#impacto #poluição #surf #ação ambiental #educação 
Brasil

Dicas para surfar num mar mais limpo

Equipe Surfguru

Aproveitando o movimento #julhosemplastico, bora ver o que a gente pode fazer pra deixar os oceanos mais limpos?

O mar é a nossa segunda casa. Ele está lá todos os dias esperando pra gente surfar sem que a gente tenha que pagar pra isso. Não só surfar, mas também para ser fonte de renda, ser instrumento de pesquisa e para praticar mais uma infinidade de esportes. Porém a gente precisa lembrar que essa "segunda casa" precisa ser cuidada e preservada, afinal de contas ninguém quer surfar num mar sujo e poluído. Hoje a gente vai compartilhar seis dicas valiosas para surfar em um mar mais limpo e saudável. Bora praticar um surf mais limpo e consciente e, se conectar mais com a natureza e manter nossa paixão pelo surf em harmonia com o meio ambiente.

Foto de Inchs no Pexels

1- Descarte corretamente o seu lixo

A dica mais prática e importante de todas! Grande parte do lixo que a gente encontra nas restingas, praias e mares é oriundo de descarte incorreto, muito antes de chegar no mar. Então proteger e cuidar do mar começa em casa, separando o lixo e descartando ele no lugar certo. Informe-se onde você mora, na sua cidade, bairro, condomínio, como é feita a separação e o recolhimento do lixo para que ele não vá parar no lugar errado. 

2- Consuma produtos pro surf de forma consciente

Foto de Lucas Andrade no Pexels

Evite o uso de produtos químicos prejudiciais para o meio ambiente! Muitos produtos que a gente usa no surf, principalmente parafinas e protetores solares possuem em sua composição químicos nocivos e derivados de petróleo, entre outros, que são prejudiciais para a saúde dos ecossistemas marinhos (e até para a sua saúde). Tente sempre optar por filtros solares e parafinas biodegradáveis, amigas do meio ambiente. Procure marcas que ofereçam produtos específicos para surfistas, e que, ao mesmo tempo, levem em consideração a sustentabilidade e o respeito aos oceanos.

3- Esteja ciente das condições e regulamentações locais

Antes de sair para surfar,principalmente se for num lugar onde nunca surfou ou que não conhece tanto, pesquise sobre se aquele local é uma área ambiental protegida. Alguns locais possuem restrições para preservar áreas sensíveis, como corais ou áreas de nidificação de animais (posturas de ovos, como aves e/ou tartarugas marinhas). Ao respeitar essas regulamentações, você demonstra seu compromisso com a preservação e contribui para a conservação dos ecossistemas marinhos. Também esteja atento a possíveis locais de descarte inadequado de esgoto e poluição industrial nas proximidades, evitando surfar nessas áreas.

4- Leve seu saquinho, recolha o seu lixo, e use itens reutilizáveis

Sempre leve um saco para recolher o seu lixo e, se possível, recolha também o lixo deixado por outras pessoas na praia. Assim você evita que o lixo chegue no mar e afete a vida marinha! Nessa rotina, procure ter sua própria garrafinha de água, copo reutilizável e até talheres. Tenho certeza que isso não ocupa muito espaço na sua bolsa. Dessa forma você evita comprar água de garrafinhas descartáveis, e ainda pode tomar aquele mate ou açaí sem ter que descartar mais um copinho ou colher de plástico desnecessariamente, além de dar o exemplo, inspirando seus amigos surfistas a fazerem o mesmo. 

Foto de Lucien Wanda no Pexels

E um plus: promova ações de conscientização entre os surfistas locais e incentive a organização de mutirões de limpeza. Limpar as praias não é a solução, mas serve para entendermos quais tipos de lixo chegam ali, de onde ele vem e, a partir daí, pensar em substituições e mudança de hábitos do nosso dia-a-dia para que isso não aconteça. Se a gente produzir menos lixo, vai ter menos lixo na praia, certo?

5- Informe-se, conheça e apoie organizações e projetos ambientais

Existem várias organizações e projetos dedicados à preservação dos oceanos. Pode ter um na sua cidade, ou no seu pico e você nem sabe. Informe-se sobre essas iniciativas e, se possível, apoie com doações ou até trabalho voluntário mesmo. Compartilhe informações sobre essas organizações nas redes sociais e incentive outros surfistas a se envolverem nessas causas. 

Vale também participar de eventos e campeonatos que promovam a sustentabilidade e a conscientização ambiental. A preocupação com a sustentabilidade não deve se limitar apenas às práticas individuais dos surfistas, mas também pode se estender a outras áreas do esporte. Por exemplo, muitos campeonatos de surf estão cada vez mais conscientes do seu impacto ambiental e estão adotando medidas para minimizá-lo. Desde a redução do uso de plástico até a implementação de programas de compensação de carbono, esses eventos estão dando um passo importante em direção a um surf mais sustentável.

Nessa linha, a gente pode trazer como exemplo a cerveja Corona, que tem se destacado como líder em sustentabilidade nos eventos de surf ao longo do tempo, demonstrando um compromisso sólido com a preservação ambiental.  Em suas participações, a marca tem adotado medidas concretas para reduzir o uso de plástico, e apoiar iniciativas de limpeza das praias. Durante os eventos, a Corona busca eliminar o plástico de uso único - os descartáveis - substituindo-o por materiais mais sustentáveis, como copos biodegradáveis e embalagens recicláveis.

Estrutura do Bar 100% Natural da Corona no Vivo Rio PRO 2023, todo feito de argila e areia.

Para reforçar seu compromisso com a limpeza das praias, a Corona incentiva a realização de mutirões de limpeza e fornece recursos para a retirada de resíduos das areias, restingas e mangues. Essas ações concretas da Corona são exemplos inspiradores de como uma marca pode fazer a diferença e contribuir para um ambiente mais limpo e preservado durante os eventos de surf. Conheça mais sobre os projetos de sustentabilidade da Corona aqui.

6- Consuma de forma consciente

O consumismo é um problema que contribui e muito no aumento da produção de lixo no mundo. Quando você consome e compra coisas que não precisa, aquilo acaba sendo descartado, muitas vezes sem ter o uso de forma devida, diminuindo a vida útil daquele item ou produto, que muitas vezes vai parar… no lixo. O que você pode fazer então? Se você comprou algo que não foi útil pra você, tenha comprado por impulsividade ou não, primeiro: tente dar outro uso para o que você comprou. Segundo: se não tem uso pra você, doe. Tenho certeza que outra pessoa pode estar precisando!

No mais, precisando realmente comprar algo, compre de forma consciente e de marcas que tem um compromisso com a preservação do meio ambiente e dos oceanos, como é o exemplo da cerveja Corona. Ao escolher produtos de marcas comprometidas com o meio ambiente, você contribui para a conscientização e incentiva outras empresas a adotarem práticas sustentáveis. 


Pronto, agora você já tá preparado ecologicamente pra ir surfar!

Temos certeza que se você seguir essas dicas, seu surf vai ser muito mais gratificante. Cuidar do ambiente marinho é essencial para garantir a saúde dos oceanos e a nossa também. Sem ele a gente nem estaria respirando!

Lembre-se de que cada pequena ação importa. Bora surfar com consciência e respeito, mantendo o mar como nossa segunda casa, limpinha e bem cuidada. Juntos, a gente pode fazer a diferença e garantir que as futuras gerações também possam desfrutar do surf de forma mais consciente, num mar mais limpo, saudável e preservado.

Galerias | Mais Galerias