#wsl 

World Surf League anuncia os calendários de 2025 do Challenger Series e Longboard Tour

Saquarema seguirá decidindo o Challenger Series; Em 2025 serão disputadas 5 etapas em 5 países; A novidade é a entrada de Newcastle na Austrália

09/Dez/2024 - WSL

LOS ANGELES, Califórnia / EUA (Quinta-feira, 5 de dezembro) - A World Surf League está anunciando hoje os calendários de 2025 do Challenger Series e do Circuito Mundial de Longboard. As duas competições serão o centro das atenções na segunda metade da temporada. Pelo terceiro ano consecutivo, Saquarema vai sediar a última etapa do Challenger Series, fechando a lista dos 10 homens e 7 mulheres classificados para o World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) na Praia de Itaúna. E os títulos mundiais de Longboard, serão novamente decididos em El Salvador, como foi esse ano. 

Merewether Beach em Newcastle vai sediar a abertura do Challenger Series 2025. (Crédito da Foto: ©WSL / Tom Bennett)

Challenger Series 2025 com cinco etapas em cinco países

O Challenger Series é o campo de batalha para entrar na elite da World Surf League. Em 2025, serão cinco etapas em cinco países e o formato continua com 80 surfistas na competição masculina e 48 na feminina. A novidade é Newcastle abrindo a temporada na Austrália. Depois segue para a África do Sul, Estados Unidos, Portugal e o encerramento será no Brasil, como em 2023 e 2024. 

Calendário do World Surf League Challenger Series 2025:

1.a etapa: Jun 02-08 - Merewether Beach, Newcastle, Austrália

2.a: Jun 30-06 Jul - Willard Beach, Ballito, KwaZulu-Natal, África do Sul

3.a: Jul 29-03 Ago - Huntington Beach, Califórnia, Estados Unidos

4.a: Set 29-05 Out - Praia de Ribeira D´Ilhas, Ericeira, Portugal

5.a: Out 11-19 - Praia de Itaúna, Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil

O Challenger Series é disputado por surfistas das sete regiões da World Surf League no mundo: Austrália/Oceania, Ásia, África, Europa, Havaí/Taiti, América do Norte e América do Sul. Os 10 primeiros colocados no ranking masculino e as 7 melhores do feminino, se classificarão para o Championship Tour de 2026, para competirem no circuito que decide os títulos mundiais da temporada.

“À medida que nos aproximamos da temporada 2025 do Challenger Series, a WSL está empolgada com as novas mudanças, especialmente o aumento de vagas femininas para o CT”, disse Travis Logie, Tour Manager Senior do Challenger Series na WSL. “Estamos já ansiosos para começar a temporada no icônico Surfest Newcastle na Austrália e para acompanhar quem vai se classificar para o CT 2026”. 

Os melhores longboarders do mundo vão voltar ao Surf Abu Dhabi em 2025. (Crédito da Foto: ©WSL / Beatriz Ryder)

 

Circuito de Longboard 2025 passará pelas mesmas praias de 2024

O WSL Longboard Tour 2025 será disputado nas mesmas praias de 2024. O início da temporada é no Huntington Beach Longboard Classic nos Estados Unidos, depois seguirá para Bells Beach na Austrália e para o Surf Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos. E os títulos mundiais serão decididos novamente em El Salvador, na América Central.

“Após uma temporada incrível em 2024, estamos felizes em anunciar outro calendário com quatro eventos para o Longboard Tour de 2025”, disse Will Hayden-Smith, Tour Manager Senior do Longboard na WSL. “Mal podemos esperar para retornar a esses lugares excelentes para a modalidade, esperando ver performances ainda mais inesquecíveis dos nossos surfistas”. 

Calendário do World Surf League Longboard Tour 2025:

1.a etapa: Jul 26-30 – Huntington Beach, Califórnia, Estados Unidos

2.a: Set 17-21 – Bells Beach, Torquay, Victoria, Australia

3.a: Out 21-26 – Surf Abu Dhabi, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

4.a: Nov 05-09 Nov – El Sunzal, La Libertad, El Salvador

Processo de qualificação e formato das finais do Longboard Tour 2025

As três primeiras etapas do WSL Longboard Tour de 2025 serão disputadas por 24 competidores na categoria masculina e 24 na feminina. Este grupo será formado pelos top-10 e pelas top-10 do ranking mundial de 2024, sete longboarders selecionados pelos sete escritórios regionais da WSL no mundo (que realizem pelo menos uma etapa qualificatória), cinco convidados para toda a temporada e dois convidados de cada evento. 

Os oito primeiros colocados no ranking das 3 etapas, bem como as oito melhores do feminino, se classificam para disputar os títulos mundiais de 2025 no Surf City El Salvador Longboard Championship Tour. O formato é semelhante ao utilizado no WSL Championship Tour, com o campeão e a campeã sendo definidos em um único dia nas direitas de El Sunzal, no que tiver as melhores ondas de 5 a 9 de novembro em El Salvador. O líder e a líder do ranking, decidirão os títulos numa melhor de 3 baterias, com quem passar pelo mata-mata iniciado no duelo do sétimo com o oitavo no ranking das 3 etapas.