#surfguru #surf #previsão #surfguruavisou #alerta 
Brasil

Vai ter swell para fechar fevereiro! Se liga na análise #SurfguruAvisou

Equipe Surfguru

Dessa vez, além de mais forte, promete durar mais tempo - do dia 26/02 até dia 1/03!

 

Tem ondulação chegando ao litoral sul brasileiro a partir de amanhã. Então se liga na nossa análise para poder escolher o pico certo e aproveitar os dias de onda. 

#SurfguruAvisou Sem mais delongas, vamos para a análise!

No mapa meteorológico abaixo, dá pra ver como a sequência de swells que vai atingir o litoral Sul e  Sudeste do Brasil vão ser gerados:

mapa barometrico no Brasil fevereiro de 2021

Existem duas baixas pressões (B) próximas à Antártica, interagindo com a alta pressão (A) estacionada sobre a Argentina, essa interação é que está criando as pistas de vento (imagem abaixo) que geram os swells:

mapa de vento Brasil fevereiro de 2021

Estas duas pistas de vento, além de outra pista menor, que se formou na terça 23, geram uma sequência de pulsos de ondulações:

mapa de período das ondas Brasil fevereiro de 2021

O primeiro swell desta sequência começa a botar pra funcionar os picos do litoral Sul a partir de hoje (25), e amanhã chega às praias do Sudeste, veja como estes pulsos de swell são visíveis no gráfico de previsão de ondas para o litoral do Rio de Janeiro

grafico de altura das ondas no rio de janeiro fevereiro de 2021

SUL

Um forte swell chega no oceano do Rio Grande do Sul durante essa sexta-feira dia 26/02 entrando com 1,4 m e 182 graus de sul-sudeste e 11 segundos de período, subindo durante a tarde para 1,7 m com 12 s. Os ventos serão moderados de noroeste cedo, podendo rolar boas ondas na boca do Rio Mampituba na parte da manhã. No sábado o swell fica com 1,9 m e 178 graus de sudeste e 12 s, vento moderado de norte cedo, devendo rolar boas ondas nos molhes em Torres.

No Domingo o swell de sudeste cruza com uma grande ondulação de leste gerando ondas no oceano com 2,8 m 92 graus e 8 s, o mar fica revolto com vento leste-nordeste moderado a forte, apenas para picos mais protegidos. Na segunda as ondas devem acertar com o vento terral de sudoeste e ondulação de 2,5 m de leste com 102 graus e 8,5 segundos, deve rolar boas ondas na praia da cal.

grafico de ondas para tramandai rio grande do sul fevereiro de 2021

Gráfico da altura das ondas para Tramandaí - RS

grafico de vento para tramandai fev 2021

Gráfico de vento para Tramandaí - RS

Em Santa Catarina a ondulação chega pequena na sexta, dia 26/02, com 1,3 m com 178 graus e 11 segundos e o vento é moderado de sul. Em alguns picos, como Ferrugem Sul ou Rosa Sul, pode entrar de Sudoeste cedo. No sábado o swell sobe para 1,8 m com 172 graus e 12,5 s, vento sudeste moderado, Rosa Sul deve ser uma boa opção se o vento não atrapalhar.

No domingo o swell de sul se cruza com uma potente ondulação de Leste, por isso deve ficar bem grande e bagunçado devido ao forte vento Leste-sudeste, ondas no oceano com 2,8 m e 106 graus com 8,3 segundos. Provavelmente, na segunda o mar deve acertar devido ao vento terral de sudoeste fraco e com uma ondulação de 2 m com 140 graus e 9 s. Podendo rolar boas ondas no Campeche, Pico da Cruz, Praia Brava e alguns outros picos.

mapa espectral para itajai-SC fevereiro de 2021

Mapa espectral para Itajaí-SC

No Paraná a ondulação chega bem tímida na sexta e só vai subir no sábado, dia 27/02, teremos 1,3 m com 144 graus de sudeste e período de 12 segundos com vento moderado de sul-sudeste. Pode já rolar algumas ondas em Matinhos no decorrer do dia.

No domingo a ondulação sobe para 1,6 m com 140 graus e 9 s, com vento terral moderado a fraco, deve rolar boas ondas em Matinhos. Na segunda a ondulação vai perdendo força e virando mais de sudeste, mas ainda deve ter uma brincadeira com o vento de sudoeste moderado.

grafico de altura das ondas para guarapari fevereiro de 2021

Gráfico de altura das ondas para Guaratuba-PR

GRAFICO DE vento para guarapari - pr fevereiro de 2021

Gráfico do vento para Guaratuba-PR

SUDESTE

Na região sudeste vamos sentir melhor essa sequência de swells, pois eles devem entrar mais limpos e vão subindo e alinhando dia após dia. Em São Paulo o primeiro swell entra na sexta-feira, dia 26/02, com 1,6 m e 190 graus com 11 s, vento fraco noroeste, deve rolar boas ondinhas em todo o litoral. No sábado o segundo swell já entra com um pouco mais de pressão com 1,7 m e 184 graus com 13 s, vento fraco noroeste cedo podendo girar para um sul fraco e também deve rolar boas ondas em todo o litoral de SP.

No domingo entra o terceiro swell ao longo do dia e pode ganhar ainda mais pressão com ondas de 1,8 m e 186 graus com 12/14 s e vento fraco oeste noroeste, podendo rolar bons tubos em Maresias, boas ondas no Guarujá e Ubatuba também. Na segunda o swell se mantém e vira um pouco mais de sudeste com 1,8 m e 178 graus com 12 s, vento moderado a fraco norte noroeste. Por isso, pode rolar ainda bons tubos em Maresias e acertar alguns outros picos, como a Vermelha do Norte e Itamambuca em Ubatuba com altas ondas.

grafico de altura das ondas maresias fevereiro de 2021

Gráfico de altura das ondas para Maresias-SP

grafico de ventos para maresias em fevereiro de 2021

Gráfico do vento para Maresias-SP

O primeiro swell chega ao Rio de Janeiro amanhã e vai subindo durante o dia, chega com 1,2 m e sobe para 1,4 m durante o dia com 182 graus e 11 segundos de período, vento oeste noroeste cedo, podendo rolar alguns tubos entre o Recreio e a Barra cedo e boas ondas entre a Macumba e o Grumari ao longo do dia.

No sábado o segundo swell começa com 1,6 m e ganha força ao longo do dia, chegando a 1,8 m com 180 graus e 12 s,vento oeste-noroeste cedo. As opções são bem parecidas com a sexta, porém bem maior, podendo já estar fechando entre a Barra e a Reserva, mas ainda pode ter aquele diamante - pode rolar bons tubos no Postinho. As opções mais certas e abrindo devem ser no Grumari, Prainha e Macumba, o destaque vai para Saquarema que deve rolar altas ondas em praticamente todos os picos.

No domingo o terceiro swell chega com ainda mais pressão na parte da tarde e sobe de 1,8 com 11 s e 180 graus pela manhã para 1,9 com 14 s e 190 graus na parte da tarde.  Cedo no Rio ainda será terral e pode quebrar inclusive o Arpoador, mesmo não estando com o fundo muito bom. Postinho cedo também é uma boa opção para quem quer pegar tubo e Grumari, Prainha e Macumba para ondas mais abertas. Já do outro lado da ponte, Itacoatiara promete quebrar bonito para a galera que está atrás de ondas bem tubulares. Em Arraial do Cabo as esquerdas da Praia Grande devem quebrar na parte da tarde com o swell entrando com mais força, mas o destaque novamente vai para Saquarema que deve quebrar clássico, inclusive a laje de Manitiba com altos tubos.

Na segunda ainda teremos muita onda com swell de 1,9 m com 11 s e 166 graus, vento norte-nordeste, ideal para as ondas do Arpoador - vamos torcer para que acerte o fundo e role altas ondas. Em Nitetrói, Itacoatiara vai proporcionar boas condições ainda na segunda. Deve também, rolar altas ondas em toda Região dos Lagos, inclusive na praia de Itaúna em Saquarema, com esse swell mais de frente para fechar a sequência com chave de ouro.

mapa de perido e espectral para saquarema fevereiro de 2021

Mapa espectral para Saquarema-RJ no dia 27/02

No Espírito Santo o swell só começa a entrar no sábado, dia 27/02, mesmo assim ele ainda é cruzado com uma ondulação de leste-nordeste Na sexta a ondulação é bem fraca de nordeste, no sábado teremos uma ondulação com 1,6 m e 6,7 segundos com 78 graus, vento oeste-noroeste cedo, com boas ondinhas no Ulé cedo e boas ondas nos corais do norte.

No domingo, o swell começa a limpar e definir de sul com 1,4 m 12,4 segundos e 188 graus, vento noroeste fraco cedo. É um swell bem de sul, no limite quase passando fora, mas deve entrar e rolar boas ondas no Ulé cedo e nos corais de norte a sul. Na segunda o swell entra de verdade com 1,7 m, 14,7 s e 186 graus, vento noroeste fraco cedo, devendo rolar bons tubos no Ulé cedo, alguns slabs e corais de norte a sul. Infelizmente, o momento parece ser só cedo, pois o vento vai virando leste e depois nordeste forte ao longo da manhã.

mapa de periodo e espectral para guarapari-es fevereiro de 2021

Mapa espectral para Guarapari-ES

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Bom fim de semana para todos e que você pegue altas ondas com a gente! 

Mahalo!

 

 

 

Galerias | Mais Galerias