Burle ganha festa e exposição como homenagem ao aniversário de 47 anos
Loja de três andares em Ipanema, no Rio de Janeiro, se transforma em "museu Burle", com pranchas e fotos de momentos marcantes da carreira do big rider
10/Nov/2014 - Globo Esporte - Rio de Janeiro - BrasilCarlos Burle completou neste domingo 47 anos de muitas histórias para contar. No currículo do big rider pernambucano estão as expedições para surfar pela primeira vez em Yakutat, no Alasca, encarar a temida bancada de Dungeons (Calabouço) em um dia histórico, com morras superiores a 18m, na África do Sul, os tubos sobre os corais venenosos de Teahupoo, no Taiti, ou até mesmo um tufão em Kushimoto, no Japão. Os momentos dariam um livro, mas as páginas ainda estão sendo escritas, a cada swell ou tempestade que transformam ondas em "tsunamis". Nada mais justo do que uma bela homenagem a um dos maiores surfistas de todos os tempos do país.
Em um evento promovido por um de seus patrocinadores, Burle ganhou de presente uma festa e uma exposição com objetos, fotos e outros registros marcantes de sua carreira.
Com a presença de surfistas, atores e outras personalidades ligadas ao surfe, o evento realizado na noite de sábado, em Ipanema, no Rio de Janeiro, transformou uma loja do bairro carioca em uma espécie de "museu Burle".
Campeão mundial na remada e no tow-in, o big rider se divertiu com a homenagem e conversou com os convidados, dentre eles, Yame Reis, mãe de Maya Gabeira, sua companheira de equipe, que está se recuperando de uma lesão nas costas em Los Angeles, nos Estados Unidos. A surfista carioca nem pôde acompanhá-lo no retorno a Nazaré, um ano após sofrer um acidenteque quase lhe tirou a vida.
A festa de Burle ocupou três andares de uma loja em Ipanema, com uma exposição retrospectiva da carreira do surfista. No primeiro andar, a vitrine "Todos os Santos" relembrou o primeiro grande título internacional de Carlos Burle, em 1998, na perigosa onda Killers da Baía de Todos os Santos, no México, quando ele sagrou-se campeão mundial na remada, sem auxílio do jet ski. A prancha, o troféu e fotos do campeonato foram os principais detalhes do espaço. O terceiro andar reuniu uma série de fotos de campanhas estreladas por Burle, uma seleção de imagens de arquivo pessoal, registro das principais ondas, roupas, pranchas e troféus.