#session #surf 

A centímetros da Morte: Teahupoo Explode Com Força Destruidora

05/Fev/2005 -

Em um momento de desafio à morte a esquerda pesada de Teahupoo exibiu seu pleno potencial letal aos melhores surfistas do mundo presentes para o Billabong Pro Tahiti servindo ondas monstruosas de 5 a 6 metros.

Enquanto os 45 top masculinos e 17 mulheres top começaram a chegar na pequena aldeia de pesca ontem à noite para o maior show de surf da terra e o terceiro acontecimento do Foster` s Men` s World Tour, um forte pulso de energia do Oceano pacífico fez a pesada onda de Teahupoo (Cheo-poo) reviver a sua reputação como uma das ondas mais pesados do mundo.

Na vista da elite do mundo, incluindo o três vezes campeão mundial Andy Irons, Bruce seu irmão mais novo, o surfista de ondas grandes Shane Dorian e os paparazzi do surf, o taitiano Raimana Van Bastoloer ficou a alguns centímetros de perder a sua vida em um dos mais radicais momentos de quase-colisões jamais testemunhado.

Quando o local foi rebocado numa onda de 4 metros pela manhã, seu piloto de jetski Reef Macintosh foi pego no pelo lip da onda e foi incapaz de sair dela, o jetski foi arremessando pelo lip diretamente sobre o caminho de Van Bastoloae. Que botava pra dentro numa imensa onda tubular, Van Bastoloae furou a onda no último segundo, o jetski abandonado passou de raspão pela sua cabeça e foi lançado diretamente sobre o recife raso.

` Via uma coisa preta pela lateral do meu olho, eu furei a onda com minha cabeça e então eu não sei o que aconteceu depois,` disse Van Bastoloer. ` Via esta coisa vindo e me perguntava onde está o cara que pilota ele? então eu vi o Recife começando a surgir e perdemos o jetski, mas uma coisa boa eu não perdi meu amigo e minha vida, então está OK.`

Van Bastoloae que é famoso por pegar algumas das maiores ondas em Teahupoo já vivenciou vários momentos perigosos, mas hoje foi o mais próximo da morte. Apesar da milagrosa escapada de uma morte certa, Van Bastoloer continuou a pegar as ondas enquanto o swell continuava a aumentar por todo o dia até beirar o inacreditável no final do dia.

` É o mais pesado até agora, o que aconteceu hoje foi a primeira vez e espero que seja a última, você ainda pode substituir um jetski mas você não pode substituir o seu corpo.`

O Irons estavam sentados no canal ali perto, depois de testemunhar a sessão da manhã na segurança relativa de um barco próximo. Depois que chegar em Teahupoo tarde ontem à noite, o campeão ainda não tinha sido rebocado nas infames esquerdas e o incidente com o jetski pouco afetou a sua confiança.

` Isso foi a coisa mais pesada eu jamais vi,` Irons disse. ` Meu bom amigo Reef guiava o jetski e ele pulou fora, quase foi junto com o lip e o esqui passou perto da cabeça de Raimana, ele errou a cabeça dele por aproximadamente 15 centímetros, foi psico.`

` Foi loucura, era a primeira vez que eu fui rebocado lá fora e foi uma experiência surpreendente,` disse Irons. ` As ondas não eram idealmente perfeitas, haviam pequenas lombadas mas quando elas vinhas era tão grosso e pesado que era maravilhoso.`

O Billabong Pro wildcard Manoa Drollet (Tah) escolheu a bomba do dia que muitos locais disseram que foi maior do que qualquer onda jamais surfada em Teahupoo antes. O campeão das triagens gozou alguns dos momentos de parar o coração sendo rebocando com Irons. O par agora se enfrentará na mesma arena na bateria de abertura da competição.

` Eu tenho Manoa em minha bateria e ele é o cara mais duro da competição inteira, então eu sinto que se passar por ele eu posso ganhar, então eu estou me preparando para o começo da competição.`

O Dorian, que veio no vôo semanal de sábado do Havaí ontem com o piloto de jetski de 21 anos Ian Walsh, entrava diretamente na zona de decolagem sem esperar por uma série, o surfista que já foi WCT pegou três enormes tubos de backside antes que qualquer pessoa tenha pego qualquer onda.

` Estava Maravilhoso lá fora hoje de manhã,` disse Dorian. ` Viajamos ao redor o mundo e nós vemos tantos picos, se é Baía de Waimea, Jaws, Mavericks ou Pipeline, nós já surfamos tudo isso e não há nada que chegue perto deste lugar. É até agora além de qualquer outro, tratando-se de intensidade e força.`

A previsão indica uma leve queda durante a noite com ondas 2-3 m esperadas para o começo do acontecimento oficial em 5 de maio.

Links Relacionados:

Billabong Pro Tahiti