#tubarões 

África do Sul instala rede contra tubarões

A versão experimental vai ser instalada em Janeiro em Fish Hoek onde já aconteceram 2 ataques mortais desde 2004

12/Set/2012 - Maria Pessanha - África do Sul

Ainda faltam alguns meses, mas em Janeiro será definitivamente seguro nadar e surfar na praia de Fish Hoek, na África do Sul. A praia procurada sobretudo por famílias terá uma versão experimental de uma rede, desenhada para impedir a passagem dos tubarões que têm afetado negativamente o turismo no local.

Supostamente a rede seria instalada no próximo mês, no entanto, teve de ser adiada devido ao momento ser o grande pico dos tubarões na zona e também o começo da época das águas quentes, tal como confirmou Gregg Oelofse, responsável pela política e estratégias ambientais locais.

Oelofse afirmou também que a permissão para instalar a rede ainda está sendo emitida e que está estudando juntos dos pescadores locais, que impacto poderá a rede ter na pesca.

Desde 2004 houve 3 ataques naquela praia, 2 deles mortais e são avistados muitos a vaguear pela zona entre Outubro e Dezembro. Ainda esta semana, a cidade alertou os banhistas para o aumento dos tubarões na área a partir de agora.

A versão experimental da rede vai funcionar durante um ano e o objetivo é determinar se a praia fica mais segura e se afeta a restante vida marinha e os pescadores.

O plano inicial era da rede fazer um espaço seguro de cerca de dois campos de rugby, contudo, já foram feitas mudanças.

Esta medida está causando alguma polemica entre os ambientalistas que afirmam que 3 ataques em tantos anos não justificam a implementação da rede que irá prejudicar outras espécies como golfinhos, tartarugas, baleias, leões marinhos, entre outras.