#pororoca #surf #viagens #expedições #notícias #stand up paddle #longboard #cultura 
Chaves - Pará - Brasil

25o SURF NA POROROCA

George Noronha

Município de Chaves-PA se consolida como a nova Capital Nacional do Surf na Pororoca

Entre os dias 3 e 7 de junho o município de Chaves-PA, localizado no Arquipélago do Marajó, atraiu todos os holofotes da imprensa nacional para o evento de comemoração dos 25 anos do surf na pororoca. Pioneiros, entusiastas, surfistas profissionais e amadores, e muitos simpatizantes estiveram reunidos para celebrar os 25 anos das primeiras expedições exploratórias que desvelaram para o mundo um dos fenômenos naturais mais intrigantes e fascinantes de nosso planeta.

Atletas de vários estados do Brasil como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pará, Ceará, Amapá, dentre outros estados, estiveram presentes e puderam testemunhar a força descomunal da Pororoca de Chaves nos quatro dias de surf. Apoiados por uma grande infraestrutura composta por lanchas, jet skis, bananas boat, barcos, hotéis e restaurantes locais, os atletas puderam mostrar todo o talento dos surfistas de maré do Brasil em ondas que chegavam a mais de 50 minutos de duração.

Como era de se esperar para a Lua Cheia do mês de junho, ondas espetaculares fizeram a alegria dos privilegiados presentes à expedição. Um deles, o pioneiro Marcelo Bibita, cearense que desde o início participa das expedições exploratórias da ABRASPO-Associação Brasileira de Surf na Pororoca, falou um pouco de sua experiência:

"A onda veio espetacular em todos os dias! Na melhor seção que eu peguei escolhi ficar mais próximo da margem e pude pegar uma parede muito grande e extensa, em alguns momentos certamente com mais de dois metros de altura. Cheguei a surfar por quase 30 minutos ininterruptos e estou convencido de que a Pororoca de Chaves é a melhor, maior e mais longa onda de maré do Brasil", declarou o pioneiro.

Já para o Presidente da ABRASPO, Noélio Sobrinho, a consolidação de Chaves-PA no cenário nacional do surf na pororoca será um importante motor econômico que irá impulsionar não somente o desenvolvimento da modalidade no país, mas também, que assim como já aconteceu em outros municípios como São Domingos do Capim-PA, irá promover o desenvolvimento social e estrutural de Chaves:

"Aqui em Chaves é possível a realização de grandes campeonatos e demostrações de habilidade em condições impossíveis de conseguir em qualquer praia ou piscina de onda do planeta. O que temos aqui é verdadeiramente uma joia bruta que em muito breve será

lapidada trazendo desenvolvimento e prosperidade sobretudo para os jovens do município", declarou o dirigente.

Outro pioneiro que atesta com todas as letras a superior qualidade da Pororoca de Chaves é Gilvandro Junior. Integrante da primeira expedição exploratória realizada pelo núcleo que iria criar a ABRASPO, há 25 anos atrás, Gilvandro garante que na atualidade, nenhum lugar do Brasil consegue superar o conjunto de condições que tornam a Pororoca de Chaves a melhor do Brasil:

"Eu me sinto muito privilegiado, não somente em ter participado da expedição pioneira da ABRASPO, mas também por ter o fenômeno da pororoca como algo que faz parte da minha vida e história. Já são centenas de operações em pororocas, desde missões de mapeamento, exploratórias, eventos, até freesurf com os amigos. E definitivamente, essa pororoca aqui de Chaves reúne todas as condições para um surfista ter uma experiência completa no fenômeno. E olha que nem estou falando da imersão na natureza, em muitos pontos intocada. Me refiro apenas às condições da onda, como tamanho, tempo de duração e claro, sua perfeição. E sem sombra de dúvidas, nenhuma pororoca que já visitei, com exceção da extinta Pororoca do Rio Araguari-AP, reúne as condições que podemos encontrar em Chaves", afirmou o pioneiro.

CULTURA

O show de surf não foi a única atração do 25o Surf na Pororoca de Chaves-PA. Várias outras atividades fizeram parte da programação e abrilhantaram o evento.

Inauguração da 1a Escolinha de Surf na Pororoca de Chaves

Uma das mais esperadas atividades paralelas do evento foi a Inauguração da 1a Escolinha de Surf na Pororoca de Chaves. Mesmo tendo sido implantada no ano passado, apenas agora a Escolinha foi oficialmente inaugurada, para a alegria de muitos jovens e crianças que sonham com o peculiar estilo de vida do surf e de seus ídolos e receberam mais uma leva de pranchas Collection. Como parte da ação cinco alunos foram escolhidos para acompanhar a operação de surf e ver de perto como tudo acontece, desde a procura da melhor bancada, o lançamento dos surfistas, até o resgate dos mesmos.

Pororoca Ambiental

Ainda na esteira das ações paralelas do evento o Pororoca Ambiental reuniu muitos munícipes em palestras e retirada de lixo do rio, como forma de discutir e repensar o destino dos resíduos sólidos e o enfrentamento das demais formas de poluição do meio ambiente. A grande participação popular demonstrou o interesse que o tema desperta em muitas pessoas, dispostas a atuar diretamente na mudança dessa situação.

Ritual das Águas Auêra-Auára

A principal ação do evento no tocante à sustentabilidade se deu com a realização do já tradicional Ritual das Águas Auêra-Auára, conduzido pelo Legend Marcelo Bibita. O Ritual, além de uma cerimônia de batismo, é um momento de confraternização entre atletas (tribo dos Auêra Auáras) e as pessoas das comunidades locais, visitantes e turistas, e momento de comprometimento de todos na proteção das águas do planeta. A cerimônia representa a união dos povos na proteção das águas através da mensagem que está embutida no significado da palavra Auêra-Auára, que foi criada a partir do termo Wêra, que em Nheengatu, língua compilada pelos padres jesuítas para um maior entendimento dos diversos dialetos usados para comunicação entre os povos originários, significa luz. E Auára, termo complementar que espelha um sentimento bom. O que resulta em uma expressão que pode ser traduzida como: tudo de bom que tenho no coração passando pra você e vice-versa! Isso é Auêra-Auára.

Atualmente, o Ritual das Águas Auera-Auára representa o verdadeiro compromisso do homem com a preservação ambiental de todos os ecossistemas terrestres, e todos os presentes ao evento assumiram esse compromisso fazendo parte do Ritual, que segundo Noélio, foi o melhor e mais organizado já realizado pela ABRASPO.

Luta Marajoara

E fechando com chave de ouro as atividades culturais aconteceu o tradicional combate da Luta Marajoara com uma premiação em dinheiro de R$ 3.000, oportunidade única para os visitantes conhecerem essa que é uma luta genuína do Arquipélago do Marajó.

Um evento que ficou marcado na história do surf brasileiro

A Lua Cheia do mês de junho de 2023 entrou para a história do surfe brasileiro com a realização da maior reunião cultural voltada para a pororoca e seus mais diversos encantos. Com uma supermaré de lua, alguns dos principais surfistas de pororoca do Brasil e outros grandes nomes do esporte, estiveram reunidos em uma confraternização em meio à natureza exuberante da Floresta Amazônica e do Rio Amazonas. Assim, o 25o Surf na

Pororoca de Chaves-PA definitivamente se consolidou como o evento mais importante para o turismo e a Cultura do Surf na Amazônia, entrando definitivamente para o calendário de eventos anuais do Estado do Pará.

"Estamos muito satisfeitos com o evento como um todo. O engajamento social dos munícipes de Chaves, as ondas estavam espetaculares e o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Chaves. Sem o comprometimento do Governador do Estado Helder Barbalho, do Prefeito de Chaves Pr. Zequinha e do Secretário de Esporte e Lazer do Estado Cássio Andrade, não poderíamos estar comemorando o fato de Chaves ter hoje a maior e melhor pororoca do Brasil", concluiu Noélio.

Maiores Informações:

Noélio Sobrinho - (91) 9.8166.7005

O 25o Surf na Pororoca contou com o Patrocínio de Bad Boy, Governo do Estado do Pará, SEEL e Prefeitura de Chaves. Apoio: Pororoca Esportes. Chancela: CBSurf. Realização: ABRASPO e FEPASURF.

Por George Noronha

W. Noronha Comunicação Ltda.

Galerias | Mais Galerias