#previsão #tsunami #ondas grandes #fenômenos naturais 
Japão

Alerta de Tsunami no Pacífico

CNN

Um alerta de tsunami foi emitido para o Havaí e todos os países do pacífico após um forte terremoto atingir a costa do Japão

Os alertas de tsunami foi emitido nesta sexta-feira para pelo menos 20 países e numerosas ilhas do Pacífico, incluindo Japão, costa da Rússia e ilhas Marcus, Marianas do Norte, Ilha Wake, Taiwan e Guam.

As pessoas ao longo das áreas costeiras são orientadas a abandonar o local, oficiais de emergência advertiram.

O tsunami pode causar danos "ao longo das costas de todas as ilhas, no estado do Havaí", advertiu o NOAA dos EUA, em um boletim emitido na quinta-feira 21:31 hora local havaiano. "Medidas urgentes devem ser tomadas para proteger vidas e propriedade."

As ondas devem atingir em torno de Havaí 10:00h desta sexta-feira, hora de brasília.

A lista de países ameaçados pelo tsunami inclui: Filipinas, Indonesia, Papua Nova Guiné, Australia, Fiji, Mexico, Nova Zelandia, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicaragua, Panama, Honduras, Chile, Equador, Colombia, Peru e os EUA.

Tsunamis são uma série de ondas do mar, que podem durar de cinco a 15 minutos e provocar grandes inundações em áreas costeiras. Uma sucessão de ondas pode bater - muitas vezes maiores do que a primeira, disse o meteorologista da CNN International Ivan Cabral.

Um tsunami está varrendo o Oceano Pacífico, após um terremoto de magnitude 8,9 atingiu a costa nordeste da ilha de Honshu, no Japão. A tv NHK japonesa mostrou imagens de carros, barcos e edifícios - alguns deles em chamas - no interior em Miyagi.

O tremor é o maior terremoto desde que o terremoto de 9.0 graus atingiu a região de Banda Aceh, na Indonésia em 26 de dezembro de 2004, provocando um enorme tsunami que matou dezenas de milhares de pessoas em mais de uma dezena de países ao redor do Oceano Índico.

As ondas gigantes podem viajar a velocidades de 800 km por hora. O terremoto, inicialmente relatado como um terremoto de 7,8, foi atualizado para um terremoto de 8.8. O epicentro foi a 373 km (231 milhas) de distância da capital, Tóquio, informou o USGS americano, e 24 quilômetros de profundidade - uma profundidade relativamente rasa.

"Quando você salta de uma magnitude 7 para uma magnitude 8, não é 10 vezes mais forte, é 1000 vezes mais forte", disse Cabrera. "Com o terremoto que 8,8 raso, perto da costa, haverá mais de um tsunami."

O terremoto ocorreu cerca de 14:40 hora local sexta-feira em Tóquio, interrompendo uma tarde ensolarada de primavera.

"Você poderia dizer esse era diferente no mesmo instante ... você literalmente não poderia ficar em pé, pois a terra estava tremendo muito", disse Matt Alt, que mora no lado oeste de Tóquio. "Nós temos terremotos de tempos em tempos, mas nunca senti nada como a magnitude literal deste terremoto".

Os incêndios foram registrados em torno de Tóquio, e um grande incêndio em uma refinaria de petróleo de Chiba a nordeste de Tóquio enviou fumaça negra para o céu, informou a NHK.

O Tsunami de 2004 do Oceano Índico matou cerca de 250.000 pessoas em 14 países. Aquele tsunami, que lavou comunidades inteiras, causaram quase US $ 10 bilhões em prejuízos e mais vítimas do que qualquer outro tsunami na história, de acordo com as Nações Unidas.

Galerias | Mais Galerias