#ecologia 

Bandeira Azul na Prainha

A ASAP, em toda sua história, sempre cuidou da Prainha

01/Out/2012 - ASAP Prainha Rio - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Atualmente, com parcerias de peso como o Instituto E, FEE, Instituto Ratones, Bandeira Azul, Prefeitura e entidades não governamentais, estamos buscando para a Prainha - RJ o certificado do Projeto Blue Flag, ou Bandeira Azul, que é um selo internacional de qualidade e balneabilidade das praias.

No Brasil, o Instituto Ambiental Ratones (IAR) é o representante nacional do Bandeira Azul (Operador Nacional). O IAR tem como principal parceiro a Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, responsável pela articulação da rede de organizações não governamentais (ONGs), que facilitarão o processo de implementação do Programa Bandeira Azul em todo Brasil.

O projeto já acontece em várias praias do mundo e vem ajudar algumas transformações que já vinham sendo feitas na Prainha.

“O principal objetivo do PROGRAMA BANDEIRA AZUL é elevar o grau de participação e conscientização da sociedade, e gestores públicos sobre os benefícios e a necessidade de se proteger os ambientes marinho/costeiros e lacustres, incentivando a realização de ações que conduzam à resolução dos problemas existentes na busca da qualidade e proteção ambiental.”

I. A. Ratones

Hoje, 01 de outubro de 2012, saiu o resultado positivo da candidatura da Prainha. Nosso próximo prazo é até 15 de dezembro de 2012 para cumprir com todos os 32 critérios para hastear a bandeira nessa primeira temporada.

Maiores informações: http://webpagebrasil.com.br/sites/admin/000049/arquivos/files/CRITERIOS%20BANDEIRA%20AZUL%20PRAIAS.pdf

Estão sendo feitas diversas melhorias na Prainha, tal como a construção de um novo banheiro com uma nova fossa atendendo melhor os frequentadores; melhorias na acessibilidade para portadores de necessidades especiais, troca do deck, novos acessos para a areia, um novo guarda-corpo, novo posto de salva-vidas, sinalização proporcionado segurança, coleta seletiva, sinal de telefone, projetos ambientais, etc.

“A praia deve ser de livre e franco acesso em qualquer sentido e direção.”

I. A. Ratones

Ao ser perguntada pela ASAP sobre os próximos passos para obter o selo Blue Flag, Leana Bernardi - Coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul do IAR, nos conta que para estruturar a praia é necessário vontade política, dinheiro e uma boa equipe de trabalho. Mas é uma ação pontual.

ASAP: Uma vez que a Prainha conseguiu ser aprovada para conseguir a certificação do Bandeira Azul, pode-se dizer que começam agora os maiores desafios?

Leana: “A parte mais difícil realmente é a gestão e manutenção de toda a estrutura e serviços que uma praia Bandeira Azul demanda. Obter a Bandeira é uma grande responsabilidade que deve ser traduzida em mudança de comportamento e gestão responsável. Hastear a bandeira é somente o início do processo de mudança.”

ASAP: Pode-se dizer que é necessário uma equipe para manter essa estrutura?

Leana: “O trabalho de gestão se constrói e evolui a cada dia e é muito vulnerável. Grandes conquistas podem ruir se não houver continuidade e dedicação. A manutenção da certificação depende de todos, dos governantes, dos gestores, da sociedade civil organizada e principalmente dos usuários da praia.”

ASAP: Percebe-se que é uma atividade que transforma positivamente os valores e educação dos indivíduos, para se obter sucesso do trabalho, Você concorda com essa idéia?

Leana: “Sim, com certeza é um trabalho que deve tornar-se hábito e com o tempo vai evoluindo e se aperfeiçoando. O propósito principal do programa é que a mudança de comportamento aconteça gradativamente tornando a gestão da praia cada vez menos complexa.”

ASAP: E como funciona a educação ambiental para a manutenção da Bandeira Azul?

Leana: “A informação e educação ambiental é o grande diferencial e objetivo principal do Programa Bandeira Azul. Além de premiar as boas práticas em praias e marinas. O Programa ambiciona promover uma mudança no comportamento dos usuários e gestores desses espaços. Entendemos que todo o esforço empenhado na conquista da certificação somente trará resultado e fará sentido quando todos os envolvidos possuírem o mesmo grau de entendimento do ambiente em que estão inseridos e principalmente da importância em promover a conservação desses espaços.”

ASAP: Qual o papel principal que a Asap irá desempenhar na gestão do Programa Bandeira Azul?

Leana: “A ASAP tem o papel de ONG Local, é a organização que prestará apoio ao Operador Nacional (IAR-Instituto Ambiental Ratones). A Asap será um braço do Operador Local auditando e fiscalizando a praia diariamente para que problemas possam ser resolvidos conforme vão surgindo com maior agilidade. E não se enganem... sempre acontecem coisas malucas durante a temporada, vocês sabem disso. Desta forma a ONG local faz parte da gestão do programa como auditor e se algo mais grave acontecer poderão até retirar a bandeira sempre com a autorização do Operador Nacional.”

A ASAP conta com seus fundadores, associados e frequentadores das praias nessa nova etapa, com mais esse passo, que reforça todo nossos laços de movimento da sociedade e dos valores ambientais, de preservação, do esporte, do cuidado e amor ao nosso Santuário.