#surf #atletas 

Vitória de Valentina Zanoni marca o final do CBSurf Rip Curl Grom Search 2024

06/Nov/2024 - ASPI-SC

A atleta Itajaiense conquistou o primeiro lugar na categoria sub-16

Itajaí, SC –A Praia do Tombo, no Guarujá, foi o cenário para um dia de muita emoção e conquista no CBSurf Rip Curl Grom Search 2024. Entre os destaques da competição, a surfista Valentina Zanoni, de 13 anos, conquistou sua primeira vitória na categoria Sub-16. Representando Santa Catarina com da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e a cidade de Itajaí com a Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI), Valentina se destacou entre as promessas do surfe brasileiro e levou o título da etapa final do circuito.

Essa foi a terceira e última etapa do circuito, que começou em Porto de Galinhas e passou por Matinhos antes de encerrar no Guarujá. O CBSurf Rip Curl Grom Search é conhecido por abrir portas para a nova geração de talentos do surfe brasileiro, dando espaço para jovens atletas como Valentina desenvolverem suas habilidades, competirem e aprenderem a importância da disciplina, das regras e da garra.

O quarto e último dia de competições reuniu 248 atletas e consagrou oito campeões brasileiros e estaduais. A terceira etapa do CBSurf Rip Curl Grom Search também definiu o ranking final do Circuito Brasileiro de Surf de Base, que servirá como referência para a convocação da Seleção Brasileira Júnior de 2025. 

Valentina Zanoni: o brilho de Santa Catarina na Praia do Tombo

Valentina, tricampeã catarinense e vice-campeã brasileira, celebrou sua primeira vitória em uma competição nacional na categoria Sub-16. Em uma final disputada contra atletas de peso, como Luara Mandelli (PR) e Aurora Ribeiro (SP), Valentina apresentou uma performance consistente e determinada, totalizando 8.44 pontos, com duas notas significativas: 4.27 e 4.17. 

 “Meu Deus, é indescritível! Todo mundo dizia que ganhar um campeonato tão importante seria uma emoção gigante, e eu sempre achava que seria só mais um campeonato. Mas quando aconteceu, comecei a tremer inteira! Consegui encaixar bem meu backside nas esquerdinhas aqui do Tombo, e foi demais! Fiquei nervosa porque a Carol é uma atleta que admiro demais e já competi várias vezes com ela, e a Luara é minha inspiração desde que comecei a surfar. Estar numa final com elas foi um sonho. Hoje é o melhor dia da minha vida!”

Com a vitória da Valentina, além de representar uma conquista pessoal, a atleta marca a história do esporte catarinense e de Itajaí, reforçando o talento emergente do estado no cenário nacional.