#saúde #comportamento 

Aviso: O Surf é um Vício!

Gerrit - WaveButler.surf

"O surf é um vício!" você ouve seus amigos dizerem. E, por mais ridículo que possa parecer, há razões científicas pelas quais essa afirmação é 100% verdadeira.

Alguma vez você já se perguntou por que seu cérebro inteligente tem que pensar em surfar de vez em quando? Você já se perguntou por que você gostaria de injetar a próxima onda, ou pelo menos as sensações que vêm com ela, diretamente em suas veias? Estes são os sinais de marca da dependência. E para descobrir se isso é realmente o caso para você, podemos proceder sistematicamente.

Em primeiro lugar, queremos propor a seguinte hipótese: Surf é um vício. Podemos passar por alguma literatura para testar essa hipótese. Mas vamos deixar isso para mais tarde e esclarecer o significado da palavra "vício" em primeiro lugar. Aqui está o que Wolfram Alpha diz:

nome    Ser anormalmente tolerante e dependente algo que é psicologicamente ou fisicamente um hábito (especialmente álcool ou entorpecentes).

Você é anormalmente tolerante a algo enquanto surfa? O seu poder de remada e a sua resistência aumentam com a frequência com que você surfa? Convenientemente, quanto mais energia você tem para remar, mais tempo você pode permanecer na água surfando. Assim, você construiu uma tolerância de exaustão. Na minha própria experiência, você constrói bastante tolerância quando se trata do tamanho das ondas que você quer surfar. Quanto mais você surfa, as ondas que você pega se tornam maiores e mais casca grossa.

Magicamente, você necessita uma dosagem maior de surf bom, comparado com aqueles dias em que você começou a surfar, quando você ficava feliz em botar os seus pés em uma prancha por 2,13 segundos sem cair. De acordo com Wolfram, surfar claramente cai no reino de coisas dignas de vício.

A próxima seção afirma que um vício influencia o seu comportamento. Uma vez eu escrevi um artigo sugerindo que há momentos em que as ondas podem ter uma maior prioridade do que as mulheres na vida de um homem. O ponto é, nós podemos facilmente provar que o surf influencia nossas vidas e impacta o nosso comportamento.

Existem 1.000 maneiras diferentes que eu poderia apontar o surf influenciando a minha vida, mas vou ficar com uma declaração mais geral: Você tem a opção de parar de surfar, mas você não vai fazer isso. Marque isso como um outro sim no argumento de que o surf é uma atividade viciante.

Agora que sabemos que o surf geralmente cumpre todas as condições básicas para um vício. Mas o que a ciência realmente diz sobre o surf como um vício?

Para este propósito, estamos deixando de lado as divagações nebulosas e nos concentramos nas coisas reais. Então aqui está um fato: um vício está intimamente ligado à liberação de um neurotransmissor chamado dopamina. A maior liberação de dopamina é registrada como prazer e alegria por nossos bonitos cérebros. Em termos evolutivos, a dopamina é responsável por você continuar fazendo o que for necessário para sobreviver. Em outras palavras, a dopamina é liberada naturalmente como uma recompensa sempre que você está fazendo algo certo.

O que isso tem a ver com o surf, você pode se perguntar? Bem, o corpo não só libera grandes quantidades de dopamina através de drogas, mas também quando estamos tendo relações sexuais, quando comemos, e você adivinhou, quando surfamos. O livro Blue Mind é um exemplo muito bom.

Ele afirma que um surfista iniciante recebe uma explosão de dopamina quando fica em pé em uma prancha, porque ele não sabia que era capaz de fazer isso. Para o iniciante, ficar de pé em uma prancha foi um sucesso inesperado, que por sua vez foi recompensado pelo cérebro. Agora o iniciante quer ficar de pé em uma prancha novamente, perseguindo o que libera mais dopamina. Através deste processo de recompensa simples, ele ou ela vão aprender a surfar.

O oceano em que nós surfamos é um ambiente constantemente em mudança. Ele fornece o cenário perfeito para você desenvolver um vício completo. O oceano está se movendo e você nunca pode dizer com certeza onde e quando você está indo para obter a sua satisfação seguinte. Agora entenda que o cérebro libera quantidades extra altas de dopamina sempre que você conseguir uma recompensa inesperada, assim como aprendemos com o surfista iniciante. Quando você progride em suas habilidades de surf, a recompensa inesperada pode ser algo tão simples como pegar uma boa onda. Isso nos traz de volta ao ponto em que a pessoa viciada está constantemente procurando.

Você também pode comparar o surf como um vício ao jogo e vai encontrar um monte de semelhanças. Ambos caem na categoria de vícios comportamentais. O comportamento comparável com o jogo é que você não sabe se e quando você vai ganhar. Quando você ganha, você experimenta um impulso de felicidade e prazer, recebendo essa recompensa inesperada do cérebro. Esta experiência extremamente positiva será suficiente para você voltar a jogar novamente.

A liberação de dopamina é um sistema inteligente projetado por nossos cérebros para garantir que o ser humano sobreviva em seu ambiente. O cérebro libera o neurotransmissor quando comemos, fazemos sexo ou mesmo quando estudamos. A manipulação da liberação e a quantidade liberada de dopamina através de drogas ou através de um determinado comportamento, desempenha um papel muito importante em diferentes formas de dependência.

Com relação ao surf, podemos entender que o cérebro libera dopamina em muitas situações diferentes. Se é a antecipação de um swell, pensando sobre o seu próximo surf, ou o simplesmente o sentimento de sucesso quando você pegou uma onda surpreendente. A combinação de neurotransmissores (incluindo dopamina, adrenalina e serotonina) não são apenas responsáveis ​​pelos surfistas aproveitarem o momento, mas também por trazê-los de volta ao mar novamente.

Basicamente, eu só queria te dizer que você é um "bendito" viciado. Mas eu tenho certeza que você conhece alguns outros viciados como você. Então você não está sozinho!

Gerrit

Fonte: Wave Butler

 

Galerias | Mais Galerias