Bruninho fica em 2º na triagem e leva vaga na chave principal em Teahupoo
Campeão da disputa no Taiti em 2008, veterano fluminense vira o oitavo brasileiro na sétima etapa do Circuito Mundial e vai encarar Adriano de Souza na primeira fase
12/Ago/2015 - globoesporte.com - Teahupoo - Tahiti - Polinésia FrancesaO Brazilian Storm ganhou um reforço de peso para a etapa de Teahupoo, no Taiti, cuja janela de realização será aberta nesta sexta-feira. Vencedor da disputa nos pesados tubos em 2008, o veterano Bruno Santos, o Bruninho, ficou em segundo lugar na triagem vencida pelo taitiano Taumata Puhetini na noite desta terça-feira (período da tarde no horário do Taiti) e, assim como o ganhador, ele assegurou o direito de ingressar na chave principal da sétima etapa do Circuito Mundial de 2015.
O fluminense de 32 anos tentará repetir o feito conquistado há sete temporadas, quando ele também ficou em segundo na triagem e acabou levando o caneco de uma das mais valorizadas etapas do Tour. Bruninho enfrentará o líder do ranking, Adriano de Souza, o Mineirinho, na sexta bateria da primeira fase. Os outros seis brasileiros que estarão em ação nos tubos são Gabriel Medina (atual vencedor da etapa), Filipe Toledo, Italo Ferreira, Jadson André, Wiggolly Dantas e Miguel Pupo.
- Foi uma sensação maravilhosa. Eu amo o Taiti, Teahupoo é a minha onda preferida. Eu já tenho uma história aqui. Eu venci em 2008 e, somando as triagens, esse é o meu quinto pódio aqui. Ter mais essa oportunidade vai ser alucinante. Eu estava muito confiante, na verdade eu estava indo para Indonésia, mas eu vi que lá as condições não eram as melhores e vim para cá, porque eu tinha a vaga nas triagens. Deu tudo certo - afirmou Bruninho, que perdeu a decisão da triagem por 11,50 a 8,25.
Apesar de nunca ter sido membro fixo da elite do surfe mundial, Bruninho tem o seu nome marcado na história do surfe brasileiro por conta do seu título de 2008 em Teahupoo, feito só obtido por Gabriel Medina, no ano passado. O local de Niterói está animado para tentar repetir a conquista neste ano.
- Estou bem treinado. No ano passado, eu estava aqui (sem participar do campeonato) e surfei para caramba. Voltei em outubro e peguei um swell animal. E esse ano, em maio, eu surfei a melhor onda minha vida aqui.
Sobre encarar Adriano de Souza logo na estreia, Bruno diz que, apesar de torcer pelo título do compatriota, ele fará de tudo para vencer no temido mar de Teahupoo.
- Vai ser bem difícil, porque eu torço para o segundo título do Brasil. E torço muito pelo Mineiro. Neste ano, ele é o meu favorito. Ele e o Filipinho estão na briga pelo título. Mas acho que o Mineiro, por toda a bagagem, já merece bastante. Vai ser difícil, mas vou fazer de tudo para ganhar. É o único lugar onde eu realmente me sinto à vontade, onde sinto que eu posso chegar na frente e vencer. Eu viajo o mundo atrás desse tipo de onda e é a única onda que eu sinto que posso levar o caneco para casa.
CONFIRA AS BATERIAS DA 1ª FASE EM TEAHUPOO
1: Kelly Slater (EUA) x Jadson Andre (BRA) x Brett Simpson (EUA)
2: Owen Wright (AUS) x Adrian Buchan (AUS) x C.J.Hobgood (EUA)
3: Filipe Toledo (BRA) x Keanu Asing (HAV) x Aritz Aranburu (ESP)
4: Julian Wilson (AUS) x Sebastian Zietz (HAV) x Garrett Parkes (AUS)
5: Mick Fanning (AUS) x Adam Melling (AUS) x Taumata Puhetini (TAH)
6: Adriano de Souza (BRA) x Michel Bourez (TAH) x Bruno Santos (BRA)
7: Nat Young (EUA) x Kai Otton (AUS) x Dusty Payne (HAV)
8: Taj Burrow (AUS) x Joel Parkinson (AUS) x Glenn Hall (IRL)
9: Josh Kerr (AUS) x Matt Wilkinson (AUS) x Kolohe Andino (EUA)
10: Italo Ferreira (BRA) x Gabriel Medina (BRA) x Ricardo Christie (NZL)
11: Bede Durbidge (AUS) x John John Florence (HAV) x Freddy Patacchia Jr. (HAV)
12: Jeremy Flores (FRA) x Wiggolly Dantas (BRA) x Miguel Pupo (BRA)