#competições #bodyboarding 

Vai ser dada a largada pelo título estadual de Bodyboarding no Espírito Santo

Guarapari abre o Estadual de Bodyboarding 2026 com recorde de inscritos nas categorias de base

03/Set/2026 - Heriberto Simões - Guarapari - Espírito Santo - Brasil

O litoral capixaba será palco, neste final de semana, do início de uma nova disputa pelo título estadual de Bodyboarding.

Nos dias 5 e 6 de setembro, a Praia do Morro, em Guarapari, recebe a primeira etapa do Circuito Capixaba de Bodyboarding 2026. Mais do que abrir uma temporada de competições, o evento revela a força de uma modalidade que continua crescendo, renovando seus talentos e reunindo diferentes gerações dentro do mar.

A etapa chega com 115 atletas inscritos, reunindo representantes de Guarapari, Anchieta, Vila Velha, Vitória, Serra, Aracruz e Muniz Freire, além de atletas de Rio das Ostras, Saquarema e São João da Barra, no Rio de Janeiro, Fortaleza, no Ceará, e Mongaguá, em São Paulo.

É um cenário que ultrapassa as fronteiras do Estado e mostra que Guarapari segue ocupando um lugar importante no mapa do Bodyboarding brasileiro.

Mas são os números da base que talvez melhor traduzam o momento vivido pelo esporte capixaba.

Serão 58 atletas nas categorias de base, entre feminino e masculino, em um dos maiores movimentos de renovação já registrados pelo circuito. Entre eles, 21 competidores das categorias Iniciantes fazem sua estreia no cenário competitivo.

São meninos e meninas que começam agora uma história que, para muitos, pode durar décadas.

A etapa também registra a presença de 20 mulheres inscritas, fortalecendo o protagonismo feminino e mostrando que o crescimento do esporte passa, cada vez mais, por uma participação ampla e representativa. O número representa uma transformação importante: cada vez mais meninas e mulheres encontram no esporte não apenas um espaço de competição, mas também de pertencimento,

Na categoria Profissional, o desafio é para quem já conhece bem o caminho até o título.

Atual campeão estadual, Lucas Nogueira, de Vila Velha, chega para defender a conquista e buscar mais um capítulo em uma trajetória marcada por nada menos que 12 títulos estaduais.

Uma nova geração vem chegando, outros nomes querem ocupar esse espaço e cada bateria começa do zero. No mar, títulos e histórias ficam fora d’água. O que vale é a onda que está diante do atleta a partir deste próximo sábado na Praia do Morro.

A competição ainda reúne as categorias Master 35+ e Legend 45+, reforçando uma característica que faz do Bodyboarding um esporte para diferentes gerações: há espaço para quem está começando, para quem busca o alto rendimento e para quem continua competindo movido pela mesma paixão de tantos anos atrás.

PROGRAMAÇÃO

5 de setembro (sábado)

Início: 7h30 - Término: 16h

6 de setembro (domingo)

Início: 6h30 - Término: 15h - Premiação no local

CAMPEÕES ESTADUAIS 2025

Profissional Masculino: Lucas Nogueira — Vila Velha/ES

Open Masculino: Henry Cogo — Guarapari/ES

Open Feminino: Melissa Souza — Rio das Ostras/RJ

Sub-18: Guilherme Montenegro — Bicampeão — Vila Velha/ES

Master 35+: Alex Kundera — Vila Velha/ES

Legend 45+: Alex Kundera — Vila Velha/ES

Iniciante Feminino: Melissa Souza — Rio das Ostras/RJ

Iniciante Masculino: Salomão Mota — Vila Velha/ES

CALENDÁRIO 2026

5 e 6 de setembro — Praia do Morro, Guarapari

31 de outubro e 1º de novembro — Praia de Itaparica, Vila Velha

5 e 6 de dezembro — Praia de Itapoã, Vila Velha

PARCEIROS E PATROCINADORES

Parceiros Oficiais:  Governo Federal – Ministério do Esporte | Prefeitura Municipal de Guarapari

Apresentam o evento: Dalla | Fruteria Brasil

Patrocinadores:

Ampla | Genesis Bodyboards | Anomalya | Waltercon Contabilidade | TV Guarapari | Band FM

Realização: FEBES – Federação de Bodyboarding do Espírito Santo

Organização: Marcelo Miranda – Eventos