#wct #competições #tubarões #política #animais 
Gold Coast - Queensland - Austrália

Tubarão Monstruoso Capturado a Poucos Metros do Roxy Pro

Meagan Weymes - Gold Coast Bulletin

Um grande tubarão branco, medindo 3,4 metros de comprimento foi capturado e abatido a poucos metros das surfistas competindo nas quartas de final da competição mundial feminina Roxy Pro na quarta-feira.

O tubarão foi pego em uma linha com boia (conhecida como boião) a 300 metros da praia de Greenmount, em Coolangatta, na quarta-feira, aproximadamente às duas da tarde.

O tubarão é o maior a ser capturado na Gold Coast, em mais de sete anos, e o primeiro grande branco a ser capturado em Queensland este ano.

Oito surfistas competiam no Roxy Pro Gold Coast em Snapper Rocks, poucas horas antes do tubarão ser capturado.

A competição terminou às 09:15hs e o tubarão foi visto pela primeira vez aproximadamente às 14:00hs.

O Gerente do Programa de Controle de Tubarões, Jeff Krause, disse que as surfistas estavam em uma situação potencialmente perigosa na quarta-feira, por estar nas proximidades de um grande tubarão branco.

"A remoção bem sucedida deste tubarão perigoso de uma praia popular foi particularmente importante, devido à competição de surf Roxy Pro em andamento na praia próxima de Snapper Rocks."

"Era um tubarão muito grande!"

Um total de 67 tubarões, mas nenhum grande branco, foram capturados em linhas de boião na Austrália Ocidental.

Ele disse que amostras do tubarão foram levados para pesquisa antes dele ser sacrificado e descartado no mar.

"Eu tenho certeza que ele foi atingido no cérebro... que é a maneira mais rápida e mais 'humana' de se matar um peixe."

Sr. Krause disse que o incidente mostrou que as 10 redes e 35 linhas de boia estabelecidas no programa de controle de tubarão estavam funcionando.

O chefe dos salva-vidas, Warren Young, disse que um salva-vidas em um jetski avistou o tubarão e uma outra pessoa o relatou também.

"Nós temos uma água limpa e um monte de peixe e um monte de isca ao redor, de modo que você espera ver grandes peixes predadores de vez em quando", disse Young.

Ele disse que o tubarão já havia sido pego na linha de boia, então não havia razão para soar o alarme.

"Eu acho que o de ontem mostra que o sistema em que ele foi pego na linha de boia, e que foi pegou pelo contratado do governo do estado."

O porta-voz da Associação dos Surfistas Profissionais, Dave Prodan, disse que a segurança e o bem-estar dos atletas é uma prioridade para o Roxy Pro e Quiksilver Pro.

"Os atletas entendem que o nosso esporte tem lugar no mar e há os riscos envolvidos."

"Eles estão cientes dos riscos, e eles estão bem familiarizados com a área em Snapper Rocks, assim eles não estão preocupados."

Sr. Prodan disse que os salva-vidas de jetskis patrulhavam a área atrás de tubarões durante a competição.

"Se há um relato de que há um tubarão na água, fazemos a competição parar."

Um ecologista marinho da Southern Cross University, Daniel Bucher, disse que foi surpreendente ter um grande tubarão branco nesta época do ano em que a água é tão quente.

Ele disse que os tubarões maiores geralmente vão para o sul para se alimentar de filhotes de focas ou seguir as rotas de migração de baleias.

"É muito menos comum se ver grandes tubarões brancos nesta época do ano do que no inverno, mas não é excessivamente surpreendente."

Ele disse que um de 3,4 metros não é tão grande para um tubarão branco, e que pelo tamanho ele provavelmente, estava na transição de alimentação com peixes para a alimentação com focas.

"Pode ser mortal, com certeza, naquele tamanho."

O Dr. Bucher disse que não suporta o uso de redes para tubarão, porque a população de grandes tubarões brancos está em declínio.

"A chance real de um ataque fatal é tão pequena que você está colocando muita energia para obter uma melhoria muito pequena."

O incidente segue a polêmica na Austrália Ocidental sobre a nova política de tubarão pegar e abater do governo.

Os conservacionistas estão fazendo lobby contra a política, introduzida em dezembro, que diz que todos os tubarões brancos, cabeças-chata e tigres com mais de três metros de comprimento podem ser capturado e mortos.

Reportagem traduzida do original do Courier Mail

Links Relacionados:

Primeiro Tubarão Capturado na Política de Abate Australiana

Surfistas da Austrália Ocidental Apoiam Abate de Tubarões

Debate Sobre Abate Preventivo Reacende Após Dois Ataques

Podem os Governos Proteger as Pessoas dos Tubarões 

Australianos Mudando em Favor dos Direitos dos Tubarões

 

 

Galerias | Mais Galerias