#canoahavaiana #notícias #competições #eventos #cultura #amador #profissional 
Santos - São Paulo - Brasil

Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana chega à sua 20ª edição

FMA Notícias

Prova com largada e chegada em Santos será no próximo dia 25 com 75 km de percurso.

O próximo dia 25 (sábado) terá, novamente, o desafio de 75 quilômetros remando ininterruptamente em canoas havaianas, enfrentando mar, com ondulação, rio, com baixios, e ainda uma parte do Porto de Santos. A tradicional Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana chega à sua 20ª edição e querendo repetir o sucesso das disputas anteriores.

A largada e chegada será na Praia da Aparecida, em Santos, reunindo 26 equipes, cada uma com nove remadores, que se revezam na canoa. No total, o evento reunirá mais de 400 pessoas envolvidas, entre atletas, staffs das equipes e organização, num evento que garante a chancela de remador completo, por enfrentar diversos cenários durante o percurso.

Mais do que força, o que vale é a estratégia, sobretudo nas trocas de competidores. Cada canoa tem seis participantes e, ao longo de todo o trajeto são realizadas as substituições entre os nove integrantes, com a embarcação em movimento, um dos pontos emocionantes da disputa. As equipes remam no mar, costeando a Ilha de Santo Amaro até o Forte de Bertioga, nos primeiros 40 km. Entram no Canal de Bertioga, enfrentando baixios e curvas sinuosas, até o Porto, indo da Base Aérea até o local onde iniciaram, em frente ao Colégio Escolástica Rosa, na Praia da Aparecida.

“Essa é uma prova que a preparação vale muito. Os atletas têm de estar bem física e psicologicamente, para o que vão enfrentar. Mais do que isso, existe toda a estratégia antes da prova, com a escolha do barco de apoio, os staffs que estarão ajudando em todo o percurso e são fundamentais para que tudo dê certo, numa competição com muitas variáveis. É realmente um desafio, porque são vários cenários. A pessoa, quando termina essa prova tem um diferencial, tem a chancela de que fez a Volta”, afirma o idealizador do evento e um dos maiores entusiastas da modalidade no Brasil, Fábio Paiva, responsável por difundir o esporte em todo território brasileiro, inclusive na Pororoca.

No ano passado foram 21 equipes e a vitória ficou “em casa”, com a equipe Bertioga Paddle Club, chegando bem próximo do recorde, completando a disputa em 5 horas 48 minutos e seis segundos. A melhor marca até hoje é de 5h41min, com a Samu. Em segundo, ficou a Brucutus, também de Bertioga, com 6h09min26s, seguida da KNE Va’a, da Bahia, com 6h10min15s.

“A Volta à Ilha é uma prova de superação, exige muito do atleta. A parte do mar, apesar de ter mais quilometragem, é mais confortável. A hora que entra no Canal é uma remada mais lisa, mais coordenada, mas é mais pesada e mais sofrido, porque já remou 40 quilômetros no mar”, conta o capitão da Bertioga Paddle Club, Renato Inácio, o Big.

Para ele, a maior dificuldade são os revezamentos durante a disputa. “Pular na água gelada e mais sofrido do que remar”, revela um dos mais experientes remadores na Volta, que já foi campeão também em 2006, com a TriboQPira e se preparar para competir no Brasileiro individual, querendo ser top 10.

DIA MUNICIPAL DA CANOA HAVAIANA – A largada, no estilo “Le Mans” com as canoas saindo da areia, está marcada para 8 horas. Antes, será realizada a homenagem como parte do Dia Municipal da Canoa Havaiana, aprovada pela Câmara Municipal de Santos, por iniciativa do vereador Rui de Rosis e comemorado em março, sempre no dia do evento. Neste ano, os homenageados serão o Projeto Kaora, de reabilitação para mulheres com câncer de mama, usando as canoas havaianas.

“Já atingimos 120 mulheres beneficiadas gratuitamente com dez atividades, supervisionadas por uma equipe multidisciplinar, com médico, fisioterapeuta, educador físico, psicólogo, nutricionista. Vamos evidenciar o projeto e seu embaixador o vereador Rui de Rosis”, conta Fábio Paiva.

Vale lembrar que todos os anos, o evento também promove o Projeto Solidário e este ano cada equipe tem de entregar nove produtos de higiene e limpeza, que serão doados para o Fundo Social de São Sebastião, para colaborar com as vítimas das enchentes na cidade do litoral norte de SP. A entrega será no briefing dos atletas, na véspera da prova, entre 18 e 20h, no Hotel Comfort, à Avenida Rei Alberto I, 177, na Ponta da Praia.

Mais detalhes sobre o evento no Instagram @voltaailhasantoamaro.

A 20ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana tem o patrocínio de DP World, através do Promifae/Semes, e copatrocínio da Consigaz e Opium Hightec Caiaques e Canoas. Apoios: Panificadora Rainha da Barra, Nine Wear, Slots Company, Baraçaí, Secretaria Municipal de Esportes de Santos/Prefeitura de Santos, Comfort Hotel Santos, TV Tribuna e FMA Notícias. Organização da Canoa Brasil, com supervisão da Abracha – Associação Brasileira de Canoa Havaiana.

FOTOS – IVAN STORTI

Galerias | Mais Galerias