#tubarões #política #animais 
Queensland - Austrália

Australianos Mudando em Favor dos Direitos dos Tubarões

ABC News Austrália

Abate de tubarões: Legislador do Governo Federal Andrew Laming se diz "profundamente desconfortável" com a política

Um legislador do Governo Federal diz que ele está "profundamente desconfortável" o com abate de tubarões e espera que um pedido do Governo da Austrália Ocidental para estender o seu abate seja rejeitado com base em evidências científicas.

 Andrew Laming, do partido Queensland Liberal Nacional diz que o abate vem acontecendo há décadas em seu estado, mas que "não fazem isso direito."

"Eu sou um Queenslander que assisti o abate por muito tempo [e] estou profundamente desconfortável com isso", ele disse à ABC.

"Eu sou um frequentador do oceano e eu sempre espero que eu vá ser capaz de fazer isso com segurança, mas é preciso lembrar que estamos em seu território, não no nosso. "

Ele diz que os protestos de milhares de australianos contra o Governo Australiano do Oeste mostra que a comunidade está mudando em favor dos direitos do tubarão.

"Eu acho que cada vez mais o que eu estou vendo ao longo dos últimos anos, é uma mudança no sentido de compreender e apreciar o direito do tubarão de viver em suas próprias águas, e que quando entramos nessas águas estamos efetivamente entrando em seu território", ele disse.

Dr. Laming diz que a educação, não o abate, é a chave para a redução de mortes do oceano.

"Eu tenho em mente que o meu próprio estado natal vem fazendo isso há décadas, mas que não significa que seja certo", disse ele.

Dr. Laming diz não há dados suficientes coletados para avaliar se deve ou não haver o abate de tubarões para reduzir as mortes no mar.

Como a política de tubarão capturar e matar da Austrália Ocidental enfrenta um desafio de corte, ver o que está realmente envolvido em medidas de controle de tubarão.

Ministro do Meio Ambiente Greg Hunt pediu uma "avaliação ambiental completa" da estratégia de mitigação da  Austrália Ocidental antes de decidir se deve ou não conceder autorização para uma segunda rodada de abate.

A  Austrália Ocidental pode matar tubarões até 30 de abril, mas vai precisar de autorização do Governo Federal para realizar quaisquer abates para além dessa data.

"Eu reconheço a importância da segurança humana, como foi o caso para a isenção original para permitir ações limitadas para proteger nadadores após o recente aumento dos ataques de tubarão em duas pequenas áreas de uma linha costeira ao longo de 12.500 quilômetros", disse Hunt, em um comunicado.

"O Governo Federal está disponibilizando 379.000 dólares para pesquisas sobre a população de tubarões brancos.

"Eles vão tentar localizar áreas de juvenis e de berçário para permitir a marcação genética e eletrônica, para construir um maior perfil da população e as tendências."

O grupo ambientalista Sea Shepherd ontem falhou em uma tentativa de obter uma ordem judicial para impedir abate do Governo da Austrália Ocidental.

O Sea Shepherd entrou com uma ação no Supremo Tribunal da Austrália Ocidental, argumentando que a política de criação de linhas de bóia com iscas ao largo das praias em Perth estava operando sem a devida autorização.

Mas o tribunal decidiu que as isenções feitas no âmbito da Lei de Gestão de Recursos pesqueiros eram válidas.

Reportagem traduzida do original da ABC News

Galerias | Mais Galerias