Vanuatu seria uma ilha perfeita para a prática do surf se Nova Caledônia não estivesse agindo como uma verdadeira barreira contra as principais ondulações do Pacífico Sul. Vanuatu é a parte emersa de um arco de ilhas delineadas por recifes de corais expostos que quando os swells atingem as bancadas, é certeza encontrar ondas potentes com força total.
A Capital "Port-Vila" senta na ilha Efate, praticamente no meio do arquipélago de Vanuatu e está mais associada com a lua de mel dos Surfistas. Aqueles com tempo e paciência, sem dúvida, encontrarão ótimas ondas por aqui, mas a inconsistência e fatores eólicos como ventos "onshore" fazem de Vanuatu um jogo de Xadrez em busca da Onda Perfeita, o que sublinha a viagem como especial.
Quando ir
Como Fiji, a principal fonte de Swells se baseia no mar da Tasmânia com groundswells de Sudoeste, há um problema. New Caledonia bloqueia 80% do SO, embora no sul, Tanna e Aneytium recebem bons Swells. A
Nova Zelândia também bloqueia um pouco as Ondas de Swells de Sul a atingirem Vanuatu. No entanto, a partir de SE groundswells vindos da America do Sul ou windswells que conseguem chegar a Vanuatu trazem um pouco de força e consistência.
O Surf
É raramente grande, variando de 2-8 pés constantes com a temporada de Março-Abril com ventos calmos NE-SE e com os primeiros groundswells. De Maio a Setembro, acontecem os maiores swells de SE, e assim pontos mais expostos serão atingidos com ventos fortes no meio da manhã, ou seja, 09h30, então "acordar ao amanhecer" com as marés altas se torna prioridade para encontrar boas Ondas. As bancadas aqui em Vanuatu são extremamente expostas e surfar na maré baixa é quase impossível.
Natureza
Como a maioria das ilhas do Pacífico Sul, é o paraíso para os mergulhos, pesca, golfe e surf. Numerosos Kava "nakamals" fazem parte do verde aqui. O KAVA "Bebida Tipica" tem lugares espalhados em todas as vilas onde as pessoas cultuam a bebida extraída das raízes alucinógenas, também são encontrados nos arredores de Port Vila. Cachoeiras e Cascatas são pontos turísticos imperdíveis. Em Tanna existe o vulcão ativo mais acessível no mundo, e também aproveite e testemunhe as origens primitivas do bungee jumping em ilhas vizinhas. Sempre pergunte a chefes locais da permissão antes de surfar seus recifes de corais ou cruzar suas terras para chegar às ondas, doações não são obrigatórias, mas Cobradas em algumas pequenas aldeias.
Perigos
Recifes afiados são frequentes nas praias, nos lugares, nas estradas. Existe um hospital na Vila com recursos limitados. A malária é endêmica nas ilhas exteriores, mas em Efate é relativamente bem controlada. A água da torneira em áreas urbanas é segura, mas não em áreas rurais. Em 06 de fevereiro de 2013 e agora a pouco tempo atrás, no inicio de janeiro 2014, terremotos atingiram regiões do norte, onde a atividade sísmica e tsunamis são comuns.
Dicas
Leve tudo, não se esqueça de botas para andar em recifes, protetor solar e despertadores. As ilhas de
Vanuatu estão fortemente ligadas com o costume da França, muitos franceses, Australianos, Neo Zelandezes , Ingleses e turistas de outros lugares do planeta frequentam o arquipélago, os "Ni-Vans" são os ilhéus.