#picos 
Portugal

As Cinco Melhores Ondas de Portugal

Nicky Kelly

Portugal está rapidamente se tornando um destino de surf favorito da Europa. Não é um exagero dizer que lá praticamente tem tudo.

Todo o tipo de onda que se possa imaginar, cenário épico, sol quente uma boa parte do ano, picos desertos (às vezes) e melhor de tudo uma fonte infinita de pastéis de nata. Viajo a Portugal desde 1996 e muitas vezes passo metade do meu ano lá. Enquanto os picos abaixo não compõem uma lista definitiva, é uma idéia sobre o que Portugal tem a oferecer.

1. O Canhão de Nazaré

Esta pacata aldeia de pescadores no centro do litoral de Portugal tornou-se o lar da mais famosa onda do país.

Nazaré sempre teve uma relação difícil com o oceano, muitos dos habitantes são pescadores e uma grande quantidade de famílias já perderam amigos e parentes no mar devido às ondas pesadas e tempestades. Quando vem o tempo de inverno o 'Canyon do Norte' começa a quebrar contra os rochedos. Os moradores começaram por volta de 2005 a fazer surf de tow-in mas não foi até 2011 que a atenção das pessoas se voltaram para elas, quando o havaiano Garret McNamara foi rebocado na onda e quebrou o recorde mundial do Guinness ao surfar a maior onda da história.

O brasileiro Carlos Burle, o surfista português Antonio Silva e Andrew Cotton da Inglaterra, entre outros, também já surfaram lá quando ela quebra grande, e a brasileira Maya Gabeira foi nocauteada e quase morre lá. Muitas pessoas visitam o local apenas para ver alguns dos melhores surfistas de ondas grandes do mundo, mas não se pode esquecer, longe da onda gigante, que tem alguns picos de surf mais consistentes de Portugal.

2. Supertubos, Peniche

Antes de Nazaré, Supertubos era o pico mais conhecido de Portugal. Um tipo de onda completamente diferente de Nazaré, é um beach break desprotegido aberto que pode trabalhar até os 20 pés. Supertubos é parte da península de Peniche, que tem ondas em torno dela, quebrando em quase todas as direções, ou seja, não importa qual o vento e swell, há surf quase todos os dias do ano.

Peniche tornou-se o destino de surf mais visitado de Portugal. Enquanto não existem uma bela cidade antiga e tradicional, como alguns dos outros picos de Portugal, o que faz a fama dele é o surf para todos os padrões e uma consistência que não pode ser encontrada em outros lugares. Todo mês de outubro Supertubos acolhe os melhores surfistas do mundo no Rip Curl Pro. A competição é geralmente uma das últimas da tour mundial por isso é sempre muito competitiva e incrível de se assistir da praia. Supertubos é um tubo muito rápido que quebra num banco de areia rasa. É definitivamente apenas para surfistas experientes. Lá tem um ótimo café para apreciar o surf e fácil acesso com um grande estacionamento.

3. Coxos, Ericeira

Considerada por muitos como o melhor pico em Portugal, Coxos fica a norte da cidade tradicional Portuguesa de Ericeira. É um tubo para a direita que quebra sobre uma laje. Funciona melhor em maré baixa e quando funciona realmente funciona. Coxos tem relativamente fácil acesso, mas há uma grande caminhada com um monte de pedras afiadas e alguns ouriços do mar, então pise com cuidado. Ericeira recentemente ganhou o título de Reserva Mundial de Surf. O que isto significa, essencialmente, é que ela é reconhecida como uma das melhores áreas de surf do mundo e que qualquer desenvolvimento de terra que poderia impactar o surfe tem de ser votado por um comitê local de surfistas.

Ericeira é uma delícia para passear, ande nas poucas ruas de paralelepípedos antigos e você poderá voltar uns 100 anos. Isso até que você veja alguém a surfando abaixo dos penhascos da cidade. Há pelo menos mais 3 ou 4 ondas que poderiam entrar em um top 5 somente da Ericeira, incluindo Cave, uma das mais pesadas ​​em Portugal.

4. Carcavelos, Lisboa / Cascais

Muitas vezes referida como o berço do surf Português, Carcavelos fica a 20 minutos do centro de Lisboa. A praia tem mais de 1,5 km de extensão, e tem alguns picos diferentes espalhados que aceitam desde iniciantes em aprendizado até experientes atrás de tubos de classe mundial. É um beach break rápido que segura muito bem ondas maiores, e a água é muito limpa, o que é estranho para o que é essencialmente uma cidade do surf. Há sempre um grande agito em torno da praia no verão. Metade de Lisboa pode ser encontrada se bronzeando na praia ou relaxando nos cafés de praia. Há boas instalações, incluindo chuveiros e estacionamento. A praia geralmente detém alguns eventos e festivais de surf a cada ano que varia desde o Campeonato Nacional até competições mundiais. Carcavelos está na fronteira entre Lisboa e Cascais. Indo mais para oeste, ao longo da costa e você vai encontrar muitos picos de surf diferente, alguns ótimos para longboard e SUP e alguns picos abrigados das grandes ondas para o surf no inverno.

5. Buarcos, Figueira da Foz

Fazer um top 5 sempre divide opiniões e é claro que não é um top 5 definitivo. As ondas acima estariam na maioria dos top 5 para Portugal das pessoas, mas a última escolha pode surpreender. Buarcos é uma pequena vila de pescadores localizada ao longo da costa central, perto de Figueira da Foz. É provavelmente a onda mais longa de Portugal, se extendendo às vezes por mais de 200 metros na maré alta. Pode muitas vezes não oferecer tubos, mas produz ondas esculpidas de classe mundial que podem durar para sempre. A desvantagem é que a remada sempre vai ser longa, a vantagem é que pode espantar o crowd. Esta área de surf em Portugal central continua a ser um dos segredos por descobrir, a maioria das pessoas tendem a surfar mais perto das áreas mais povoadas ou seja, há muito menos crowd na água aqui.

Fonte: Surfholidays.com

Galerias | Mais Galerias