Brasil

Último grande Swell do inverno

Guru dos Mares

Fechando o inverno com chave de ouro

Uma baixa pressão no litoral da Antártica, interage com uma uma Alta pressão sobre Argentina gera uma grande ondulação com muita energia que marcha em direção ao litoral Sul e Sudeste do Brasil. 


Pista de vento na costa da argentina gera a última grande ondulação de inverno no Sul e Sudeste do BR

SUL

No Rio Grande do Sul o swell chega na segunda com 2.4 metros de altura e direção 155 graus de sul-sudeste e 16 segundos de período, vento oeste sudoeste perfeito cedo e se intensificando para sudeste durante o dia, maré com pouca variação cheia as 5 h 0.8 m e seca as 12 h 0.3 m, devem rolar altas ondas cedo na boca do rio Mampituba e na praia da Cal.

Na terça teremos 1.8 m de sul sudeste com 176 graus e 14 segundos, vento fraco cedo de norte, terral em alguns picos, podendo rolar altas ondas no Píer de Atlântida em Xangri-lá e na praia do Cal.

Na quarta as ondas baixam para 1.2 m de sul sudeste com 174 graus e 13 s, vento norte nordeste fraco podendo ainda ter boas ondas nos Molhes.

No Paraná o swell entra na segunda durante o dia, cedo teremos 1 m e vento sudeste um pouco forte e a tarde ele sobe para 1.2 m com 139 graus de sudeste e 17 segundos de período, vento diminuindo de sudeste para o final do dia, podemos ter boas ondas no pico de Matinhos durante o dia e altas ondas no final de tarde.

Na terça teremos 1 m com 140 graus e 16 s, vento sul sudoeste moderado pela manhã, podendo ainda ter altas ondinhas no pico de Matinhos.

Na quarta à ondulação de sudeste começa a baixar 0.8 m com 139 graus e 13 s, vento sudoeste fraco cedo, podemos ter boas ondas na praia brava e praias mais expostas ao swell de sudeste.

Em Santa Catarina o swell entra na segunda com 1.9 m e 160 graus de sudeste e 16 segundos de período, vento sul-sudeste moderado bem cedo e ficando sudeste mais forte durante o dia, as melhores opções devem ser o Campeche bem cedo e Rosa Sul e na Silveira na parte da tarde com o mar subindo.

Na terça teremos 1.5 m de sul-sudeste com 158 graus e 14 s, vento sudoeste fraco a moderado cedo e virando leste na parte da tarde, podemos ainda ter boas ondas no Campeche e na Rosa Sul cedo.

Na quarta as ondas baixam e ficam com 1 m de sudeste 157 graus e 13 s, com vento terral perfeito cedo, podendo ainda ter boas ondas e alguns tubos nas praias da Joaquina, Mole e no Pico da Cruz. 

SUDESTE

Em São Paulo o swell chega na segunda durante o dia e sobe de 1.5 m para 1.9 m à tarde com 187 graus de sul e 16 segundos de período, dependendo do vento pode dar altas tubos em Paúba no final de tarde. 

Na terça o swell fica ainda maior 2 m com 172 graus de sul-sudeste e 14 segundos, vento fraco cedo de leste sudeste, devendo rolar altos tubos em Paúba cedo e depois vai acertando o vento leste nordeste durante o dia e ficar terral, podendo rolar altos tubos em Maresias.

Na quarta o swell baixa para 1.5 m com 171 graus e 13 segundos, com terral perfeito para Maresias que deve quebrar com bons tubos, podemos ter altas ondas também  em Ubatuba com bons tubos na Vermelha do norte e altas ondas em Itamambuca. 

No Rio de Janeiro a ondulação chega durante o dia na segunda, cedo teremos 2.2 m de sul com 186 graus e 13 segundos, vento nordeste cedo,  se intensificando a tarde e ficando de leste sudeste, cedo o vento é terral e podemos ter bons tubos no postinho na barra, Alfabarra e no Secreto no CCB, na verdade vai ter altas ondas no Rio todo cedo e já pode dar até o Pontão do Leblon pela manhã e Arpoador a tarde se o vento não atrapalhar. Saquarema também vai ter altas ondas na Laje da Manatiba e na praia da Vila.

Na terça que o swell entra de verdade e as ondas ficam bem grandes e alinhadas com 3.4 m de sul com 188 graus e 16 segundos, porém com vento moderado a forte de leste sudeste, destaque para a laje do Sheraton e Pontão do Leblon, com ondas que podem chegar aos 4 metros, posto 5 de Copacabana e talvez o Arpoador dependendo do vento, na região dos lagos devem quebrar altas ondas nos picos mais protegidos do vento, destaque para as longas esquerdas da Praia Grande de Arraial do Cabo.

Na quarta o mar deve baixar um pouco e acertar, teremos 2.5 m de sul com 190 graus e 14 segundos, com vento leste nordeste cedo, podendo ser terral em alguns picos, destaque para o Arpoador no Rio e a Praia da Vila e Itaúna em Saquarema e para as esquerdas da Praia Grande em Arraial.

No Espírito Santo a ondulação só entra na terça bem alinhada, porém passando um pouco fora, mesmo assim poderemos ter altas ondas devido ao longo período. 

Na segunda ainda vai estar pequeno com 0.8 m de leste com vento oeste fraco cedo e boas ondinhas no Ulé.

Na terça o swell entra com 1.2 m de sul com 188 graus e 16 segundos de período, vento terral cedo, deve rolar altos tubos no Ulé e boas ondas nos corais da barra e talvez até no barrão na parte da tarde.

Na quarta teremos 1.2 m de sul com 182 graus e 14 s de período, vento fraco variando de leste nordeste cedo e virando sul sudoeste na hora do almoço, podemos ter boas ondas no Ulé cedo e nos corais de Carapebus e altas ondas em quase todos os corais na hora do almoço, destaque para Belina e Pinheirinho.

Na quinta as ondas realmente acertam e devem rolar altas ondas em praticamente todos os picos.

Namastê  [

Galerias | Mais Galerias