#competições #surf #wsl #wqs 

WSL: Qualifying Series 3000, em Florianópolis, define campeões sul-americanos e classificados para Challenger Series 2025

Competição em Santa Catarina marca o fim da temporada 2024/25 da WSL América do Sul

19/Mar/2025 - Alexandre de Aquino - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
A brasileira Laura Raupp briga pelo título do Qualifying Series (QS) da WSL América do Sul Crédito: WSL/Lima Junior

Começa na quarta-feira (19), a quinta edição do WSL Layback Pro, em Florianópolis, válido pelo Qualifying Series (QS) da WSL América do Sul. A competição, um QS 3,000, com janela marcada até o dia 23, acontece na Praia da Joaquina e define os campeões sul-americanos da temporada 2024/25, além dos sete surfistas homens e três mulheres que vão se classificar para a disputa do Challenger Series (CS) deste ano, divisão que garante o acesso para o Championship Tour (CT), torneio que reúne a elite do surfe mundial.

O evento, que decide os títulos sul-americanos, vinha acontecendo na Praia Mole desde 2021. O WSL Layback Pro é homologado pela WSL Latin America e viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte do Governo Federal do Brasil. 

"O encerramento da temporada não poderia estar em melhor local, uma cidade identificada com o surfe. Todos sabem da história e dos talentos que Florianópolis costuma produzir para a modalidade. É um lugar tradicional do esporte, então, nada melhor do que definir neste palco quem serão os representantes do Brasil e da América do Sul, no Challenger Series deste ano", disse Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina. 

Entre os homens, o Brasil domina o ranking, com Lucas Vicente na ponta. Os argentinos Franco Radziunas e Nacho Gundesen tentam despontar entre os brasileiros para ficar entre os sete nomes que irão para o CS 2025. 

Já entre as mulheres, a briga envolve mais países. A brasileira Laura Raupp, na ponta, confirmou sua vaga no CS e tenta confirmar o título. As peruanas Arena Rodriguez, Daniella Rosas aparecem em segundo e terceiro, respectivamente, com as brasileiras Julia Duarte e Juliana Santos, além da argentina Vera Jarisz ainda na briga pela classificação.  

Vale lembrar que em Florianópolis tanto no masculino, como no feminino vão estar em disputa 3 mil pontos, o que pode fazer com que o ranking da QS South America, uma das regiões mais talentosas e disputadas da WSL, sofra alterações.

Challenger Series 2025

O CS é disputado por surfistas das sete regiões da WSL no mundo: Austrália/Oceania, Ásia, África, Europa, Havaí/Taiti, América do Norte e América do Sul. Neste ano, serão, ao todo, cinco etapas em cinco países e o formato continua com 80 surfistas na competição masculina e 48 na feminina. 

A novidade é Newcastle abrindo a temporada na Austrália. Depois segue para a África do Sul, Estados Unidos, Portugal e o encerramento será, pelo terceiro ano consecutivo, na cidade de Saquarema, no Brasil, como em 2023 e 2024, fechando a lista dos dez homens e sete mulheres que irão para o CT 2026 da WSL.

Em 2024, O evento foi dominado pela Brazilian Storm. Samuel Pupo foi o campeão da divisão de acesso do surfe e seis brasileiros ficaram entre os dez primeiros do ranking entre os homens.

Campeões sul-americanos da WSL:

2023/2024 - Mateus Herdy (BRA-SC) e Tainá Hinckel (BRA-SC)

2022/2023 - Miguel Tudela (PER) e Daniella Rosas (PER)

2021/2022 - Yago Dora (BRA-SC) e Sophia Medina (BRA-SP)

2020/2021 - Wiggolly Dantas (BRA-SP) e Daniella Rosas (PER)

2019 - João Chianca (BRA-RJ) e Daniella Rosas (PER)

2018 - Wesley Santos (BRA-SP) e Dominic Barona (EQU)

2017 - Thiago Camarão (BRA-SP) e Anali Gomez (PER)

2016 - Leandro Usuna (ARG) e Nathalie Martins (BRA-PR)

2015 - Robson Santos (BRA-SP) e Sofia Mulanovich (PER)

2014 - Alex Ribeiro (BRA-SP) e Jacqueline Silva (BRA-SC)

2013 - Gabriel Medina (BRA-SP) e Anali Gomez (PER)

2012 - Jean da Silva (BRA-SC) e Sofia Mulanovich (PER)

2011 - Gabriel Medina (BRA-SP) e Dominic Barona (EQU)

2010 - Willian Cardoso (BRA-SC) e Anali Gomez (PER)

2009 - Pablo Paulino (BRA-CE) e Taís de Almeida (BRA-RJ)

2008 - Raoni Monteiro (BRA-RJ) e Silvana Lima (BRA-CE)

2007 - Simão Romão (BRA-RJ) e Silvana Lima (BRA-CE)

2006 - Marcondes Rocha (BRA-AL)

Calendário do Challenger Series 2025 da WSL: 

1ª etapa: Jun 02-08 – Merewether Beach, Newcastle, Austrália 

2ª: Jun 30-06 Jul – Willard Beach, Ballito, KwaZulu-Natal, África do Sul 

3ª: Jul 29-03 Ago – Huntington Beach, Califórnia, Estados Unidos 

4ª: Set 29-05 Out – Praia de Ribeira D´Ilhas, Ericeira, Portugal 

5ª: Out 11-19 – Praia de Itaúna, Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil