#piscina de ondas #jogos olímpicos 
Centro - França

Wavegarden Cove Abrirá em Paris - Olimpíadas Seguirão?

Bryan Dickerson

Já que o surf e o para-surf estão programados para as Olimpíadas de 2024 em Paris, o projeto Sevran espera hospedá-los

Suponha que o próximo John John Florence esteja no mundo agora, mas em vez de ser empurrado para os rolos de água branca de Pipeline no North Shore, ele está chutando uma bola de futebol em um lote de terra em algum lugar da Europa sem litoral. A grande coisa sobre o boom das piscinas de ondas que está vindo é que isso abrirá o surf em lugares e futuros heróis do esporte que de outra forma poderiam ter perdido a chance.

Trazer as ondas para o continente oferecerá o esporte dos reis, sua história e sua vibe para as massas privadas de recursos. Mas para fazer com que isso ocorra, leva uma enorme quantidade de energia, paixão, diligência e uma busca implacável para fazer o trabalho. Em que ombros essa empreitada cai?

O ex-gerente geral de operações da Rip Curl e o veterano do setor de surfe, Baptiste Caulonque, bombearam sangue, suor e lágrimas nos últimos anos para consolidar um ambicioso projeto transformando um espaço perto de Paris para que se torne o próximo centro de surfe europeu. Já tendo escolhido a tecnologia Wavegarden Cove, o projeto poderia até mesmo sediar o surfe olímpico.

Nós ouvimos que você está usando a tecnologia Wavegarden Cove. Por que você decidiu sobre este design - e existe um lugar para iniciantes com o design da Cove?

Sim, para o projeto TERRE D'EAUX em Sevran, usaremos a tecnologia COVE da WAVEGARDEN. Isso nos pareceu a melhor opção para atender às nossas expectativas, que devem estar operacionais diariamente, acolhendo tanto os iniciantes quanto os surfistas especialistas, além de organizar eventos com atletas de elite. Sevran está a poucos minutos de Paris e perto do aeroporto Charles-De-Gaulle para que nossa audiência em potencial seja grande. Portanto, é fundamental que o equipamento selecionado possa fornecer um alto número de ondas e para todos os níveis.

Nós assumimos que você deve testar essa tecnologia em sua localização secreta no País Basco da Espanha - como é surfar na Cove?

O projeto TERRE D'EAUX tem o apoio total da Federação Francesa de Surf, por isso foi fácil para nós ter muitos atletas de elite para testar e vetar a COVE. Além disso, trouxemos alguns instrutores de surf para garantir que a COVE seja relevante para o ensino do surf. Queremos que o surf em Sevran seja inclusivo, começando com as crianças locais que não têm pistas do que é surfar.

Todos os surfistas convidados, começando comigo, ficaram maravilhados. A variedade e quantidade de ondas é impressionante. Mudar de uma onda de pico, para uma onda de praia e uma onda de recife em um instante é bastante emocionante. Oferece tantas possibilidades de treinamento, diversão ou até mesmo novas idéias sobre formatos de competição. Um outro item chocante é a intensidade. As ondas continuaram chegando e chegando, e ver os atletas se cansarem por causa da freqüência foi divertido e tão diferente de uma experiência regular do oceano.


Wavegarden Cove

Quem você vê usando este parque quando ele abrir para o público e como eles vão usá-lo? Exercício pós trabalho? Fim de semana com a família? Almoço hora de treino?

TERRE D'EAUX faz parte de uma enorme iniciativa de remodelação da área de Paris chamada REINVENTONS LA METROPOLE DU GRAND PARIS. Existe uma nova rede de linhas e estações de metrô em Paris prevista para 2022. Sevran ficará a 15 minutos de Paris e a 20 minutos de La Défense. O acesso será super conveniente para todos - as pessoas locais, obviamente, assim como qualquer um da enorme área de Paris e ainda mais com Charles-De-Gaulle a apenas 10 minutos de distância.

Além de Surfar, o TERRE D'EAUX oferecerá possibilidades de skateboard e wakeboard. Estamos construindo um parque de boardsports com atividades de varejo selecionadas (incluindo alimentos e bebidas) que podem atender a todas as necessidades; treinar, se divertir, ir à praia, brincar e hospedar eventos, incluindo música.

Veremos crianças que aprendem a surfar em uma piscina e depois se tornam campeões olímpicos?

Uma vez que o surf e o para-surf estão programados para as Olimpíadas em Paris de 2024, há uma chance justa de que TERRE D'EAUX se candidate para hospedar esses eventos, pois a COVE oferece ondas de classe mundial em grande número e Sevran está localizado no coração da vila olímpica. Hospedar as Olimpíadas seria uma exposição incrível para Sevran e TERRE D'EAUX. A Federação Francesa de Surf é inflexível sobre explorar novos surfistas da cidade de Sevran e em torno de potenciais atletas de elite. Não sei se eles poderiam estar prontos até 2024, mas possivelmente para os jogos de Los Angeles em 2028!

Além do surf, o que este projeto significará para a área circundante em Paris?

Trazer o surfe para Paris é possível porque faz parte de um projeto muito maior. A cidade de Sevran esperava um ambicioso projeto de remodelação para ajudar a melhorar as partes da cidade, mantendo sua juventude entusiasmada e fortemente comprometida com Sevran. Além de mais de 600 novos domicílios e varejo, a cidade queria atividades em torno da água. CRESCENDO e LINKCITY (parte do grupo BOUYGUES) apresentaram as melhores idéias - construção de alta qualidade a preços acessíveis, arquitetura premium e paisagismo, um sistema de gerenciamento de água potável que irá limpar as instalações de eletricidade subterrânea poluídas e eletricidade de baixo consumo.

Além disso, oferecemos o programa na água mais emocionante com o Surf e o Wakeboard com o apoio de ambas as federações francesas. É emocionante oferecer esses projetos premium nestas partes dos subúrbios de Paris, muitas vezes apontados por razões mais ruins. 25% da população de Sevran tem 14 anos ou menos. 50% é 18 ou menos. A quantidade de crianças, atletas, artistas e empresários é insano. O futuro está lá.

OK, por favor, dê uma data de abertura e apenas diga como será grande o seu objetivo.

Nosso objetivo é operar a partir de meados de 2022. Estamos trabalhando arduamente para ser o melhor parque de boardsports da Europa oferecendo surf, skate e wakeboard de classe mundial em um ótimo ambiente, perto de Paris e tão fácil de acessar. Nós fomos premiados há menos de 6 semanas e tivemos muitas chamadas de marcas, atletas e meios de comunicação para se associarem a nós. Estamos entusiasmados.

Existe alguma coisa que você gostaria de adicionar sobre este projeto?

Reserve sua semana de verão de 2022 para nos visitar em Sevran.

Baptiste Caulonque iniciou sua própria empresa de consultoria em abril de 2013 para alavancar seu conhecimento de esportes pranchas (construído em Rip Curl e Oxbow) e conhecendo antecedentes de seu time na PricewaterhouseCoopers. Ele fornece serviços de consultoria para ajudar as organizações no desenvolvimento de novos negócios (produtos e territórios) nas indústrias de juventude, esportes, vestuário e surfwear principalmente para a EMEA. Foram realizadas missões para diversos clientes (marca de relógios suíça, marca francesa de roupa de banho, marca médica francesa). Até fevereiro de 2013, Baptiste foi Gerente Geral da Oxbow, e antes disso, foi Gerente Geral de Operações por seis anos na Rip Curl Europe.

Fonte: Surfers Village

Galerias | Mais Galerias