#vento #surf #kite 

Vento: Como o vento influencia no KiteSurf e no Surf

Luiza Coutinho - Equipe Surfguru

Descubra a influência e a diferença do vento, um fenômeno natural, que é essencial para prática do kitesurf e ao mesmo tempo pode acabar com uma sessão de surf!

Quem é do mar não enjoa!

Os amantes de kitesurf e do surf, podem desfrutar a maior parte do tempo na água e levar essa frase à prova, já que os dois esportes são no mar mas dependem de condições diferentes de vento para prática. Nesse post você finalmente vai entender qual é a diferença dos dois e como um fenômeno natural pode mudar completamente os planos de um surfista.

Esse post é patrocinado por Corona, a cerveja oficial do Surfguru, do surf e da natureza. Pela primeira vez no Brasil a marca vai estrear o evento Corona Sunsets World Tour Experience no Brasil no paraíso dos kitesurfistas, a praia do Preá, Ceará. A Corona vem cada vez mais se aproximando do kitesurf e mostrando porque é a cerveja que nasceu na praia. Se você ficou curioso e quer saber mais dessa experiência clica aqui.

Ventos: O que são, origem e tipos

Os ventos desempenham um papel muito importante, influenciando o clima, o relevo e a formação de chuvas. Na prática, os ventos são caracterizados pelo deslocamento do ar e pela variação da pressão atmosférica ao longo do tempo.

"Os ventos surgem de variações nas pressões atmosféricas, nas áreas de alta pressão e de baixa pressão. Eles sopram, em geral, das áreas mais altas para as mais baixas, em uma espécie de equilíbrio.” Trecho do post Brasil Escola

Eles estão em constante movimento e são conhecidos por existirem diferentes tipos de vento, por exemplo, brisas, ciclones, tornados, entre outros. Além disso, possuem diferentes características, podendo ser secos, quentes, úmidos ou frios.

Mas e agora, vamos falar do que a gente curte: quando esses ventos podem ser bons pra gente ir pra água?

No surf, de uma forma geral, as ondas ficam mais alinhadas e com melhores condições quando está sem vento ou com o vento terral (quando o vento vem da terra na direção do mar). Nessas duas situações o mar fica mais liso e calmo, favorável para formação das ondas. O vento terral, por sua vez, facilita a formação de tubos já que o lip da onda demora um pouco mais a cair formando o famoso “véu”.

Luiza Coutinho por Ramon Lourenço

Para quem é surfista mais avançado e curte aéreos não se importa com um ventinho leste ou oeste, dependendo do pico, já que eles dão uma ajudada no voo e na aterrissagem.

no kitesurf o vento é essencial, sem vento é impossível levantar a pipa e velejar. É um esporte que deslizar sob a água sendo puxado pela pipa é a base e, para isso precisa de um determinado vento. O melhor vento para iniciantes no kitesurf é o que sopra paralelo a praia porque caso tenha qualquer problema o velejador vai estar próximo a margem e pode sair com mais tranquilidade.

Agora, imagina só velejar com o vento terral? Além de o vento ficar rajado, dificultando o pouso e a decolagem, o velejador pode ser direcionado para alto mar.

E você, é do time kitesurf ou surf? Ou fica com os dois? No Rio de Janeiro, por exemplo, é possível surfar pela manhã bem cedo sem vento ou com vento terral, e aproveitar o vento leste para velejar à tarde. Nada mal!.

Galerias | Mais Galerias