf Cabedelo 2024
Cerimônia de abertura contou com o hasteamento da bandeira do Brasil pela campeã brasileira Monique Oliveira acompanhada pelos representantes da Confederação Brasileira a vice-presidente Brigitte Mayer e o diretor de relações institucionais Geraldo Cavalc
12/Ago/2024 - Alexandre GondimAssim que as primeiras notas foram pontuadas a emoção começou a ser o sentimento de quem estava na praia de Intermares em Cabedelo, Paraíba, para o CBSurf Parasurf Cabedelo 2024, a seletiva para formação do time brasileiro que irá par o mundial da International Surfing Association – ISA na 9ª edição do ISA World Para Surfing Championship (WPSC), em novembro na Califórnia.
Antes das ações nas ondas, aconteceu a cerimônia de abertura com o hasteamento da bandeira do Brasil pela campeã brasileira Monique Oliveira acompanhada pelos representantes da Confederação Brasileira a vice-presidente Brigitte Mayer e o diretor executivo Geraldo Cavalcanti ao som do hino nacional.
“Nós da CBSurf sempre nos colocamos à disposição dos atletas, não só para realizar o evento, mas ajudar também na vinda de todos vocês. Quero agradecer a Carlito da Federação Paraibana e ao município de Cabedelo, que pelo terceiro ano nos apoia. Mais uma vez agradecer a Secretaria Nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte e a Uninassau que desde o primeiro evento em Porto de Galinhas está conosco. Estamos fazendo um legado que ninguém vai derrubar. Vai ficar para vocês, para o resto da vida, para todos os brasileiros que podem deixar de sonhar e agora viver do surfe”. Disse Geraldo Cavalcanti.
“Gostaria de agradecer a presença de todos os atletas, de todos os apoiadores e também celebrar. Aumentamos a participação feminina em quase 100% das atletas nessa etapa. A gente está presenciando na Olimpíada a equidade, com 50% das mulheres e homens competindo em Paris, na equipe brasileira que foi representar o nosso país, é maior o número de mulheres do que de homens. Conseguimos esse feito. Gostaria também de é falar que a gente tem uma equipe técnica onde tem mulheres atuando. É importante chamar o pertencimento de todas as mulheres para desporto, não só no surfe, mas em todas as modalidades. Então sejam bem-vindas” falou Birgitte Mayer.
“A Secretaria Nacional de Paradesporto é um grande aliado da CBSurf, e desde o ano passado vem apoiando a Seletiva de Parasurf em Cabedelo na Paraíba. Entendemos que o nosso apoio é um compromisso do governo federal de garantir a inclusão e a equidade no acesso das pessoas com deficiências físicas à atividade esportiva no país. Além disso, essa seletiva vai decidir os atletas que vão representar o Brasil no Campeonato Mundial de Parasurf na California no final do ano”, destacou o secretário Fabio Araújo.
A sexta feira no mar de Cabedelo o forte vento sudeste ajudou o início das baterias já com um bicampeão mundial. O pernambucano Roberto Pino mostrando o porquê de ter colecionado fãs famosos pelas praias por onde surfa. Beto fez o esperado e venceu o jovem surfista potiguar Davi Lima. Logo em seguida foi a vez do Pino filho fazer seu papel e vencer sua bateria. Outro campeão mundial a brilhar hoje foi o Davi Teixeira, tri campeão mundial. Nesse sábado continuará as disputas, onde a cada sessão de surfe os competidores têm a possibilidade de fazerem os dois melhores somatórios até se conhecer os vencedores no domingo, 11/07.