Altas ondas na quarta-feira no Pontal de Baía Formosa
No terceiro dia dos confrontos previsão se confirmou, o swell entrou e fez a máquina do Pontal funcionar durante toda a quarta-feira e a festa do excelente público que vibrou muito com as atuações dos melhores atletas profissionais do país
09/Nov/2011 - Comunicando surf - Baía Formosa - Rio Grande do Norte - BrasilEles estão em Baía Formosa disputando além do título da oitava etapa do Circuito Nordestino de Surf Profissional, a premiação de 30 mil reais, 2 mil pontos no Tour Nordestino, 1000 no Brasil Tour e a coroa de Rei do Nordeste nesta que é válida como última etapa de Tríplice Coroa Pena.
Excelentes ondas com tamanho de 1 metro a 1 metro e meio na série e formação constante quebraram perfeitas sobre a laje durante todo o dia e esquentaram ainda mais as disputas deste, que já é o sexto dia do Pena Surf Festival.
Os potiguares Alan Jhones, campeão do Tour em 2009, e Ítalo Ferreira roubaram os holofotes com apresentações extraordinárias e mostraram que são fortes candidatos ao título surfando em casa.
No terceiro round, assim como segundo, Ítalo não tomou conhecimento dos seus adversários. Em uma onda da série, ultrapassou todos os limites com manobras super modernas para arrancar dos árbitros a nota máxima do evento, 10, que somado ao 9.37 que já havia colocado na conta registrou 19.37 pontos dos 20 possíveis e saiu do mar sob aplausos da grade torcida local. Júnior Lagosta, destaque no dia de ontem, avançou junto com ele para as quartas-de-final.
“A bateria foi perfeita! Surfei duas ondas muito boas logo no início e já me senti tranqüilo”, disse Ítalo. “Saí do mar e peguei minha prancha que costumo chamar de “Burra Preta”, risos... Assim que voltei encontrei a onda perfeita que me rendeu a nota 10, estou muito feliz!”, vibrou o jovem atleta, ainda amador, de apenas 17 anos.
Alan Jhones, atleta que ocupa cadeira cativa no pelotão de frente da ANS, e um dos candidatos ao título de Rei do Nordeste, também fez bonito nas boas ondas do Pontal, apresentou um vasto repertório de manobras muito bem executadas e somou, na fase 3, 18 pontos. Para começar o espetáculo surfou uma onda que valeu 8.43, em seguida já dropou encaixando em um belo tubo e saiu rasgando forte para finalizar e conseguir uma nota no critério excelente, 9.57. Neste embate quem avançou junto com Alan foi o cearense Itim Silva.
Hoje, os atletas esbanjaram estilo e sofisticação nas perfeitas condições do mar, Alan Donato (PE) foi mais um que se destacou. Mostrou um surf arrojado e radical e, repetindo o feito da fase anterior, comandou as ações durante toda a bateria, fez 9.50 e 7.83 para avançar na prova e deixar com o segundo posto Erbeliel Andrade, que só conseguiu se classificar na última onda, e com um placar muito apertado, sobre o ainda jovem mais muito talentoso Gabriel Farias, que assim como Donato é local da baía de Maracaípe.
Halley Batista também deu seu show à parte, avançou para a rodada dos 24 melhores após fazer o que exige a comissão técnica para soltar uma nota no critério excelente, uma grande variação de manobras passando por aéreos, floaters batidas e cut backs bem finalizados totalizando 15,70. O Cometa, como é conhecido, continuou abusando do estilo nas oitavas de final, registrou 9.57 e 5.17 para vencer o atual campeão do Tour Bruno Galini que também encontrou as boas, obteve 12.83, e segue firme rumo ao título da etapa.
A previsão para amanhã é de que o evento tenha início às 8hs com as baterias das quartas-de-final e ondas ainda melhores.
O Pena Surf Festival tem transmissão ao vivo através do site www.pena.com.br e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande no Norte, Prefeitura Municipal de Baía Formosa, Empetur, Seel, Matesa, Filati, Erbele, Starboard, Haco, Blocos Teccel, Pranchas BF. Divulgação: Surf Tv, Surfbyte, Tropical FM, Rádio Mix, Revistas Fluir e Wave Wind, Sites Surfguru e Cearasurf, Vida Surf, Waves, Surfbahia, canais de TV Woohoo e ESPN.
Realização: ABRASP, ANS, FESURF e TOP 16 Promoções.