#organização #tubarões #ecologia 
Costa Rica

Amantes dos tubarões suportados pelo ato de conservação da Costa Rica

Costa Rica expandiu uma área marinha protegida ao redor do parque nacional da ilha Cocos, salvaguardando um total de um milhão de hectares, cheia de grandes tubarões e tartarugas marinhas ameaçadas de extinção

O Seamounts Marine Management Area ou Área Marina de Manejo Montes Submarinos, irá conservar todo um ecossistema marinho e proteger um grupo de montanhas submarinas sudoeste da Ilha Cocos. A Presidente Laura Chinchilla Miranda formalizou a área protegida em um decreto executivo na quinta-feira, dizendo: "Esta é uma responsabilidade histórica com a qual pretendemos estabelecer parâmetros claros para defender uma das maiores zonas de riqueza marinha do mundo: A ilha Cocos"

Localizado a 550 quilômetros ao largo da costa da Costa Rica, no Oceano Pacífico, a cerca de 30 horas a partir do continente de barco, a ilha Cocos tem apenas 20 km de circunferência. É conhecida pela abundância de tubarões que vivem em suas águas, incluindo o tubarão gralha branca dos recifes, os tubarões-baleia enormes, e os tubarões-martelo.

A nova área protegida vai trazer esperança para o tubarão-martelo e a tartaruga de couro, duas espécies ameaçadas de extinção. grandes migrações de tubarão-martelo, tubarão de gralha-branca e os peixes do oceano profundo, como o atum, que passam perto da ilha Cocos. Os tubarões-baleia e as raias também são abundantes.

O decreto prevê que o Sistema Nacional de Unidades de Conservação tem os recursos financeiros necessários para atender as necessidades de gestão e desenvolvimento da Área de Manejo Marinha Montes Submarinos, além de financiamentos, contribuídos pela Costa Rica a partir dos próprios orçamentos dos estados.

As águas em torno da ilha Cocos suportam mais de 30 espécies endêmicas marinhas encontradas em nenhum outro lugar do mundo. A enorme área protegida será cinco vezes maior que o Parque Nacional existente em torno da Ilha Cocos, que atualmente é um Patrimônio Mundial da UNESCO e uma zona de pesca totalmente protegida de quase 200 mil hectares.

as tartarugas estão listadas como criticamente ameaçadas de extinção na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. A população da Costa Rica de tartarugas diminuiu 40 por cento nos últimos oito anos, e 90 por cento nos últimos 20 anos, em parte devido à perda de ovos até a colheita ilegal em locais de nidificação.

Os tubarões-martelo estão na lista de espécies globalmente ameaçadas de extinção, e são frequentemente alvo de pescadores por suas barbatanas, que são valorizadas pela sopa de barbatana de tubarão. Ambos os tubarões-martelo e as tartarugas morrem quando são capturados acidentalmente em operações de pesca comercial.

Galerias | Mais Galerias