Waveriders ganha prêmio de melhor documentário de surfe

Waveriders é um filme irlandês de surf que ganhou o prestigioso Best Documentary Award no 2009 Surfer Poll & Video Awards

17/Set/2009 - Paul Smith - Irlanda

O evento anual Surfer Poll & Video Awards, muitas vezes, chamado como 'Oscar do Surf', homenageia o melhor da cultura do surf e de acordo com Surfmag.com 'é sem dúvida a noite mais importante do mundo do surf'.

Para o prêmio Top Video foram selecionados por um júri de especialistas em filmes de surf, incluindo grandes produtores de filmes de surf, surfistas Campeões Mundiais, os membros da equipe editorial da SURFER Magazine, e os mais respeitados líderes da indústria. Falando sobre o prêmio, o júri comentou que waveriders mostra a cultura do surf a partir de uma perspectiva irlandesa é "a história mais envolvente e inteligente entre os concorrentes".

Dirigido por Joel Conroy, narrado por Cillian Murphy e apresentando por uma série de renomados surfistas irlandeses, ingleses e americanos, incluindo Richard Fitzgerald, Gabe Davies, The Malloys (Dan, Keith e Chris), Kevin Naughton, Drew Kampion, Verge Arthur e o nove vezes Campeão Mundial da Association of Surfing Professionals, Kelly Slater, waveriders viaja do Havaí passando pela Califórnia até a Irlanda para contar a história épica das improváveis raízes irlandesas do fenômeno de surfe mundial e atuais expoentes do surf em ondas grandes.

O produtor Margo Harkin disse sobre a vitória: "Foi pura alegria observar o rosto de Joel última noite quando ele pegou o prêmio de Melhor Documentário no Surfer Poll Awards, na Califórnia. Este é muito bom para nós, como a América é duro de quebrar qualquer gênero de filme e este prêmio automaticamente traz o filme para uma audiência muito mais ampla do mundo. É mais um grande dia para os talentos do cinema irlandês. "

A incrível história se desenvolve através da história inspiradora e trágica do lendário irlandês pioneiro salva-vidas havaiano, George Freeth, o homem creditado como sendo o "Pai do surfe moderno", foi responsável pelo renascimento do esporte dos reis havaianos no início do século XX e pela introdução do surfe nas praias ensolaradas da Califórnia.

Reconhecendo o legado de Freeth, o filme retorna do Havaí e da costa da Califórnia até as águas geladas do Atlântico irlandês, onde alguns dos melhores surfistas do mundo lutam para conquistar o maior swell que já foi surfado na costa irlandesa - um conjunto de enormes e esmagadoras ondas de sessenta pés. O clímax espectacular deste único e visualmente deslumbrante documentário apresenta algumas das imagens mais impressionantes de surf jamais capturadas em filme, e se iguala aos clássicos do gênero de filmes de surf.

Saudado como "notável" pela Empire Magazine e descrito pela Total Filmes como "emocionante ... maravilhoso", waveriders não é apenas um filme que deve ser visto, tanto para surfistas e outros adeptos de esportes radicais, mas também é um filme que irá agradar a qualquer pessoa com um interesse em documentários extraordinários.

As imagens impressionantes do filme são complementadas por uma trilha sonora musical incrível com o U2, The Undertones, John Martyn, Rory Gallagher e HAL.