#surf #big surf #ondas grandes #treinamento 
Salvador - Bahia - Brasil

Yuri Soledade se Recupera de Contusão Após Sessão no Hawaii

Yordan Bosco

Surfista passou por cirurgia na mandíbula, ficará mais quatro semanas de molho e só espera a hora de voltar a surfar as maiores ondas do mundo

Após protagonizar uma sessão de surf de ondas de cerca de 60 metros de altura no último dia 4 de janeiro, o surfista baiano Yuri Soledade (que residente há quase 20 anos no Hawaii), sofreu uma fratura na mandíbula e se recupera de uma cirurgia. Soledade volta ao batente dentro de quatro semanas e terá tempo para aproveitar outras ondulações, que quebram na costa havaiana até o mês de março.

Um dos surfistas mais respeitados do planeta, o ilheense de 36 anos quebrou paradigmas do surf de ondas grandes com os conterrâneos Danilo Couto e Marcio Freire. O trio ganhou notoriedade há três temporadas por descer pela primeira vez as temidas ondas de Jaws em condições extremas, na remada. Ou seja, sem a ajuda de jet ski.

Na primeira grande ondulação de 2012, o baiano fez bonito mais uma vez e encarou ondas gigantescas, junto com alguns dos surfistas mais consagrados do planeta na modalidade. Mas o big rider se machucou e fraturou a mandíbula. A cirurgia, realizada na semana passada, foi muito bem sucedida e agora ele está em fase de recuperação.

“Agora o jogo é de espera por quatro semanas. Graças à minha esposa maravilhosa (Maria Soledade), que tem cuidado muito bem de mim, tudo correu tranquilo.Obrigado a todos que torceram por mim", disse Soledade, após a cirurgia.

O surfista confessa que fica inquieto, pois sabe que a qualquer momento pode entrar novas ondulações e ele vai ter de ficar de fora do mar. “Afinal, me preparo o ano inteiro para esta temporada. Mas isso acontece e sei que tenho que ter paciência e esperar. Graças a Deus ainda vou poder pegar outras ondulações”, pondera.

Galerias | Mais Galerias