Andre Silva em Pantin

Essa foi onde teve a penúltima etapa da perna Europeia deste ano

06/Nov/2012 - André Silva - Espanha

Pantin faz parte da região da galícia e fica bem ao norte do continente Europeu, já fazendo fronteira com nossos colonizadores, Portugal. Por uma estranha razão, nessa região a água é bem fria, se comparada com outras praias e sempre há previsão de boas ondas por lá. Com centenas de picos espalhados em sua costa. Pegando swell tanto de sul como um que chega mais do norte.

A cidade é bem pequena, e visivelmente afastada dos grandes centros urbanos. Um lugar tranquilo com pessoas tranquilas e uma ótima culinária local. Já havia participado desse evento, alguns anos atrás e percebido o potencial das ondas daquela região. Uma vala muito boa de direitas e esquerdas que quebram próximas de uma montanha. Protegendo assim, as ondas dos fortes ventos que chega de sul praticamente todos os dias.

O campeonato é bem tradicional e atrai competidores de todas partes do mundo. Apesar de fica situada em uma zona rural, o clica é bem festivo e as pessoas são muito comunicativas e receptivas.

O lugar ideal pra quem procura descanso, boas ondas com pouco crowd. Boa comida e paisagens realmente de encher os olhos de qualquer viajante.

Estive nessa trip na companhia de alguns amigos brasileiros. Foi muito divertido poder mais uma vez, contar com a vibe de todos durante as baterias e compartilhar dessa viagem com pessoas tão divertidas. Alguns anos atras, estive nessa mesma praia, competido neste mesmo evento. Como em muitas situações quando estou competindo. Optei por surfar umas esquerdas que praticamente não existiam nessa dia de sol, dois metros de ondas e muita dificuldade pra chegar ao outside. A tática era simples. Somar logo no inicio duas ondas e procurar não perder tempo com a forte corrente e arrebentação que estava apavorando todos os atletas. Optando muitas vezes por fazer uma estrategia diferente. Naquele dia em Pantin, surfei a minha esquerda nota 10! Logo após surfar um tubo longo e profundo e finalizar com um floater bem forte na junção.

Coisas que acontecem quando se estar competindo com os melhores atletas do mundo. Você realmente tem que está preparado. Pra não cometer tantos erros e não desperdiçar tantas oportunidades. Nessa bateria estava comigo o atleta baiano e parceiro de viagens Bernardo Lopes. Local da praia do forte na Bahia. Bino, sofreu justamente com a forte corrente nessa bateria e com as dezenas de ondas fechando que surfou.

O mesmo, fez um belo pódio esse ano. Competindo e surfando muito, e vencendo alguns favoritos na competição. Um deles Messias Félix, que havia recentemente vencido a etapa de Açores e estava surfando como poucos.

Naquela mesma praia que o assombrou anos atrás. Bino, representou muito bem o Brasil e fechou bem sua participação na perna Europeia. voltando pra casa com alguns mils a mais na conta e um belo troféu pelo terceiro lugar no evento.

Pantin, deixa saudades e boas lembranças para mim. Acredito que para muitas pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer suas ondas, culinária e pessoas que lá vivem.

Editei um vídeo com algumas paisagens. Atuações de alguns brasileiros e estrangeiros durante o evento.

Espero que curtam e possam nos acompanhar nas próximas aventuras pelo mundo.

O sonho só é vivido por aquele que acredita que é possível!

Boas ondas e boa trip a todos.