#ação ambiental #educação #impacto #poluição 
Brasil

Ações práticas no dia a dia para diminuir seu impacto no meio ambiente

Equipe Surfguru

Algumas dicas simples que você pode implementar na sua rotina e diminuem o seu impacto no meio ambiente

Você já parou pra observar a sua volta e na sua rotina como alguns hábitos podem fazer a diferença no cuidado com o nosso planeta? Sim, é um trabalho de formiguinha, mas sem dúvidas já passou da hora de repensar e mudar nossos hábitos caminhando para regeneração da nossa casa, o simples pode ser grandioso! E por onde começar?

Aqui no Surfguru a gente tá sempre se questionando sobre isso e, aproveitamos para preparar uma lista com algumas dicas simples e valiosas a convite da nossa cerveja oficial, Corona. E vale um lembrete aqui, compartilhar essas dicas e levar essa mensagem para mais pessoas tá entre os itens da nossa listinha.

Diminuir o impacto no meio ambiente é uma responsabilidade de todos nós, não existe fora e, o lixo não é meu ou seu, é nosso! Repensar cada um de nossos hábitos é extremamente importante, é indispensável analisar o que consumimos e como descartamos. Repensar exige que você faça várias perguntas pra si mesmo: Você descarta seu lixo da forma correta? Você compra só o que precisa ou compra por impulso?

Olhe a sua volta, reflita, repense e busque sempre informações! Bora pras dicas?

1. Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Adote o lema dos "3 Rs" para minimizar a quantidade de lixo que produzimos. Reduza o consumo, reutilize itens sempre que possível e separe o lixo reciclável de forma correta. Separe o lixo seco (papel, plástico, vidro e metal - não esqueça de lavar antes de descartar) do orgânico (restos de alimentos, como frutas e verduras, entre outros) e destine-os corretamente. O lixo seco deve ir para a reciclagem e o lixo orgânico para a compostagem.

2. Economize água

Ao economizar água, ajudamos a garantir que esse recurso vital e finito esteja disponível no futuro. Feche a torneira enquanto escova os dentes, tome banhos mais curtos e conserte vazamentos em casa. Utilize água de reuso para atividades como regar as plantas.

3. Economize energia

Desligue os aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso, troque lâmpadas incandescentes por LED e aproveite ao máximo a luz natural. Opte por caminhar, andar de bicicleta ou usar o transporte público sempre que possível, reduzindo a emissão de gases poluentes. Menos carros em uso significa menos emissão de gás carbônico no meio ambiente. Menos emissão de gás carbônico significa menos do gás que contribui consideravelmente para as alterações climáticas.

4. Consumo consciente

Prefira produtos duráveis e de qualidade, evitando compras por impulso. Dê preferência a produtos reciclados e com embalagens sustentáveis. Sabemos bem como é difícil resistir a uma promoção e se deixar levar pela frase: "mas está tão barato". 

Como a gente falou ali em cima “Não existe fora”, qualquer tipo de material tem um impacto no meio ambiente e além de destinar corretamente os resíduos sempre vale o questionamento “Será que eu preciso mesmo disso?” antes de comprar.

5. Reduza o uso de plástico

Evite o uso de sacolas plásticas descartáveis e opte por sacolas reutilizáveis. Recuse canudos plásticos e escolha produtos com embalagens de materiais mais sustentáveis. Leve a sua garrafinha de água sempre com você! O plástico é um material altamente resistente à decomposição natural, pode levar centenas de anos para se decompor completamente. E o que acaba acontecendo? Os plásticos se acumulam em aterros sanitários, oceanos, rios e outros ambientes naturais, causando danos à vida marinha e aos ecossistemas terrestres.

6. Faça compostagem

Faça a compostagem de resíduos orgânicos, como restos de comida e folhas, para produzir adubo natural para suas plantas. Com a compostagem, você estará desviando resíduos orgânicos, como restos de comida, cascas de frutas, vegetais, folhas e outros materiais biodegradáveis, do fluxo de lixo tradicional. Isso vai reduzir a quantidade de lixo enviado para aterros sanitários, ajudando a diminuir a poluição ambiental e a conservar espaço em aterros.

Foto de Sasha Kim no Pexels

A compostagem ajuda a reduzir a necessidade de utilizar fertilizantes químicos e outros produtos sintéticos no solo. Isso contribui para a preservação dos recursos naturais, já que a produção de fertilizantes químicos consome muita energia e matérias-primas.

7. Opte por produtos ecológicos

Escolha produtos de limpeza e higiene pessoal que sejam biodegradáveis e menos tóxicos para o meio ambiente. Experimente fazer os seus próprios produtos com ingredientes naturais ou consuma de marcas que você confia, ou que contém certificações de que estão no caminho certo em relação ao impacto do meio ambiente.

Foto de Antoni Shkraba no Pexels

8. Reduza o consumo de carne

A indústria pecuária é responsável por uma grande parte das emissões de gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global e as mudanças climáticas.

9. Participe do movimento

Participe de iniciativas locais de preservação ambiental, limpezas de praias, parques e outras ações que buscam a conservação da natureza. Fizemos um post aqui com algumas iniciativas amigas do meio ambiente que vale o check.

A Corona, cerveja oficial do Surfguru, promove e participa de muitas iniciativas que buscam reduzir o impacto do meio ambiente e conscientizar as pessoas sobre a importância de repensar as nossas ações. Vale dar uma olhada no site deles pra conhecer um pouco mais sobre essas iniciativas também: https://www.corona.com/pt-br/sustentabilidade

10. Incentive a sustentabilidade

Inspire outras pessoas a adotarem hábitos mais ecológicos. Lembra do trabalho de formiguinha? Inspirando outras pessoas e fazendo o nosso vamos fazendo a diferença!

Foto de Inna Rabotyagina no Pexels

Dá um check no outro post que fizemos com essa mesma pegada pra ficar ainda mais afiado no cuidado com os oceanos e com o meio ambiente.

Lembrando que cada pequena ação conta e que a mudança começa em cada um de nós. Ao adotar essas práticas no dia a dia, contribuímos para a proteção do meio ambiente e para um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

Vamos juntos?

Galerias | Mais Galerias