#animais #surf #financiamento coletivo #ajuda 
Califórnia - Estados Unidos

A Cadela Surfista Ricochet, que Ajuda Pessoas com Deficiência

Emily Bates - The Surf Channel

Às vezes, os talentos mais inspiradoras não vêm de anos de treinamento, mas a partir da mais profunda paixão. Para Ricochet a cadela a serviço do surf, este tem sido sempre o caso.

Depois de uma experiência incrível, com um menino de 14 anos de idade, que é tetraplégico, Ricochet descobriu sua paixão no surf e de ajudar aos outros.

A proprietária da Ricochet, Judy Fridono, tinha originalmente a matriculado no treinamento de cães de serviço quando ela era um filhote, no entanto, a jovem golden retriever tinha muito interesse em perseguir pássaros, esquilos e qualquer outra coisa que se movesse. Embora ela tenha sido liberada do programa, Fridono não desistiu da capacidade de Ricochet de ajudar e tomou a decisão de dar-lhe a liberdade de escolher o que ela gostaria de fazer.

Ouça Fridono contar a história inspiradora de dedicação e amor para trabalhar com pessoas com deficiência, de angariação de fundos para organizações sem fins lucrativos, e colocando sorrisos em milhares de rostos.

"Há algo especial sobre ela, eu sempre digo que ela é uma cadela comum com um espírito extraordinário." , diz Judy Fridono.

Como Ricochet começar a surfar com as pessoas com deficiência?

Judy Fridono: Ricochet era para ser uma cadela de serviço para alguém com deficiência, mas ela tinha muito interesse em perseguição de aves, esquilos e qualquer outra coisa que se movesse, de modo que ela não poderia se tornar uma cadela de serviço. Eu tive que tirá-la do programa, mas eu ainda queria que ela fizesse alguma coisa, e minha idéia era ela fazer alguma captação de recursos.

Havia um menino na época que tinha quatorze anos e era um surfista. Ele era tetraplégico, ele sofreu um acidente quando era um menino. Ele era um surfista e ele ainda estava passando por recuperação, reabilitação e tal. Eu sabia que o seguro não cobria sua reabilitação, assim eu chamei a mãe dele para ver se ela estaria interessada em fazer alguma captação de recursos para ele. É claro que ela disse que sim, e minha ideia era que ele fosse para a praia com Ricochet, que já era um cão surfista, ela iria surfar em sua prancha e Patrick, o menino, iria surfar na prancha dele. Eles iriam compartilhar uma onda, mas cada um em suas próprias pranchas individuais, eles foram empurrados na mesma onda, poderiam surfar juntos e usaríamos aquele material para mostrar às pessoas o que eles tinham em comum.

Fomos para a praia naquele dia e eles surfaram algumas ondas juntos, ótimo e divertido, mas em um certo momento, quando chegaram na terra, Ricochet pulou da prancha dela para a de Patrick. Era basicamente a idéia de Ricochet surfar junto com Patrick na prancha dele. Nós não tínhamos uma prancha grande o suficiente conosco para acomodá-los, então alguém correu para casa pegar uma prancha, e foi como se eles tivessem surfado juntos a vida toda. Ricochet decidiu que queria fazer isso. Agora a chamamos de uma cadela surfista que quer ajudar as pessoas com deficiência, de uma forma muito diferente, através do surf.

Você teve que treinar Ricochet?

Fridono: Não, é ela. É o que ela escolheu fazer, ela pulou em cima da prancha. Na verdade, quando ela fez naquele dia, eu disse para a equipe que eu teria que confiar nela, porque nunca fizemos isso antes. Nenhum deles nunca tinha feito isso antes, então praticamente todos depositaram a sua confiança na cadela e ela retribuiu. Desde então, ela surfou com outras pessoas com diferentes deficiências. É seu instinto e o que ela se preocupa em fazer. Ela tem total controle sobre isso, eu realmente não lhe digo o ou a ensino. Ela só faz o que ela quer.

Você tenta ajudar outros cães a encontrar a sua paixão pelo surf?

Fridono: Ricochet me levou em uma jornada diferente e ela me mantém muito ocupada, então eu não tenho muito tempo para fazer isso. Mas não, eu não treino outros cães, e eu não estou tentando treinar outros cães para surfarem, porque o que ela representa é ser um indivíduo e deixar os outros serem quem eles realmente são. Ao tentar treinar um outro cão para fazer isso, não é puro, é o homem interferindo, ao invés de deixar cada cão ser quem eles são como um indivíduo. Portanto, esta é a sua vocação e é isso que ela faz e nós encorajamos as pessoas a descobrir a vocação deles, seja o seu cão ou o seu filho, ou quem quer que seja. Ao invés de ter as suas expectativas, apenas deixe-os ser e descobrir o seu dom.

O que há em Ricochet que toca tantos corações?

Fridono: Essa é uma boa pergunta. Há algo de especial sobre ela, eu sempre digo que ela é uma cadela comum com um espírito extraordinário. Ela é comum, ela se mete em roubadas, ela nem sempre faz o que eu quero que ela faça. Isso faz parte da sua mensagem, permitir que as pessoas serem o que são. Ela tem alguma coisa com ela, ela cria laços com as pessoas instantaneamente e acho que ela dá a cada pessoa com quem interage um pedaço de seu coração. Seja o que for que a pessoa precisa, acho que ela lhe proporciona, mesmo que eles não sabem o que seja. Ela tem esse senso nela que é capaz de tocar o coração das pessoas. Mesmo as pessoas que assistam a um vídeo, que não conhecem ela, sentem algo. É um dom, não é nada que tenha feito. A única coisa que fiz foi tomar uma decisão, deixá-la ser quem ela é e eu não vou esperar que seja mais além disso. É ela que está liderando toda essa jornada.

Como Ricochet lhe inspirou?

Fridono: Eu sempre digo que ela mudou o meu caminho quase que por padrão. Eu não sei se ela estava lá com o objetivo principal de me ajudar ou mudar a minha vida, mas viver no estilo de vida dela criou uma mudança em mim e eu vivo a minha vida muito diferente [ agora ]. Eu sempre fui uma pessoa pessimista e pensava que o mundo era perigoso, lugar ruim, e haviam pessoas más aqui. O que eu aprendi é que há pessoas más, mas há muito mais coisas boas do que você pode imaginar. Então, agora, eu estou cercado por bondade e percebo que é a verdade. Eu não tento controlar a vida, porque nós tentamos controlar o destino e a vida, mas quando nos tocamos da realidade, não temos absolutamente nenhum controle. Então, eu desisti do controle e decidi que vou deixar a vida me levar.

Você está preocupada que os outros tentem forçar seus cães a surfar com as pessoas?

Fridono: É uma preocupação porque, obviamente, você tem pessoas que são deficientes e as suas vidas estão nas suas mãos. Se você está querendo fazer isso porque você acha que é legal ou algo assim, você pode acabar com uma tragédia. Então eu não incentivo isso, porque se Ricochet está fazendo isso de coração, então é isso que ela quer fazer e o que ela nasceu para fazer. Tentar recriar isso somente por uma questão de recriar, eu acho que não é uma boa idéia. Então, como eu disse, em vez disso, tentar incentivar as pessoas a descobrir o que seus cães gostariam de fazer.


Existem organizações específicas que Ricochet está trabalhando no momento?

Fridono : Ela trabalha com muito poucas. Um grande número de organizações como a Life Rolls On, Best Day Foundation, Surfers for Autism, todos estes os tipos de programas que ela trabalha. O seu vídeo se tornou viral, por isso havia tanta atenção que tentamos redirecionar a atenção para outras causas que precisam dela. Então, ela fez aumentar a conscientização e arrecadou fundos para salvamentos animais e coisas desse tipo. Ela já arrecadou para o câncer, câncer de mama, câncer de cachorros, há cerca de 150 causas diferentes que ela já arrecadou dinheiro em 4 anos. Nesta última semana, ou mais para atrás, ela levantou 300.000 dólares e ainda está arrecadando dinheiro.

De que forma se considera o surfe uma terapia para as pessoas?

Fridono: Eu acho que o mar é um elemento de cura, por isso estar no oceano e estar em uma prancha permite que as pessoas com deficiência tenham uma sensação de liberdade. Quando em terra firme ou numa cadeira de rodas, eles têm obstáculos. Eles não podem sair e andar, mas eles podem deslizar sobre a água. A emoção que eu vejo é da mais pura alegria.

Saiba mais sobre Ricochet em SurfDogRicochet.com.

Reportagem traduzida do theSurfChannel.com

Galerias | Mais Galerias