#profissional #mundial #wct #competições #surf 
Hawaii - Estados Unidos

Tyler Wright vence o O'Neill feminino de olho no Tour de 2011

ASP

O melhor resultado das brasileiras foi o terceiro lugar na semi final de Silvana Lima, que ficou na quarta posição do Tour Mundial da ASP, e um terceiro lugar nas quartas de final de Bruna Schmitz

A convidada da Australiana Tyler Wright, ganhou o Mundial feminino do O'Neill Cup of Surfing, superando a local de Sunset Beach Coco Ho, e a quatro vezes campeã da ASP, a australiana Stephanie Gilmore e a No. 2 da ASP, Sally Fitzgibbons.

A parada final no Mundial feminina da ASP, o O'Neill World Cup of Surfing também marcou a segunda jóia da Vans Triple Crown e desempenhou um papel fundamental nas campanhas das surfistas para a requalificação para o Dream Tour de 2011 da ASP.

Wright, que competiu na primeira Vans Triple Crown de sua jovem carreira, rapidamente se lançou para a liderança na final, quebrando a maior pontuação de uma única onda do evento, um 9,57, de 10 em rota para o total de bateria de 17,24, conectando uma série de enormes e poderosas rasgadas de frontside, e deixando as suas concorrentes em uma situação de combinação dentro dos primeiros 10 minutos de luta para finalmente alcançar a vitória.

"A sensação é muito legal", disse Wright. "Eu me diverti lá e peguei um par de ondas e começou realmente a pulsar no final, então eu estava feliz e me divertindo. As meninas estavam detonando lá fora, então isso foi bom. "

Wright, que conquistou o seu primeiro Mundial da ASP no Tour com 14 anos como uma convidada, estará competindo em seu ano de estreia na elite em 2011 e utilizou o Mundial feminino da O'Neill's Cup como uma excelente preparação para a próxima temporada.

"Este evento tem sido um grande aquecimento para o próximo ano", disse Wright. "Vai ser divertido no próximo ano e estou ansiosa por isso."

Wright, que terminou em segundo lugar no Reef Hawaiian Pro, também ganhou o prestigioso JN Automotive Group Rookie, concedido pelo Vans Triple Crown e sua posição atual como líder do ranking "irá vê-la competir para o título de 2010 da ASP Specialty Series em Pipeline em uma batalha de bateria única para conquistar o título da séries de três eventos de prestígio.

"Eu nem sabia que havia um título de estreante do ano para a Tríplice Corôa até que alguém me disse outro dia", disse Wright. "É muito legal. Estou feliz por estar aqui e me divertindo, então eu acho que é a principal coisa que eu penso. É incrível que eu vou competir em Pipe. Eu surfei lá algumas vezes e agora eu amo estar lá fora, tem alguns tubos muito grandes. "

Ho, que terminou o ano em 7a geral, fez sua primeira final da temporada, na frente de sua torcida que viu ela detornar o pico local de Sunset Beach e ficou convencida de que o melhor resultado de seu ano veio em seu pico local.

"Tyler (Wright), tipo já tinha desde o início e foi difícil de ouvir lá fora", disse Ho. "Eu só queria ter duas boas ondas, mas estava mais feliz e depois triste. Eu finalmente consegui uma final este ano e por terminar bem em casa, estou muito feliz. "

A finalista havaiana também garantiu o seu lugar como uma das quatro competidoras que irão lutar pelo título do Vans Triple Crown em Pipeline, o duelo Vans para a Jóia.

"Ir para pipe tipo tudo veio com isso", disse Ho. "Eu não esperava nada. Eu sabia que tinha um 7o em Haleiwa, mas agora eu estou indo para pipe. Deve ser muito divertido, com apenas três garotas e espero que backdoor tenha algumas divertidas. "

Gilmore, que já garantiu o seu quarto consecutivo título da ASP em Porto Rico, trabalhou em sua maneira para outra final no Mundial da O'Neill Cup, desta vez terminando em 3a atrás de Wright e Ho, movendo-se de volta para o segundo lugar ao entrar no evento final do Vans Triple Crown em Pipeline.

"Eu acho que não estou na liderança para a Tríplice Coroa, Tyler (Wright) está, e isso é muito legal", disse Gilmore. "Eu realmente lutei lá na minha bateria anterior. Eu não assisti muito e estava extremamente raso. "

Gilmore, que liderou sobre Wright no Cholo's Hawaiian Pro, a primeira jóia da Vans Triple Crown, vê a jovem australiana como uma adição bem-vinda para o próximo ano da World Tour da ASP e está ansiosa para lutar contra ela durante toda a temporada de 2011.

"Tyler está realmente com fome", disse Gilmore. "Ela vai ser um bom complemento para a turnê. Ela é muito boa e espero que nós estejamos empurrando uma a outra. Precisamos de mais meninas como aquela na turnê e eu estou ansiosa para a competição. "

Fitzgibbons, que terminou o ano em 2º lugar no Mundial feminino da ASP, entrou em sua quarta final de 2010, após derrotar a defensora do evento Carissa Moore, nas semifinais e ficou em quarto lugar geral. Apesar de estar frustrada por não ganhar o evento, a talentosa australiana olha para o final de mais uma valiosa experiência na sua carreira para a próxima temporada.

"Fiquei amarradona em fazer uma final aqui em Sunset dois anos seguidos, mas as ondas tipo que me escaparam", disse Fitzgibbons. "Eu realmente não tenho o ritmo e Tyler pegou as boas logo no início. Eu realmente não tinha surfado em Sunset point tanto assim antes. É frustrante às vezes fazer tantas finais e não conseguir uma vitória, mas eu tenho que me manter seguindo em frente e continuar a construir e espero conseguir essa vitória em breve. "

A parada final no Vans Triple Crown de 2010 terá as atuais quatro melhores surfistas na classificação após as duas primeiras jóias, Tyler Wright, Stephanie Gilmore, Coco Ho e a havaiana Alana Blanchard, na batalha para o prestigiado Título da série Especialidade da ASP em uma batalha de única bateria em Pipeline, o duelo Vans para a Jóia. O evento terá lugar durante o período de espera do Billabong Pipe Masters, de 8 a 20 de dezembro de 2010.

Final do O’Neill Women’s World Cup of Surfing:

1 – Tyler Wright (AUS) 17.24

2 – Coco Ho (HAW) 11.43

3 – Stephanie Gilmore (AUS) 10.27

4 – Sally Fitzgibbons (AUS) 9.96

Semifinais do O’Neill Women’s World Cup of Surfing:

Bateria 1: Stephanie Gilmore (AUS) 16.03, Tyler Wright (AUS) 14.50, Silvana Lima (BRA) 14.00, Malia Manuel (HAW) 13.00

Bateria 2: Sally Fitzgibbons (AUS) 13.23, Coco Ho (HAW) 13.00, Melanie Bartels (HAW) 10.60, Carissa Moore (HAW) 10.43

Quartas de final do O’Neill Women’s World Cup of Surfing:

Bateria 1: Tyler Wright (AUS) 12.67, Silvana Lima (BRA) 9.43, Bruna Schmitz (BRA) 9.43, Sofia Mulanovich (PER) 9.10

Bateria 2: Malia Manuel (HAW) 15.67, Stephanie Gilmore (AUS) 12.94, Rebecca Woods (AUS) 8.94, Claire Bevilacqua (AUS) 5.63

Bateria 3: Coco Ho (HAW) 11.54, Sally Fitzgibbons (AUS) 11.33, Alana Blanchard (HAW) 10.86, Lee Ann Curren (FRA) 6.56

Bateria 4: Carissa Moore (HAW) 16.83, Melanie Bartels (HAW) 14.20, Sage Erickson (USA) 11.84, Jessi Miley-Dyer (AUS)

Ranking Final feminino de 2010 da ASP World Tour:

1 – Stephanie Gilmore (AUS)

2 – Sally Fitzgibbons (AUS)

3 – Carissa Moore (HAW)

4 – Silvana Lima (BRA)

5 – Sofia Mulanovich (PER)

6 – Chelsea Hedges (AUS)

7 – Coco Ho (HAW)

8 – Melanie Bartels (HAW)

9 – Paige Hareb (NZL)

10 – Rebecca Woods (AUS)

11- Claire Bevilacqua (AUS)

12 – Lee Ann Curren (FRA)

13 – Rosanne Hodge (ZAF)

14 – Jessi Miley-Dyer (AUS)

15 – Bruna Schmitz (BRA)

15 – Amee Donohoe (AUS)

15 – Nikita Robb (ZAF)

Galerias | Mais Galerias