#stand up paddle 

Bombeiro de Bertioga é um dos nomes fortes na final do 1º Campeonato Stand Up Tri FM

Ele pode ser considerado um iniciante no stand up paddle, o SUP, mas não nas remadas. Everdan Riesco, de Bertioga, é um dos pioneiros nas canoas havaianas no Brasil e, sem dúvida, um dos mais experientes e respeitados atletas da modalidade.

27/Nov/2013 - Fábio Maradei - Santos - São Paulo - Brasil

No sábado (30), ele é um dos cotados ao título da categoria master masculina na segunda e última etapa do 1º Campeonato Stand Up Paddle Tri FM, na Praia do Gonzaguinha, em São Vicente.

Apesar de ter iniciado este ano no esporte que une a prancha e o remo, o sargento do Corpo de Bombeiros, hoje comandando uma equipe na Praia de Maresias, foi muito bem na abertura do evento, no último dia 2, no mesmo “palco” da final. Ficou em segundo lugar na categoria master, com segundo melhor tempo entre todos os participantes do evento, mostrando que a vivência nas remadas de canoa foi transferida para o SUP.

“A remada é praticamente a mesma da canoa. Você tem de conseguir encaixá-la e se tiver equilíbrio e balanço, garante um bom rendimento”, afirma o atleta, um dos grandes nomes para a etapa final do Campeonato, neste sábado (30), no mesmo “palco” da primeira disputa. “Ainda não tive tempo de treinar com esta prancha, mas tenho boa expectativa. Estou bem fisicamente e sou bem leve. Espero outro bom resultado”, ressalta. 

Aos 42 anos de idade, Riesco não deixa de treinar na canoa e, desde a chegada do esporte ao Brasil, no início dos anos 2000, é o capitão da equipe Brucutus, a mais tradicional e sempre entre as melhores do País. Também em Bertioga realiza um trabalho social utilizando as canoas, voltados para a terceira idade e comunidades ribeirinhas. “Estamos ampliando as nossas atividades com a chegada de mais uma canoa doada pela Opium High Tech”, destaca Riesco, que por 18 anos atuou como guarda-vidas em sua cidade.

Para ele, a criação do 1º Campeonato Stand Up Paddle Tri FM é um ponto de partida para a descoberta de grandes atletas e para o incentivo à prática de mais pessoas. “Penso que foi muito acertado começar um circuito com uma prova de curta distância e equipamento que a maioria dos praticantes de SUP possuem. Pois esse tipo de evento, com certeza, descobrirá futuros campeões. Já são muitos praticantes na nossa região, mas estava faltando um evento deste porte para motivar e embalar de vez as provas de travessias”, argumenta.

A etapa final do 1º Campeonato Stand Up Paddle terá início às 8h30, com o “check in” dos atletas e pranchas. A categoria master será a primeira disputa no mar, às 10 horas. A master feminina tem largada às 10h05. Já os competidores da open e da júnior começam a remar às 11 horas e a open feminina, 11h05. O revezamento misto será realizado ao meio-dia.

Mais informações sobe o 1º Campeonato Stand Up Paddle Tri FM no site www.triesportes.com.br.