WSL Cancela O Mundial de 2020 e Divulga Novas Datas

Rodrigo Morais (Livre Surf)

O Circuito Mundial foi oficialmente cancelado hoje (17) por conta da pandemia, mas novas datas para 2021 são divulgadas.

A pandemia do Covid-19 mexeu com todo o mundo, especialmente com o mundo do esporte e consequentemente com o mundo do surf.

Por conta disso, visando a saúde e segurança dos atletas, bem como dos fãs, funcionários e das comunidades locais, como principais prioridades e, considerando os desafios para as viagens internacionais no momento, a World Surf League decidiu cancelar oficialmente a temporada 2020 do Championship Tour (CT) e do Qualifying Series (QS).

“Após muita consideração e extensas discussões com nossos principais colaboradores, tomamos a decisão de cancelar as temporadas do Championship Tour e do Qualifying Series esse ano, devido à pandemia do COVID-19”, disse o CEO da World Surf League, Erik Logan, em um vídeo divulgado nos canais da WSL (clique aqui para acessar o vídeo).

“Acreditamos que o surfe é um dos esportes que precisa de muita segurança para ser realizado nesta época do COVID. Temos um enorme respeito pelas preocupações contínuas de muitas pessoas na nossa comunidade, enquanto o mundo trabalha para solucionar tudo isso”.

Como fica o Campeonato Mundial de Surf de 2021

A WSL também confirma que a temporada de 2021 começará ainda este ano (2020) no Havaí, no mês de novembro para as mulheres na ilha de Maui e em dezembro para os homens na ilha de Oahu.

Mas, isso depende da aprovação do Estado do Havaí e das entidades governamentais locais, bem como a situação das restrições das viagens internacionais.

Os títulos mundiais de 2021 (masculino e feminino) serão decididos no “The WSL Finals”, um evento especial que será realizado em um único dia no mês de setembro, para fechar a temporada.

Novo formato do Championship Tour - a partir de 2021

O WSL Championship Tour de 2021 terá alterações importantes no formato:

  • “The WSL Finals” – os títulos mundiais feminino e masculino serão decididos em um único dia de competição, denominado “The WSL Finals”.

Após o término da temporada de dez eventos do CT, as cinco mulheres e os cinco homens mais bem ranqueados, lutarão por seus respectivos títulos em um novo formato de “surf-off” (sistema mata-mata) em uma das melhores ondas do mundo (a ser definida).

  • Mesmo número de etapas no CT masculino e feminino: O CT de 2021 será realizado com o mesmo número de 10 eventos para mulheres e para homens pela primeira vez na história, com as mulheres se juntando aos homens para competirem novamente no Taiti, o que não acontece para elas desde 2006.

Além do novo formato do CT, o calendário será atualizado para criar temporadas distintas entre o CT e o Challenger Series (CS) em partes do ano diferentes.

A partir de 2021, o CS será disputado entre os meses de agosto e dezembro. Já o Qualifying Series (QS), vai de janeiro até o final de junho de 2021, determinando os classificados para competir no Challenger Series.

Os pontos das etapas do QS disputadas em 2020 serão computados no QS de 2021.

O formato final foi definido em uma colaboração conjunta e discussões durante anos entre os surfistas, patrocinadores e a WSL.

“Trabalhamos extensivamente em colaboração com a equipe de Tours e Competition da WSL nessas novas mudanças e estamos muito empolgados com as novas atualizações no formato”, disse Tati Weston-Webb, representante das atletas da WSL. “A nova temporada do CT, as mulheres indo competir no Taiti novamente e o compromisso da WSL em criar mais oportunidades para os novos talentos nas regiões, são mudanças que, sem dúvidas, irão ajudar a criar os futuros campeões mundiais do surfe”.

“Eu mal posso esperar para colocar a lycra e competir novamente”, disse Filipe Toledo, vencedor do Oi Rio Pro em Saquarema em 2018 e 2019. “Estou animado com as mudanças no formato com a WSL Finals e ansioso para ver como essas mudanças poderão criar uma nova dinâmica no circuito mundial”.

Calendário do World Surf League Championship Tour 2021

*Todos os eventos estão sujeitos a alterações conforme as atualizações do COVID-19.

Shiseido Maui Pro presented by Roxy: Maui, Havaí

25 de novembro a 6 de dezembro de 2020

Billabong Pipeline Masters: Oahu, Havaí

8 a 20 de dezembro de 2020

MEO Pro Portugal: Peniche, Portugal

18 a 28 de fevereiro de 2021

Corona Open Gold Coast presented by Billabong: Queensland, Austrália

18 a 28 de março de 2021

Rip Curl Pro Bells Beach: Victoria, Austrália

1 a 11 de abril de 2021

Margaret River Pro: West Australia, Austrália

16 a 26 de abril de 2021

Oi Rio Pro presented by Corona: Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil

20 a 29 de maio de 2021

Surf Ranch Pro: Califórnia, EUA

10 a 13 de junho de 2021

Quiksilver Pro G-Land: Indonésia

20 a 29 de junho de 2021

Corona Open J-Bay: África do Sul

7 a 19 de julho de 2021

Outerknown Tahiti Pro: Teahupo’o, Tahiti

26 de agosto a 6 de setembro de 2021

The WSL Finals: local a ser definido

8 a 16 de setembro de 2021

Devido não ser a época ideal de ondas, o Championship Tour não terá mais o evento da França. No entanto, a WSL em parceria com a Quiksilver e a ROXY, está comprometida com a região e tem esperanças em promover um importante evento do Challenger Series em Hossegor em 2021

Além dessas mudanças para 2021, um corte no meio da temporada será introduzido para o CT em 2022para reduzir o número de competidores para a segunda metade do circuito, de 36 para 24 surfistas na categoria masculina e de 18 para 12 na feminina.

Os eventos poderão ser realizados nas melhores épocas de swell em lugares como G-Land e J-Bay, visando assegurar que as estrelas do esporte possam se enfrentar com mais frequência. Devido aos desafios do COVID-19 e do ano em transição em 2021, o corte não será implementado até a temporada de 2022, o que significa que todos os qualificados para o CT 2020 surfarão uma temporada completa quando o Tour retornar no final deste ano.

Mais informações sobre eventos regionais – incluindo o CS, QS, Big Wave, Longboard, Pro Junior – serão disponibilizadas nas páginas de eventos regionais no WorldSurfLeague.com.

WSL Countdown: eventos especiais serão realizados na Austrália, EUA e Europa

Buscando levar o surfe competitivo para os fãs do esporte durante este período de muitas restrições para viagens internacionais, a WSL realizará uma série de eventos regionais de exibição com surfistas do CT, denominados de WSL Countdown, nos EUA, Austrália, Portugal e França.

Nos EUA, o Surf Ranch sediará o Rumble at the Ranch, um evento especial de equipes mistas no mês de agosto. Na Austrália, o Australian Grand Slam apresentará eventos no formato “strike mission” na Gold Coast e em Margaret River nos meses de setembro e outubro. Na França e em Portugal, acontecerá a Euro Surf Cup com estrelas regionais do CT no final de setembro e início de outubro.

A WSL desenvolveu protocolos de saúde e segurança para esses eventos locais, em colaboração com organizações de saúde pública, autoridades locais e estaduais, utilizando diretrizes estabelecidas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, Organização Mundial da Saúde e pelas melhores práticas emergentes estabelecidas por outras ligas e eventos esportivos ao vivo somente para transmissão, sem presença de público.

Esses eventos de exibição de pré-temporada, utilizarão uma variedade de formatos e serão disputados por alguns dos melhores surfistas do mundo. Todos os eventos serão transmitidos ao vivo pelo WorldSurfLeague.com. Mais detalhes sobre a WSL Countdown estarão disponíveis em breve.

Galerias | Mais Galerias