#pranchas #equipamentos #inovação #tecnologia 
Estados Unidos

US Blanks e Incide Blanks se associam na produção de blocos

David Scales - US Blanks

A US Blanks anunciou um acordo para fabricar e distribuir a tecnologia da Incide em blocos.

Incide é uma fibra de carbono conhecida como o "cérebro", posicionada no interior da espuma do bloco da prancha de surf, e que serve como um substituto da longarina.

Dan Mann, ex-diretor de pesquisa e design de pranchas da Firewire e criador da Incide, passou 13 anos desenvolvendo o projeto. A US Blanks fez parceria com Mann para fabricar os blocos com INCIDE em suas instalações no sul da Califórnia e distribuí-los através da sua rede mundial.

 

"A fibra de carbono tem sido usada para melhorar os equipamentos de elite em todos os esportes como o golfe, o snowboard, carros de corrida, etc. É um material incrível que nos permite fortalecer e apoiar projetos de pranchas tradicionais." falou Dan Mann, da INCIDE Blanks

Os materiais de construção de prancha mantiveram-se relativamente inalterados desde a introdução da espuma de poliuretano em 1950. Dan Mann tem shapeado pranchas de surf e trabalhado com materiais alternativos há 20 anos. Ele começou a trabalhar com a fibra de carbono no ano de 2000. "O material é cinco vezes mais forte do que o aço, mas retém propriedades flexíveis que são semelhantes a de uma longarina de madeira tradicional", explica Mann.

A necessidade de um novo material tornou-se evidente quando os surfistas reclamavam das pranchas perdendo a sua vivacidade após o uso prolongado. "O ponto de venda real para a incide não é apenas a força e flexibilidade, mas sim, o retorno à estática."

Mann explica que as longarinas de madeira tradicionais perdem uma porcentagem do seu retorno à estática cada vez que a madeira é estressada ou flexionada. Isso se traduz com uma diminuição da vivacidade, da sensibilidade e, finalmente, do desempenho da prancha. Com incide, mesmo que o exterior da espuma absorva os danos superficiais, como pequenos tecos e mossas, o padrão global de flexibilidade e o desempenho da prancha permanece inalterado. Mann afirma que "os blocos incide desempenham em seu nível ótimo por um tempo indefinido."

 "A fibra de carbono 'cérebro' fornece a força suprema e padrão de flexibilidade, mas a casca de espuma EPS permite que o shaper tenha a mesma liberdade criativa de um bloco tradicional. Não há nenhuma nova curva de aprendizagem com o incide. A única diferença é sentida pelo surfista, na forma de maior desempenho e vida útil da prancha". US Blanks.

 

A US Blanks é a maior fabricante do mundo de blocos de prancha. Feito inteiramente nos EUA, a US Blanks tem armazéns na Califórnia e na Flórida e distribuidores em todo o mundo.

Links Relacionados:

Incide Blanks

US Blanks

Galerias | Mais Galerias