#ondas grandes #tow-in #tecnologia #surf 
Jaguaruna - Santa Catarina - Brasil

A segurança no surf a reboque (tow-in)

Thiago Jacaré

Respeito e segurança pelo oceano devem ser o primeiro passo para surfistas que se propõem a surfar as maiores ondas do planeta.

No entanto, o que vemos hoje é um número maior de surfistas despreparados e inexperientes se aventurando em ondas gigantes, é, mas, não da pra vacilar, ondas grandes são capazes de causar fatalidades aos seres humanos.

O correto é você estar preparado, em boa forma, bem treinado, pronto para tomar a decisão certa em situações de perigo. No TOW IN, o surfista depende muito de seu parceiro para poder resgatá-lo. As estatísticas são boas, nenhum surfista morreu fazendo tow in, sendo que por enquanto o surf a reboque é menos perigoso, se for praticado com segurança.

O ditado do surf a reboque é bem conhecido ` se você não é capaz de remar numa onda de 20 pés, não tente ser rebocado em uma onda com mais de 25 pés, com isso as chances de você morrer são grandes`.

Pode até parecer fácil surfar ondas grandes rebocado, mas é apenas ilusão, exige muito treino, preparo e confiança, pois tudo é muito irado, mas lembrem que erros existem, e podem ser fatais.

O tow-in surgiu para viabilizar o surf em ondas gigantes, mas também pode ser praticado em ondas pequenas, porém algumas regras devem ser respeitadas.

Com o surgimento deste maravilhoso esporte, pode se afirmar ` não existem mais ondas que não possam ser surfadas`, quanto maior, melhor.

Só um dilema, onde iremos encontrar as maiores ondas do planeta? No pacífico? No Atlântico Sul? Quem sabe no mar do Norte?

A única coisa que se sabe é que estão todos os towsurfers de plantão, a espera de grandes swells, não importa o tamanho quanto maior a onda, maior é a adrenalina.

ATOW-INJ fone: ( 048) 9151- 4080 ou ( 048 ) 9612- 1296

atow-inj@hotmail.com

Galerias | Mais Galerias