#competições #surf #mundial #wsl 

World Surf League anuncia o calendário do Challenger Series 2024

WSL LATAM News

Serão seis etapas para definir 15 classificações para o CT. O Corona Saquarema Pro vai fechar a lista como em 2023. A temporada inicia no mês de abril e termina em outubro. As etapas serão na Austrália, África, EUA, Portugal e Brasil

LOS ANGELES, Califórnia / EUA (Segunda-feira, 18 de dezembro de 2023) - A World Surf League está divulgando hoje o calendário do Challenger Series 2024, o campo de batalha para os surfistas lutarem por vagas na elite do Championship Tour (CT). Serão seis etapas disputadas entre os meses de abril e outubro, quando o Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil fechará a lista dos 10 homens e 5 mulheres classificados para o CT 2025 pelo segundo ano consecutivo. A temporada começa na Austrália e passa pela África do Sul, Estados Unidos, Portugal, até chegar no Brasil, para encerrar a disputa pelas vagas nos dias 12 a 20 de outubro na Praia de Itaúna, o Maracanã do Surf na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Assim como neste ano, o calendário do Challenger Series 2024 será iniciado com duas etapas seguidas na Austrália, logo após o corte da elite do meio da temporada do CT em Margaret River. A abertura do circuito de acesso será novamente com duas etapas seguidas na Austrália, a primeira em Snapper Rocks, na Gold Coast, com a segunda em North Narrabeen, em Sidney. 

A batalha prossegue em julho em Ballito na África do Sul e na sequência tem o US Open of Surfing na Califórnia no início de agosto. Depois, Portugal recebe a penúltima etapa em setembro e o Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil fecha a lista dos 15 surfistas que completarão a elite do CT em 2025. Serão computados no ranking, apenas os 4 melhores resultados conquistados nas seis 6 etapas.

CALENDÁRIO DO WSL CHALLENGER SERIES 2024:

1.a- Abr 27-04 Mai - Snapper Rocks, Gold Coast, Queensland - Austrália

2.a- Mai 09-16 - North Narrabeen, Sidney, New South Wales - Austrália

3.a- Jul 01-08 - Willard Beach, Ballito, KwaZulu-Natal - África do Sul

4.a- Ago 03-11 - Huntington Beach, Orange County, Califórnia - Estados Unidos

5.a- Set 29-06 Out - Ribeira D´Ilhas, Ericeira - Portugal

6.a- Out 12-20 - Praia de Itaúna, Saquarema, Rio de Janeiro - Brasil

Assim como o calendário, o número de participantes em cada etapa continuará o mesmo de 2023, com 80 surfistas na categoria masculina e 48 na feminina. Além disso, os tops do CT que passaram pelo corte da elite, não terão obrigação de competir no Challenger Series, mas podem se candidatar a receber convites (wildcards) se desejarem participar de alguma etapa. Por outro lado, os que não conseguirem ficar entre os top-22 no ranking das cinco primeiras etapas do CT 2024, nem entre as top-10, estarão automaticamente qualificados para tentar recuperar suas vagas em todas as etapas do Challenger Series.

Já estamos há 3 anos utilizando esse formato do Challenger Series e é muito bom ver esta competição solidificando seu lugar na estrutura de circuitos da WSL”, disse Jessi Miley-Dyer, Chefe de Esportes da World Surf League. “48 surfistas conquistaram suas vagas no Championship Tour com suas participações no Challenger Series desde 2021 e a temporada de 2024 verá mais 15 se juntarem a divisão de elite do surfe mundial”.

O Challenger Series é a segunda competição mais importante nos três níveis da estrutura de circuitos da WSL e o único caminho para se chegar na elite do CT. Em cada uma das seis etapas, serão 80 homens e 48 mulheres competindo, conforme relação abaixo:

- 12 homens e 7 mulheres do CT 2024 que não passaram pelo corte do meio da temporada

- 10 homens e 5 mulheres que ficaram entre a 11.a e 20.a colocações do ranking masculino e entre a 6.a e 10.a do feminino

- 3 homens e 2 mulheres do CT 2023 que não se requalificaram para o CT e nem para o Challenger Series 

- 49 homens e 30 mulheres indicados pelos rankings regionais dos sete escritórios da WSL (América do Sul, América do Norte, Havaí/Tahiti, Europa, Austrália/Oceania, Ásia e África)

- o campeão e a campeã mundial Junior de 2023

- 5 homens e 3 mulheres convidados (wildcards) por cada etapa

TRANSMISSÃO AO VIVO - Todas as etapas do Challenger Series 2024 serão transmitidas ao vivo pelo WorldSurfLeague.com e no Aplicativo e Canal da WSL no YouTube.

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE: A World Surf League (WSL) promove as principais competições de surfe no planeta, coroando os campeões mundiais desde 1976, com os melhores surfistas do mundo se apresentando nas melhores ondas do mundo. A WSL é composta por uma divisão de Circuitos e Competições, que supervisiona e opera mais de 180 eventos globais a cada ano; pela WSL WaveCo, que produz as melhores ondas artificiais de alta performance; e pela WSL Studios, com produções independentes de conteúdos e projetos com e sem roteiros.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.

Galerias | Mais Galerias