#tubarões #política 
Recife - Pernambuco - Brasil

Vereador quer tornar o surfe ilegal no Recife

Câmara Municipal do Recife

Segundo ele, a cada ataque de tubarão a notícia cria um ambiente de que ao entrar para tomar banho de mar nas praias do Recife, o turista sofrerá ataque de tubarão.

O vereador Sérgio Magalhães afirmou, na justificativa do projeto, que ele tenta salvar vidas e também faz a proteção da cidade do Recife, para atividade turística. Segundo ele, há registros que a cada notícia dos acidentes, “o número de cancelamentos de turistas para Recife é enorme”.

Os ataques de tubarão não chegam a ser um problema recente, mas nos últimos anos o Recife vem registrando esses acidentes com frequência e ganhando mídia negativa em todo o mundo. As principais vítimas são os surfistas e por isso o vereador Sérgio Magalhães (PSD) está com um projeto de lei que proíbe a prática de surf e bodyboard nas praias recifenses.

“É função de qualquer pessoa, principalmente nós que somos parlamentares, se preocupar com vidas. Desde a década de 1990 tivemos um grande número de ataques de tubarão em Pernambuco, num total de 54, sendo que deste número 20 foram vítimas fatais e os demais sobreviveram, mas com sequelas graves. O tempo tem mostrado que não adianta somente uma campanha educativa. Temos que ser mais severos e criar uma situação imperativa”, justificou.

O projeto de lei 113/2011 estabelece que o infrator será obrigatoriamente retirado do mar e terá seu equipamento de surf ou bodyboard apreendido e destruído. A fiscalização das praias, de acordo com a matéria, deverá ser feita pela Prefeitura do Recife em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de Pernambuco.

O texto foi enviado para análise e emissão de pareceres das comissões de Legislação e Justiça; Meio Ambiente, Transporte e Trânsito; Educação, Cultura, Turismo e Esportes; Defesa dos Direitos Humanos e Segurança Pública.

Links Relacionados:

reportagem original

Galerias | Mais Galerias