#ondas grandes #big surf #surf #internet #fenômenos naturais 
Brasil

A grande ressaca de abril no Brasil

Surfguru

Um ciclone extra-tropical, localizado no meio do oceano Atlântico, provocou a maior ressaca que se tem notícia nos litorais Sul e Sudeste do Brasil.

A ressaca atingiu o seu ponto máximo no litoral Sul e Sudeste do Brasil no sábado, 9 de abril, com a maior intensidade registrada no litoral carioca, onde foram vistas ondas de até 5 metros de altura.

Com a ressaca se movendo para o Norte em direção ao litoral do Nordeste a maioria dos picos começaram a quebrar em todos os estados até Pernambuco.

No domingo ondas ainda passavam dos 3 metros de altura em boa parte do litoral do Rio, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Alagoas. Com tendência de queda acentuada nos litorais Sul e Sudeste.

Na segunda-feira as ondas continuam a tendência de queda no Sul, Sudeste, e na Bahia, nos outros estados do Nordeste foi registrado o maior dia das ondas, e o mar voltou ao 'normal' na terça na maioria dos estados.

No Sul da Bahia e no Espírito Santo o vento ainda mantém uma intensidade razoável no alto-mar gerando muitas vagas até a quarta, mas a tendência é de normalização na quinta-feira.

Durante estes dias de ondas épicas foram registradas muitas histórias interessantes de surfe em ondas grandes e perfeitas.

O Brasil Surf Pro, a primeira etapa do circuito brasileiro profissional, que foi realizado na praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral Norte de São Paulo, teve que ser interrompido por um dia porque o mar ficou muito grande.

No litoral do Rio de Janeiro Carlos Burle, Eraldo e outros surfistas descobriram um pico novo de ondas grandes quebrando dentro da baía de Guanabara, próximo ao Pão de Açúcar.

Leiam sobre estas matérias nos links relacionados nesta página.

Abaixo existe a transcrição de uma sessão de surfe feita pelo big rider Rodrigo Koxa no Guarujá:

Por Rodrigo Koxa: Pela direção do swell, minha expectativa de surfar no Guarujá era o “outside“ da praia das Astúrias, o Canto do Galhetas.

Fui lá ver as condições as 06:40 da manhã e me deparei com um mar que jamais havia visto antes em minha cidade. Resolvi tentar surfar “na remada” alguma daquelas ondas perdidas no mar a dentro, com minha gunzeira 9′8 que uso para surfar em Mavericks.

Foi bem difícil chegar ao out side com tal prancha por não conseguir furar as ondas. Também não foi fácil o posicionamento, pois as ondas quebravam por todos os lados não havendo uma bancada definida.

Resumindo a história, foram as maiores ondas que já surfei no Guarujá e embora não serem ondas cavadas por não haver bancada rasa no out side, elas estavam com uma força que eu jamais havia presenciado aqui na pérola do Atlântico. Obrigado Guarujá, adorei a experiência!!!

Não posso deixar de contar que, no dia seguinte, a minha cordinha estourou enquanto eu estava lá fora e só consegui sair do mar em frente ao Sobre as Ondas, quando minha prancha já se encontrava batendo nas pedras. Para sair do mar, precisei ficar nadando por mais de meia hora. Foram dias diferentes de ondas no Guarujá! Quando será o próximo? Valeu, estes dias ficarão na lembrança!

A história acima foi transcrita do Blog do Koxa:

http://blogdokoxa.com/

Se voce tiver alguma história sobre ondas grandes como esta, com fotos de preferência, nos envie para ser publicada.

ALOHA, e até o próximo swell!!

Links Relacionados:

Ressaca no Rio revela novo pico de ondas grandes

O primeiro Brasil Surf Pro 2010 em Itamambuca

Galerias | Mais Galerias