#surf #longboard 
Itajaí - Santa Catarina - Brasil

Você também pode correr atrás dos sonhos

Moacir Kienast

Longboarder João Pedro fala da relação fotógrafo e surfista e das dificuldades de viver do esporte.

O surfe, para a grande maioria da população é um passatempo. Para outros, um comportamento. E há também aqueles que o levam como uma forma de viver. Esse é o caso do longboarder João Pedro, que realiza o projeto Você Também Pode.

Através de vídeos no YouTube e por suas redes sociais, João mostra o dia a dia de uma pessoa que, apesar de estar fora dos padrões habituais de um surfista, consegue praticar o esporte e aproveitar toda a essência de estar em sintonia com o oceano. “O surfe me proporciona bem estar, me dá um direcionamento na vida. Apesar de todas as dificuldades impostas, não desisto. É o que eu gosto de fazer”, comenta.

Conciliando a vida de surfista e de inspetor aduaneiro, João ainda esbarra nas dificuldades de toda pessoa que busca sobreviver do esporte. A falta de patrocínio, a baixa constante por apoio ao atleta são fatores predominantes na carreira de cada um. Porém João tem um diferencial. A vontade é conseguir encaminhar as ações do projeto Você Também Pode, e levar sua experiência para outras pessoas que buscam essa identidade. João já realizou algumas palestras sobre o assunto, e vídeos seus inclusive já foram utilizados em empresas.

A produção de material é importante para a continuidade dos trabalhos, e um dos fatores é sua relação com os fotógrafos da região centro norte catarinense. A região tem excelentes profissionais que dependem do trabalho diário nas praias. Uma foto no momento certo pode ser vendida, porém nem sempre com o certo reconhecimento dos surfistas. João tem uma relação bem interessante com os profissionais, e sabe o quão difícil é executar estes serviços:

“Estar dentro da água, tomando onda na cabeça, ou durante horas no frio lá na areia enquanto tem altas ondas quebrando não é para qualquer um. Temos que reconhecer o trabalho deles. Aqui na região temos excelente profissionais tanto de foto quanto de vídeo, posso citar meus amigos Luiz Fernando, também o Luís da Litoral Norte Drones, o Luan da The Cave, o Juninho Surf, Ricardo Freitas, Ricardo Augusto fotos e Miguel . São caras que merecem ter seu trabalho reconhecido. E valorizado.”

No último grande swell de maio e junho João aproveitou os momentos nas praias da Atalaia e na Brava de Itajaí, principalmente nos molhes, onde sua linha de surfe se encaixa perfeitamente.

Galerias | Mais Galerias