Turismo de Surfe no Peru atrai mais de 20.000 visitantes por ano
O Ministério peruano de Comércio Exterior e do Turismo (MINCETUR) informou que o Peru recebe mais de 20 mil turistas a cada ano que chegam no país exclusivamente para surfar em praias como Punta Rocas, Chicama e Cabo Blanco.
13/Dez/2010 - Mario Sandoval / LivinginPeru.com - PeruEduardo Ferreyros, Ministro do Comércio Exterior e Turismo, explicou que esses turistas são principalmente da Austrália, EUA e Brasil. "Este esporte é um nicho especializado, que ainda tem muito potencial de crescimento", disse ele. "O Peru tem a onda mais longa do mundo, na praia de Chicama, em Trujillo (região de La Libertad), uma das maiores ondas do mundo na praia do Pico Alto em Punta Hermosa (Região do Lima) e ondas de tubos na praia do Cabo Branco (região de Tumbes)."
"As dezenas de escolas de surf criadas nos últimos anos e a indústria transformadora, jovem, mas dinâmica de pranchas são especialmente notáveis", disse Ferreyros, acrescentando que no ano passado, o Peru exportou 6.000 pranchas e acessórios, com valor superior a US $ 550.000.
O ministro falou com a imprensa após ter recebido mais de 200 atletas de 30 países no Palácio do Governo, que estavam participando do "Billabong ISA World Surfing Games 2010", em Punta Hermosa, Lima, em outubro de 2010. Ele saudou a decisão da International Surfing Association de escolher o Peru para sediar este evento.