#estadual #stand up paddle #surf 

1º Campeonato de Stand Up Paddle Tri FM abre inscrições nesta segunda-feira

São Vicente, em breve, tem tudo para se tornar a capital nacional do Stand Up Paddle

07/Out/2013 - Fábio Maradei - São Vicente - São Paulo - Brasil

A previsão otimista é do prefeito da Cidade, Luis Claudio Bili, na assinatura do contrato de patrocínio ao 1º Campeonato de Stand Up Paddle Tri FM, que terá duas etapas, ambas na Praia do Gonzaguinha, nos dias 2 e 30 de novembro, e abre as inscrições já nesta segunda-feira (7).

O encontro, ele foi recebido pelo diretor presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, e o pelo diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, junto com o vereador Junior Bozzella, o secretário de Esportes, Alexandre Morais, e o empresário Reginaldo Ferreira Lima, da Raglan Surf Shop, apoiadora do evento. Na ocasião, o gerente comercial e marketing da Tri FM, Davidson Iuspa, apresentou todos os detalhes da disputa, voltada para amadores e iniciantes. “Estamos com muita expectativa, na certeza de que vamos conseguir alavancar mais uma modalidade na região”, argumentou.

No total, serão 260 competidores, divididos nas categorias open, júnior (nascidos entre 1995 e 1999, inclusive) e master (40 anos em diante), todas no masculino e feminino, além do revezamento misto (14 anos para cima). Eles terão de competir usando as pranchas modelo Fun até 10’6”. O percurso será de três quilômetros, num local abrigado, favorecendo os atletas.

Na reunião, o prefeito Bili era o mais empolgado na reunião, vislumbrando o ganho esportivo e social. “É muito legal. Percebo que para o segundo ano teremos de já pensar em aumentar o número de vagas. São Vicente, a médio prazo, em breve, tem tudo para ser a capital nacional do stand up. Estamos muito felizes com essa prova e já sentimos o cheiro do sucesso”, afirmou Bili.

“O esporte tem um poder social e é a parte mais barata de uma gestão publica, porque faz a prevenção. Envolve os atletas, facilita o combate do que não presta”, acrescentou o prefeito, lembrando que a Cidade já conta com uma escola exclusiva da modalidade, na mesma Praia do Gonzaguinha, com 70 alunos.

O vereador Júnior Bozzella reforçou o ganho social do campeonato. “A cidade necessita e carece de eventos nessa proporção. O stand up é uma referência hoje no Brasil e esse campeonato terá uma importância muito grande na área esportiva. Vai gerar adesão maior no esporte”, ressaltou.

“O favor te ter um evento organizado pelo Grupo A Tribuna, o mais importante da Baixada Santista, respeitado em todo o Estado, no País, vai fazer com que as pessoas que estejam distantes do esporte, à mercê da marginalidade, tendo acesso às coisas negativas, possam vir a ter um apelo diferenciado, com relação à questão social através do esporte”, relacionou.

FORMAÇÃO - Trabalhando diretamente com o esporte, inclusive com apoio a atletas, Reginaldo Lima destacou que o 1º Campeonato de Stand Up Paddle Tri FM será um divisor de águas. “Será um evento de formação. Novos talentos vão surgir a partir dele. É uma responsabilidade socioesportiva que a empresa ligada ao stand up tem de ter e com parceiros desse peso, não podemos esperar outra coisa que o sucesso”, anunciou.

Roberto Santini elogiou a iniciativa de a Prefeitura patrocinar a competição, relacionando-a com a realização do Circuito A Tribuna de Surf Colegial, que este ano completou 18 edições consecutivas, revelando grandes nomes da modalidade e cumprindo uma função social importante na região. “A Prefeitura acertou em apoiar esse evento. Está na vanguarda. O prefeito Bili teve a visão e apostou num projeto que já nasce vitorioso”, disse.

“Estamos numa região litorânea, com mar quente quase o ano inteiro, e ficamos muito felizes de incentivar o surf colegial, que já é uma tradição, e agora o stand up paddle, um dos esportes que mais cresce na nossa região, praticado por todas as idades, um esporte muito social. Assim como o surf colegial, tem tudo para revelar muitos talentos”, complementou.

Marcos Santini também enalteceu a parceria com a Administração Municipal e a escolha do local. “Estamos bem confiantes com o apoio da Prefeitura, que vem dando amparo estrutural muito forte, e também a Praia do Gonzaguinha é muito adequada, por ser abrigada, com poucas ondas, gerando controle de segurança aos atletas e dando visibilidade ao evento. Mesmo quem não pratica o esporte vai conhecer o que é o stand up”, anunciou.

INSCRIÇÕES - A etapa inicial está confirmada para o dia 2 de novembro e a final no dia 30. A partir desta segunda-feira (7), as inscrições devem ser feitas na Raglan Surf Shop, à Rua Euclides da Cunha, 190, no bairro Pompéia, em Santos, de segunda a sábado, das 10 às 20 horas. A taxa é de R$ 60,00 no individual e R$ 120,00 para o revezamento, valendo para as duas etapas.

Todos os participantes ganharão camisa alusiva ao evento e medalha (para quem completar o percurso), sendo que os três primeiros colocados levam medalhas especiais. Também há kits dos apoiadores para os seis melhores de cada categoria. Já o campeão geral (soma das duas provas) ganhará troféu, sendo que na open (masculino e feminino) também há prancha de stand up, oferecida pela Raglan Surf Shop. Outro stand up será sorteado entre os atletas inscritos na segunda etapa do Campeonato.

A edição inicial contará com o patrocínio master da Prefeitura de São Vicente, com o apoio da Raglan Surf Shop, colaboração da FMA Notícias (parceria do Sistema A Tribuna de Comunicação há duas décadas), Waves e Life Water. Supervisão da Federação Paulista de Stand Up Paddle e Federação Paulista de Surf, com organização da Triesportes e promoção da Tri FM. Mais detalhes no site www.triesportes.com e na comunidade do Facebook:www.facebook.com/triesportes.