#wct #competições 

Billabong Rio Pro começa Amanhã na Barra da Tijuca

Os principais concorrentes ao título mundial neste início de temporada atenderam aos jornalistas na coletiva de imprensa realizada na terça-feira no Royalty Hotel

06/Mai/2014 - João Carvalho - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

O prazo do Billabong Rio Pro começa nesta quarta-feira e a primeira chamada para o início da etapa brasileira do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour foi marcada para as 7h00 no Postinho da Barra da Tijuca. A comissão técnica analisa as previsões e a condição do mar para decidir qual categoria vai entrar no mar, ou se a competição será adiada para aguardar por melhores ondas, já que o prazo ainda vai até o dia 18 na capital do Rio de Janeiro. 

Se escolherem a masculina, a primeira bateria a entrar no mar terá Adriano de Souza estreando contra o havaiano Sebastian Zietz e o português Tiago Pires, com Gabriel Medina já começando a defender a liderança do ranking mundial na segunda com o carioca Raoni Monteiro e o australiano Adrian Buchan. Se for a feminina, a sul-africana Bianca Buitendag, a havaiana Coco Ho e a australiana Nikki Van Dijk, vão abrir o Billabong apresenta Rio Women´s Pro na quarta-feira.

O Billabong Rio Pro será transmitido ao vivo pelo www.aspworltour.com em inglês e em português pela equipe da ESPN Brasil. Já para assistir de perto as grandes estrelas do surfe mundial, basta apenas arrumar um lugar na areia do Postinho porque não há cobrança de ingressos para o público, o espetáculo é de graça. O grande atrativo este ano é o bom início de temporada dos brasileiros, que lideram três dos quatro rankings mundiais da ASP. 

O paulista Gabriel Medina está na frente da corrida pelo título mundial desde a sua vitória na primeira etapa na Gold Coast. Outro paulista, Adriano "Mineirinho" de Souza, também venceu uma prova na Austrália, o ASP 6-Star de Sydney, para assumir a ponta no ranking do ASP Qualifying Series 2014. E a cearense Silvana Lima passou a liderar este ranking de acesso para o WCT com o título conquistado no último domingo no ASP 6-Star da Nova Zelândia.

Silvana precisa ficar entre as seis primeiras do ASP Women´s Qualifying Series para recuperar a sua vaga na elite das top-17 da ASP perdida no ano passado. A cearense foi convidada para representar o país na etapa brasileira do Samsung Galaxy ASP Women´s Championship Tour e está escalada para estrear na terceira bateria, encabeçada pela atual campeã mundial e líder do ranking 2014, Carissa Moore, do Havaí, além da neozelandesa Paige Hareb.

Tanto no feminino como no masculino, esta rodada de apresentação dos melhores surfistas do mundo não é eliminatória. Quem vencer as baterias avança direto para a terceira fase, mas quem perder terá uma nova chance de classificação na repescagem. Enquanto Silvana é a única brasileira no Billabong apresenta Rio Women´s Pro, no Billabong Rio Pro o time verde-amarelo estará completo com seus sete integrantes da elite dos top-34 - Gabriel Medina, Adriano de Souza, Miguel Pupo, Filipe Toledo, Jadson André, Raoni Monteiro e Alejo Muniz - reforçado ainda pelos dois que participarão como convidados, o atual campeão brasileiro David do Carmo pela organização do evento e Peterson Crisanto pela Billabong.

COLETIVA DE IMPRENSA - Os principais concorrentes ao título mundial neste início de temporada estiveram na coletiva de imprensa realizada na tarde da terça-feira no Royalty Barra Hotel. O paulista Gabriel Medina, sentou entre os campeões mundiais Mick Fanning e Joel Parkinson e foi o principal alvo das perguntas dos jornalistas. Depois, ele permaneceu na sala por cerca de uma hora a mais, só para atender pacientemente as entrevistas exclusivas dos canais de televisão e dos repórteres dos principais jornais do Rio de Janeiro.

"Nem eu e acho que ninguém no Brasil iria imaginar que um brasileiro estaria liderando o ranking, até porque a Austrália é um lugar que eu achava que não ia conseguir bons resultados", disse Gabriel Medina. "Estou feliz por estar na frente do ranking e isso não me incomoda não. Eu continuo fazendo o mesmo de sempre, que é tentar surfar o melhor possível nas baterias e quero sair daqui ainda na liderança do ranking. Tenho treinado para isso e aqui no Rio de Janeiro, nós brasileiros, temos uma vantagem que é a torcida na praia que não existe em nenhum lugar do mundo. Então, estou animado e confiante em conseguir um bom resultado neste evento, até porque temos uma boa previsão de ondas para o período do campeonato". 

O atual campeão mundial, Mick Fanning, que vem de vitória na última etapa da "perna australiana" em Bells Beach, também falou sobre a etapa brasileira do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour. "Eu gosto bastante desta etapa aqui no Brasil, das pessoas, do lugar, da praia e o Rio de Janeiro é uma cidade linda. Nossa expectativa sempre fica mesmo para que dê boas ondas no campeonato. Estou com boas pranchas, então é tentar fazer o melhor possível para ir passando as baterias. Espero conseguir um bom resultado para seguir brigando pelas primeiras posições no ranking".

PERNA AUSTRALIANA - Nas três etapas da "perna australiana", ninguém conseguiu tirar o primeiro lugar no ranking do brasileiro Gabriel Medina. O fenômeno de Maresias conquistou uma vitória inédita para o Brasil na prova que abriu a temporada 2014 do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour na Gold Coast, depois foi barrado pelo australiano Josh Kerr nas quartas de final em Margaret River e ficou em nono lugar em Bells Beach, perdendo o duelo brasileiro para o defensor do título desta última etapa na Austrália, Adriano de Souza.

O taitiano Michel Bourez ganhou a prova de Margaret River e Mick Fanning a de Bells Beach, quando assumiu a terceira posição no ranking, atrás ainda de Joel Parkinson, vice-campeão na final contra Gabriel Medina na Gold Coast. O quarto colocado é Kelly Slater, seguido por Taj Burrow e Adriano de Souza. Outro brasileiro que começou bem a temporada na Austrália foi Miguel Pupo, que divide a nona posição com o norte-americano Nat Young.

Já no Samsung Galaxy ASP Women´s Championship Tour, quem largou na frente foi a pentacampeã mundial Stephanie Gilmore. Depois tiveram duas finais entre a atual campeã mundial Carissa Moore e a australiana Tyler Wright, com a havaiana ganhando as duas para se isolar na ponta do ranking. Gilmore caiu para o segundo lugar e já é seguida de perto por Tyler Wright, que defende o título de campeã do Billabong apresenta Rio Women´s Pro no Rio de Janeiro. Pela primeira vez em muitos anos, nenhuma surfista da América do Sul faz parte do seleto grupo das top-17 do ASP World Tour.

PREVISÃO RIO DE JANEIRO

TRANSMISSÃO AO VIVO

PRIMEIRA FASE DO BILLABONG RIO PRO - Vitória=Terceira Fase / 2.o e 3.o=Repescagem:

1.a: Adriano de Souza (BRA), Sebastian Zietz (HAV), Tiago Pires (PRT)

2.a: Gabriel Medina (BRA), Adrian Buchan (AUS), Raoni Monteiro (BRA)

3.a: Taj Burrow (AUS), Adam Melling (AUS), Brett Simpson (EUA)

4.a: Joel Parkinson (AUS), Jeremy Flores (FRA), Glenn Hall (IRL)

5.a: Kelly Slater (EUA), Mitch Crews (AUS), Peterson Crisanto (BRA)

6.a: Mick Fanning (AUS), Kolohe Andino (EUA), David do Carmo (BRA)

7.a: Josh Kerr (AUS), Bede Durbidge (AUS), Dion Atkinson (AUS)

8.a: Jordy Smith (AFR), Fredrick Patacchia (HAV), Travis Logie (AFR)

9.a: Julian Wilson (AUS), Filipe Toledo (BRA), Aritz Aranburu (ESP)

10: Nat Young (EUA), Miguel Pupo (BRA), Alejo Muniz (BRA)

11: Michel Bourez (TAH), Owen Wright (AUS), Jadson André (BRA)

12: John John Florence (HAV), C. J. Hobgood (EUA), Matt Wilkinson (AUS)

PRIMEIRA FASE DO BILLABONG APRESENTA WOMEN´S RIO PRO - 1.a=Terceira Fase / 2.a e 3.a=Repescagem:

1.a: Bianca Buitendag (AFR), Coco Ho (HAV), Nikki Van Dijk (AUS)

2.a: Sally Fitzgibbons (AUS), Dimity Stoyle (AUS), Johanne Defay (FRA)

3.a: Carissa Moore (HAV), Paige Hareb (NZL), Silvana Lima (BRA)

4.a: Tyler Wright (AUS), Pauline Ado (FRA), Tatiana Weston-Webb (HAV)

5.a: Stephanie Gilmore (AUS), Laura Enever (AUS), Alana Blanchard (HAV)

6.a: Lakey Peterson (EUA), Malia Manuel (HAV), Alessa Quizon (HAV)