#competições #atletas #notícias #eventos #longboard 
Jijoca de Jericoacoara - Ceará - Brasil

VII Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival

George Noronha

Jericoacoara se prepara para receber os maiores astros dos pranchões do Brasil e da América Latina

Entre os dias 09 e 12 de dezembro a famosa Praia de Jericoacoara irá se transformar na Capital Brasileira do longboard durante o VII Jeri Cultura Longboard Festival. O evento, além de valer como segunda e última etapa do circuito brasileiro de longboard, definindo os nomes dos campeões nacionais, também passará a ter status internacional com a realização do ALAS/HPFC, Circuito que celebra a parceria entre a Associação Latino-Americana de Surf e o High Performance Freestyle Championship.

Segundo Marcelo Bibita, chancelar o evento como uma etapa de um circuito internacional é um grande passo e amplia bastante o alcance do evento:

“O HPFC é um evento que valoriza a high performance e ao mesmo tempo, coloca Brasil e Hawaii na mesma plataforma de competição. No Brasil os locais escolhidos foram a Praia da Macumba-RJ e Jericoacoara. Isso comprova o que já vimos dizendo há alguns anos, que Jericoacoara é um dos melhores picos para a prática de longboard no mundo. E agora, os talentos locais terão mais uma janela de visibilidade e uma grande porta aberta para o intercâmbio esportivo e cultural. Sempre acreditei que Jericoacoara seria reconhecida como um spot internacional de long. E ver tudo isso acontecendo é para nós, motivo de muita alegria”, declarou Bibita.

Brasil do Surfe

A expectativa é que, a exemplo dos últimos anos, os principais nomes nacionais do longboard marquem presença no paraíso das direitas e do pôr do sol mais famoso do Ceará. Phill Rajzman, Jefson Silva, Carlos Bahia e muitos outros astros e estrelas, já confirmaram presença, e alguns já estão em solo cearense.

Sou Latino-Americano

A grande novidade deste ano é que, dessa vez, os brasileiros não serão os únicos ídolos presentes. Grandes nomes do longboard da América Latina já confirmaram presença e serão as grandes atrações do ALAS/HPFC, circuito criado a partir da parceria entre a Associação Latino-Americana de Surf e os organizadores do High Performance Freestyle Championship, com o objetivo de promover o desenvolvimento do longboard e das performances dos competidores através da realização de eventos especiais que adotam um sistema de julgamento que confere igual importância tanto ao estilo clássico, quanto à performance.

Importante: esse critério de julgamento será exclusivo do ALAS/HPFC, que divide o julgamento em 50/50-Clássico/Performance. As demais categorias do Festival seguem o modelo internacional da WSL, com o critério de julgamento voltado para o Clássico.

Experiências Tropicais e Culturais

Visitar Jericoacoara por si só já representa uma experiência incrível! Em se tratando de esportes, o primeiro a descobrir Jeri foi o windsurfe, ainda nos idos dos anos 1980. Mais recentemente foi a vez do Kite e do Wing conquistarem seu lugar ao sol. Mas, nenhum esporte cresceu tanto em Jeri quanto o longboard, que nos últimos anos vem povoando os sonhos de todos os praticantes da modalidade mais clássica do esporte dos Reis Havaianos no Brasil. Todos querendo surfar nas longas e perfeitas direitas da Praia da Duna do Por do Sol, além de vivenciar a atmosfera inigualável que torna esse lugar um dos principais destinos turísticos do brasil.

Mas, quem visitar Jeri durante o Festival poderá aproveitar muito mais do que apenas selfies com grandes ídolos ou fotos incríveis para suas redes sociais em alguns dos lugares mais instagramáveis do litoral brasileiro. Várias atividades estarão acontecendo na Jeri Long City, uma vila montada ao lado do evento. A estrutura estará centralizando as várias atividades culturais relacionadas ao evento como a Mostra de Cinema, Exposição de Fotos, Oficinas, Feira de Surf, Festas, Jeri Long Cast e muito mais. Além disso, atividades multiesportivas como o Desafio da Pedra Furada (que reunirá Canoa Havaiana, Sup, Wing Foil, Kite e Windsurfe), Ritual Auêra-Auára, Ações Ambientais, Surf Adaptado, dentre outras ações, serão atividades em que todos os presentes, sejam atletas ou simpatizantes, poderão se envolver e participar.

Tudo isso e muito mais é o que aguarda todos que se fizerem presentes à sétima edição do mais tradicional evento do longboard do Norte/Nordeste do Brasil.

Ritual Auêra-Auára

Um dos pontos altos do Festival é o Ritual Auêra-Auára, momento de confraternização onde o cicerone do evento, Marcelo Bibita, dá as boas-vindas a todos os participantes. Durante o ritual, os participantes assumem o compromisso de preservar a natureza deixando Jeri ainda mais linda do que quando chegaram, recolhendo resíduos do mar, da praia e das ruas e levando essa mensagem para seus locais de origens e para suas vidas.

Para Marcelo Bibita o ano de 2021 representa um grande marco para o evento que, segundo ele, atinge um novo patamar ao receber atletas vindos de vários países da América Latina, em busca de impulsionar o desenvolvimento e a evolução do esporte:

“Estamos muito felizes com essa parceria que firmamos com o Karin Sierralta, do Circuito Alas Pro Tour e com André Derizans, idealizador do HPFC. Apesar de ser um evento correndo em paralelo, o Festival agora conta com a respeitável chancela da ALAS/HPFC em um campeonato que pretende expandir os limites do esporte em Terras Alencarinas. Acreditamos que o ano de 2021 representará um marco, não somente para essa nova geração dos pranchões que floresce em Jericoacoara, mas também para o longboard do Brasil”, reforçou Bibita.

Premiação

Entre os profissionais a premiação será composta por R$ 20.000 (vinte mil reais), distribuídos igualitariamente entre homens e mulheres da categoria Profissional e mais 2.000 US$ (dois mil dólares) para o ALAS/HPFC.

Para os amadores a premiação será composta de pranchas Collection e Blocos Teccel, além de kits e troféus para todos os finalistas.

Crescimento

É inegável que a cada edição, o Jericoacoara Longboard Surf Festival atrai mais a atenção do mundo do longboard. A cada ano mais pessoas têm se encantado com as ondas e tudo que faz de Jeri um lugar tão especial e desejado. E agora, essa boa nova será levada ainda mais longe, cruzando as fronteiras Latino-Americanas e espalhando a notícia de que, em um estado do nordeste do Brasil existe uma praia paradisíaca, onde rolam ondas perfeitas para a prática do longboard, a água é quente, o povo é hospitaleiro e o pôr do sol é o que se pode contemplar de mais lindo desse lado do continente!

Maiores informações

Para maiores informações visite o nosso site, o www.jerilongfestival.com.br ou entre em contato diretamente com o Marcelo Bibita através do +55 85 98125.7191 (Whatsapp).

O VII Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival conta com o Patrocínio de Governo do Estado do Ceará, Pena, Robinson Crusoe, Coconut, Coca-Cola, Cerveja Sol e Monster Energy. Apoio Institucional: Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, Secretaria de Turismo do Estado do Ceara, Secretaria do Esportes e Juventude do Estado do Ceará, ICMBio, Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Marinha do Brasil, Instituto Povo do Mar, Secretaria de Turismo de Tibau do Sul, Asup-Ce, Federação de Surf do Estado do Ceará. Apoio: Hurricane Hotel, CasaLô Hotel, Pousada Chez Toi, Hotel Vila Kalango, Pousada Capitão Thomaz, Pousada Isabel, Pousada Juventude, Pousada Suíça Brasileira, Pousada Vila Sossego, Pousada Bella Jeri, Pousada Carcará, Pousada Baobá, Pousada Surfing Jeri, Pousada Nascer do Sol, Pousada Recanto do Barão, Pousada Wind Jeri, Pousada Beleléus, Pousada Bangalô, Pousada Casarão, Pousada Nova Era, Pousada Coral Negro, Creperia Naturalmente Jeri, Restaurante do Bigode, Restaurante Dona Amélia, Planeta Tour Viagens, Pastel e Cia e Tico Wind Jeri. Divulgação: Grupo Cidade de Comunicação, Ceará Surf, Surfguru, Revista Beach Show, Canal Off, Canal Woohoo e Joven Pan FM. Chancela: ALAS Pro Tour, CBSurf e Federação de Surf do Estado do Ceará. Realização: Auera Auara Produções e Eventos e IBESF-Instituto Brasil Sem Fronteiras.

 

Cronograma Completo

Quarta Feira 08 /12/2021

17h - Sunset Orquestrado na Laje Panorâmica da Pousada Chez Toi. Participação Especial da Orquestra Sinfônica De Jeri;

18h - Congresso Técnico Para Esclarecer Regras Do Alas Pro Tour E Do Cbsurf Tour;

19h - Divulgação Das Baterias E Coquetel De Boas Vindas Com Apresetação Do Dj Pio.

 

Quinta Feira 09/12/2021

6h30 - Aula de Alongamento com Rafael Arcanjo;

7h - Abertura da Tenda da Secretaria de Saúde de Jijoca com a Conferência dos Protocolos de Segurança (Carteira De Vacinação ou Teste Comprobatório PCR-RT Negativo para Covid-19  realizado em até 48h antes do início do evento e atenção aos atletas e turistas com testes gratuitos de glicemia, pressão etc);

7h - Apresentação de Capoeira com o Mestre Serê;

7h - Oficina de Pintura Facial e preparação para o Ritual das Águas;

8h - Apresentação de Abertura do Ritual das Águas com o Espetáculo de Dança Sereias Tribais. Direção Ivon Martinez, Produção Latino Dance Jeri e Percussão Tchelmy;

8h45 - Ritual das Águas;

10h - Onda Coletiva;

10h30 - Início das Baterias Cat. Iniciante Masculino (04 Baterias);

10h40 - Jeri Long Cast 1 - Mediação: Marcelo Bibita;

11h30 - Semifinais Cat. Iniciante Feminino (02 Baterias);

12h - Semifinais Cat. Iniciante Masculino;

12h30 - Baterias Wind Surf Expression Session Freestyle (02 Baterias);

13h - Final Iniciantes Feminino;

13h - Final Iniciantes Masculino;

13h - Final Wind Surf ;

14h - Semifinais Surf Adaptado Open (02 Baterias);

14h30 - Semifinais Surf Adaptado Cadeirante;

15h - Apresentação Bichinho, Emily E Malavasi;

15h30 - Final Surf Adaptado Cadeirante;

15h45 - Final Surf Adaptado Open;

16h - Entrega da Premiação;

17h - Sunset Musical e Lançamento da Música Tema da Sétima Edição do Jeri Long Festival

 

Sexta Feira 09/12/2021

6h30 - Alongamento e Yoga;

07h – 1ª Chamada para os Atletas;

07h40 - Início Fase 1 Profissional Masculino Cbsurf (12 Baterias);

08h - Ação Ecologica 1: com Marília de Cesari do Projeto 1000 Árvores. Plantio de mudas e conscientização sobre a importância da flora nativa;

08h30 - Ação Ecológica 2: Realizada pelo Instituto Povo do Mar numa ação de limpeza de praia e conscientização ambiental com as crianças de Jeri em parceria com a Escola de Surf Local Perfect Days;

09h - Abertura da Exposição de Surf/Art no Espaço Cultural Jeri Long City e da Feira do Surf.

Artistas Convidados: Bruno Witeze, Ana Evelina e Mara Wisman;

09h10 - Live Painting com o Artista Plástico Marko Mendonça em parceria com as Pranchas Collection;

09h30 às 11h - Workshop Gratuito de Interpretação de Mapas de Previsão de Ondas, Ministrado pela Ux Designer do Site Surfguru, Mari Salles, ensinando e dando dicas para leitura e interpretação dos Mapas de Previsões de Ondas e de como Encontrar a Onda Perfeita na hora e lugar certos! (Vagas Limitadas);

12h - Fase 1 Master 35+ (06 Baterias);

13h30 - Início Fase 1 Profissional Feminino Cbsurf (06 Baterias);

14h30 - Jeri Long Cast 2 - Mediação: Marcelo Bibita;

15h30  - Fase 2 Profissional Masculino Cbsurf (6 Baterias);

17h30 Final de Baterias

Jeri Long Cine na Praça Principal de Jeri

18h às 18h30 - Oficina de Dj na Praça com Dj Pio;

18h30 - Cerimonial e Abertura da Mostra Cultural Jerilongcine, na Praça Principal ,com o Grupo de Dança Latino Dance;

19h - Apresentação do Curta Sereias de Jericoacoara, do Canal do You Tube Brincantes, produzido pela Família Beissá e convidados (10 Minutos);

19h30 - Apresentação do Curta: Jasmim. Produção de Pedro Schanset (3 Min);

19h40 - Apresentação do Curta Jericoacoara Auêra-Auára. Produção: Rick Werneck (15 Minutos);

20h00 - Epsódio 2: Tem Saci em Jeri. Canal Brincantes Familia Beissá (8 Minutos);

20h20 – Doc. Phil Good, sobre Phil Rajzman, dirigido por Gabriel Vilaça;

20h40 – Doc. Parque Nacional De Jericoacoara Icmbio;

21h00 - Avant-Premiere do Filme Repente ;

21h30 - Encerramento das Atividades.

 

Sábado 11/12/2012

6h30 Alongamento/ Yoga;

7h30 - Início das Baterias Cbsurf Pro Fase 3 Pro Masculino (3 Baterias);

08h - Atividades Lúdicas (Jogos e Brincadeiras) com as Crianças da Vila (Ipom);

8h30 – Fase 2 Feminino Pro Cbsurf (3 Baterias);

9h - Fase 1 Alas Pro Tour/Hpfc Masculino (8 Baterias);

09h15 - Jeri Long Cast 3 – Mediação: Marcelo Bibita;

12h - Fase 1 Alas Pro Tour/Hpfc Feminino (04 Baterias);

13h30 - Fase 2 Alas Pro Tour Masculino (04 Baterias);

15h - Fase 1 Sub 18 Masculino (04 Baterias);

16h - Semifinais Pro Masc Cbsurf (02 Baterias);

16h40 - Semifinais Pro Feminino Cbsurf (02 Baterias);

17h20 Final dos Trabalhos;

17h30 - Sunset Musical No Serramar e Festa Oficial do Festival;

Programação

17h30 às 18h30 - Sunset com Dj Faleiro;

18h30 às 20h - Dj Pio e Telão;

20h  - Queima de Fogos e Show de Malabares de Fogo. Marcos Angaro e Raxi Figueredo;

20h30 - Show Com Titi;

21h - Show Nayra Costa;

22h - Show de Reggae.

 

Domingo 12/12/2021

6h30 Despertar Com Alongamento/Yoga;

7h30 - Semifinais Alas Pro Tour Masculino (02 Baterias);

8h10  - Semifinais Alas Pro Tour Feminino (02 Baterias);

8h30 - Festival de Esculturas de Areia;

8h50  - Semifinais Pro Junior Masculino (02 Baterias);

9h - Jeri Long Cast 4 – Mediação: Marcelo Bibita;

9h20 - Semifinais Pro Junior Feminino (02 Baterias);

9h50 - Semifinais Master 35+;

10h20 - Semifinais Legends 50+;

10h50  - Semifinais Super Legends 55+;

11h20 - Semifinais Grand Legends 60+;

12h  - Final Junior Masculino;

12h20 - Final Junior Feminino;

12h40 - Final Master 35+;

13h10 - Final Legends 50+;

13h30 - Final Super Legends 55+;

13h50 - Final Grand Legends 60+;

14h20 - Final Alas Pro Tour/Hpfc Feminino;

14h40 - Final Alas  Pro Tour/Hpfc Feminino ;

15h - Final Pro Feminino Cbsurf;

15h20 - Final Pro Masculino Cbsurf;

16h - Entrega da Premiação;

18h - Festa de Encerramento.

Galerias | Mais Galerias