Surfguru is not responsible for the comments and opinions of Surfguru users. The content of each profile, messages posted on social media making references to Surfguru, photos and videos sent by the user on Surfguru pages, are the sole and exclusive civil and criminal responsibility of the user.
The user is registered and identified through the email address used to confirm the registration, and this email is kept confidential.
Surfguru users must never publish pornographic material, messages of slander, insult or defamation against any person or institution, they must also not publish material protected by copyright, nor publish photos or texts without authorization from the author, his representative, as well as of those photographed.
O Surfguru poderá a qualquer momento, sob exclusivo critério seu, cancelar qualquer perfil de usuário que aparentemente esteja violando as regras de uso do Surfguru, ou as normas legais em vigor.
O conteúdo das páginas e mensagens publicadas nos canais de mídias sociais do Surfguru não necessariamente são revisados pelo pessoal do Surfguru.
Se forem descumpridas quaisquer das regras expostas, ou se verificar o exercício de ilegalidades, o perfil do usuário no portal Surfguru será bloqueado, um aviso será enviado para o e-mail do usuário, e o seu cadastro poderá ser cancelado pelo Surfguru a qualquer instante.
O usuário não poderá:
Violar quaisquer leis do Brasil; Usar linguagem obscena, ofensiva ou indecente nas mensagens;
Colocar mensagens ou imagens de conteúdo injurioso, calunioso, difamativo, abusivo, ou que invada a privacidade de alguém ;
Praticar, induzir ou incitar preconceito quanto à raça, cor, origem, etnia, sexo, orientação sexual, idade, crença religiosa ou quaisquer outras formas de discriminação;
Criar perfis falsos;
Enviar mensagens de propaganda, mala direta, pirâmide ou correntes.
O Surfguru não se responsabilizará por quaisquer danos, que se suponham, tenham sido decorrentes do uso deste serviço.
O Surfguru se reserva ao direito de, a qualquer instante, modificar as regras acima sob seu exclusivo critério.
Conheça as principais causas das cãibras e como preveni-las.
20/Nov/2021 - Fabrício Pereira - FPHISIO - Brasil
Hoje em dia, por mais que haja muita discussão sobre cãibras na ciência, a pesquisa e a determinação das causas e origens delas são pouco conhecidas. Ou seja, a cãibra não tem uma etiologia única e com comprovações fidedignas de sua causa.
Antigamente os cientistas criaram a primeira hipótese, na qual achavam que as cãibras surgiam por causa de calor (o corpo entraria em cãibra se estivesse muito quente). Mas em uma prova de maratona na Europa, com temperaturas a 8°C, alguns atletas tiveram cãibras! E por causa disso, entenderam que o calor sozinho não poderia ser o fator determinante para causar cãibras.
Hoje em dia temos algumas outras teorias/hipóteses que explicam a causa delas. Alguns falam que elas podem ocorrer devido a uma alteração da bomba de sódio e potássio, ou por causa de músculo encurtado ou alongado, entre outros motivos como acúmulo de ácidos graxos e ácido láctico ou déficit na hidratação. Mas por unanimidade, a fadiga foi uma das causas mais citadas em todos os artigos científicos! Veja mais em detalhes no video:
Para prevenir as cãibras, alguns cientistas dizem para tentar controlar a bomba de sódio e potássio (não seria só comer banana, mas também incluir na alimentação vitaminas e sais minerais em geral), melhorar a hidratação, procurar ter noites de sono com mais qualidade, e ter um descanso suficiente entre um treino e outro (nesse caso, cada indivíduo tem o seu).
Um artigo recente (Giuriato et al., 2018), fez uma revisão dessas teorias e concluiu que a maioria das causas associadas relatava a influência da fadiga muscular, da excitação periférica dos nervos motores pela via espinhal (causa primária) e acabam entrando em um ciclo vicioso, onde os motoneurônios recebem informações aferentes que resultam em hiperexcitabilidade. Ou seja, treinos com muita intensidade e volume, e pouco descanso de um treino para o outro, podem gerar essa hiperexcitabilidade.
E se acontecer a cãibra durante atividade esportiva, o recomendado é afastar a origem e inserção do músculo, alongando no sentido contrário da cãibra. Por exemplo: se o pé for pra baixo e travar a panturrilha, outra pessoa pode, com a mão dela, posicionar o pé pra cima pra esticar o músculo da panturrilha.
Fabrício Cláudio Pereira é fisioterapeuta formado pela UNISANTA - SP. Fez pós-graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo pela UFES, entre outros cursos de terapia manual como Maitland, Mulligan, PNF (Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva), Mobilização neural, TAPE e Estabilização segmentar) e atualmente está cursando o 5° ano de Osteopatia pela Escuela de Ostepatia de Madrid. Seu objetivo como profissional é tentar melhorar a qualidade de vida das pessoas, diminuindo as dores e, dependendo do caso, podendo até tirá-las de uma mesa cirúrgica e colocá-las para ficarem mais ativas visando não só a qualidade mas também a longevidade delas!